cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

Como Otimizar a Performance do seu Projeto

Vinicius Guedes
Alumni Graphisoft
Alumni Graphisoft
Conforme os projetos evoluem, eles naturalmente se tornam mais complexos e detalhados. Além disso, a aproximação dos prazos pode mudar o foco da modelagem precisa para a realização do trabalho. Isso pode resultar em arquivos mais pesados ​​do que o necessário, o que pode tornar sua experiência com o Archicad mais lenta. É uma boa prática verificar a integridade de seus projetos de vez em quando.
 
Este artigo apresenta algumas dicas e truques sobre como alcançar um projeto BIM balanceado com bom desempenho. Clique em qualquer um dos tópicos abaixo para obter mais instruções.

Gerenciamento de Biblioteca

Bibliotecas Internas
É fácil carregar muitas Bibliotecas Internas com partes de bibliotecas de:
  • Módulos Associados;
  • Arquivos IFC Módulos Associados / Agrupados;
  • Elementos baixados do BIMcomponents.com;
  • Elementos customizados de objetos GDL.
Depois de exceder 100 MB de itens na Biblioteca Interna, muitas operações do Archicad ficarão mais lentas. Os usuários do Teamwork podem experimentar períodos longos para Juntar-se / Abrir e Enviar e Receber. A enumeração de partes da biblioteca requer cálculos pesados ​​do Archicad, o que torna seu trabalho mais lento.
Solução:
  • Exclua os elementos desnecessários da Biblioteca Interna;
  • Crie recipientes (LCF) de elementos utilizados da Biblioteca Interna e os utilize como Bibliotecas Vinculadas ou Bibliotecas BIMcloud;
  • Para elementos de biblioteca relacionados à IFC, consulte a seção Partes da Biblioteca IFC abaixo neste artigo.
Objetos ausentes ou duplicados
Deixar objetos ausentes ou duplicados em seu projeto pode adicionar vários minutos ao tempo de carregamento da biblioteca, porque o Archicad deve gastar tempo localizando esses elementos. Além disso, em caso de duplicação, esses objetos podem apresentar mau comportamento.
Solução:
  • Consolide suas bibliotecas no projeto. Se você migrou de uma versão mais antiga, continue usando a Bibliotecas de Migração e a última Biblioteca do Archicad.
  • Use o Pesquisar e Selecionar para tentar detectar todos os objetos ausentes no projeto. Para obter os melhores resultados, verifique todos os Pontos de Vista relevantes, como plantas baixas, cortes, elevações, elevações internas e 3D. Exclua ou substitua objetos ausentes para corrigir esse problema.
  • Veja o artigo Como Detectar e Limpar Partes Perdidas de Bibliotecas.
Partes de Bibliotecas IFC
Quando você trabalha com consultores externos, não há como evitar a inclusão do IFC em seu fluxo de trabalho. Os modelos IFC vindos de engenheiros estruturais ou especialistas em MEP geralmente contêm muitos objetos, que o Archicad coloca na Biblioteca Interna.
Solução:
  • Crie arquivos de recipiente de biblioteca por modelo IFC. Este método ajuda o Archicad a enumerar objetos mais rapidamente e torna mais fácil para você gerenciar esses conteúdos.
Imagens Grandes Armazenadas no Projeto
Todos querem projetar o modelo mais bonito possível, que possam apresentar com orgulho ao cliente e outros arquitetos. Você pode encontrar texturas de alta qualidade na Internet, mas muitas delas são grandes em tamanho de arquivo. Qualquer arquivo de imagem com mais de 1 MB é considerado grande. Armazenar muitos desses grandes arquivos de imagem causa problemas de desempenho no Archicad e pode impedir que você publique um Hiper-Modelo BIMx.
Solução:
  • Ao procurar uma nova textura, verifique o tamanho antes de baixá-la e usá-la no Archicad;
  • Se você já usa texturas grandes, redimensione-as com um editor de fotos e atualize suas bibliotecas. Soluções integradas como Fotos no Windows ou Preview no macOS, podem ser boas para esse propósito.
Muitas Bibliotecas BIMcloud Vinculadas no Projeto
Às vezes é difícil resistir à tentação de carregar o máximo possível de bibliotecas em nossos projetos. Essas bibliotecas extras colocam uma carga extra no Archicad que pode degradar notavelmente seu desempenho.
No caso de um conjunto de Biblioteca BIMcloud, essa degradação é ampliada. O Archicad deve verificar regularmente o BIMcloud para validar o status atual de cada biblioteca. Esta comunicação aumenta consideravelmente o tempo para Abrir / Entrar / Enviar / Receber / Reservar. O melhor conselho aqui é manter o número de bibliotecas abaixo de 5.
Solução:
  • Tente reduzir o númerod e bibliotecas BIMcloud vinculadas no projeto. Menos é mais aqui.
Conteúdo de Bibliotecas Antigas

Quando um projeto é desenvolvido por meio de mais de uma versão do Archicad, provavelmente trará com ele bibliotecas de versões mais antigas do Archicad.
Observe que as bibliotecas legadas prejudicam o desempenho de um projeto, não apenas a cada abertura, mas também durante várias outras operações. Portanto, você deve permitir que o Archicad migre as bibliotecas padrão automaticamente ao abrir um projeto mais antigo.
Solução:

Performance 2D / 3D

Muitas Operações de Elementos Sólidos
Operações de Elementos Sólidos (OES) são úteis quando você deseja posicionar seu modelo em uma malha complexa ou ajustar suas paredes ao telhado. No início, você tem controle total sobre suas OES, apenas alguns elementos estão envolvidos, não é grande coisa. Então, aí vem o seu prazo, você precisa envolver muitas novas paredes, colunas e outros elementos nas Operações de Elementos Sólidos. Neste momento, é fácil selecionar muitos outros elementos desnecessários para esse contexto (usando selecionar tudo ou simplesmente porque eles estão agrupados com outros elementos). Então, o Archicad deve calcular as interseções não apenas entre os elementos de conexão, mas também para outros elementos distantes da conexão.
Solução:
  • Revise as conexões existentes. Selecione possíveis elementos onde as Operações de Elementos Sólidos possam acontecer e limpe conexões desnecessárias.
  • Evite selecionar todos os elementos a serem envolvidos nas Operações de Elementos Sólidos. Certifique-se de que os elementos selecionados do operador tenham uma conexão real com o alvo.
O Modelo tem Muitos Polígonos
Conforme o projeto cresce de um modelo conceitual para um desenho de construção, o número de elementos no arquivo aumenta exponencialmente. Mesmo um pequeno projeto pode se tornar muito maior em pouco tempo; todos nós gostamos de visuais empolgantes, como uma árvore detalhada ou uma peça de mobiliário complexa. O cálculo desses elementos geralmente requer mais recursos e muito tempo.
Solução:
  • Baixe e instale nossos add-on Goodies e obtenha a ferramenta Contagem de Polígonos. Verifique quantos polígonos o modelo contêm.
  • Evite usar objetos com grande número de polígonos. Normalmente vêm de uma fonte externa, por exemplo, SketchUp 3D Warehouse ou 3Ds Max.
  • Diferencie objetos através de Vegetais, leiautes básicos de móveis e elementos visuais adicionais podem ser separados, colocando-os em Vegetais diferentes. Com um bom gerenciamento de Combinação de Vegetais, você pode facilmente trabalhar em seu projeto para documentação sem esperar que o Archicad carregue todos os objetos visuais em seu modelo.
Erros na Janela 3D
É possível que você tenha acidentalmente ou diretamente inserido um valor inválido para um objeto GDL, ou que certos elementos, como paredes e telhados, estejam conectados incorretamente. Quando o Archicad precisa lidar com uma grande quantidade de erros, ele fica mais lento.
Solução:
Sobreposição de Tramas/Linhas no Projeto
Os DWGs de consultores externos geralmente contêm muitas tramas e linhas sobrepostos. Embora mal sejam visíveis na maioria das vezes, armazenar muitas e linhas pode causar sérios problemas de desempenho com a navegação 2D ou ao Publicar qualquer documentação de seu projeto.
Solução:
  • Selecione todos os elementos por pavimento e aplique o Consolidar Linhas e Tramas em Janelas de Desenho no seu projeto.
  • Sempre consolide os desenhos imediatamente após explodi-los em uma Vista, como em Plantas Baixas, Folhas de Trabalho, Detalhes, Cortes, Elevações ou Elevações Interiores.
Duplicados no Projeto
Elementos 2D ou 3D podem aparecer facilmente como duplicados quando você copia um grupo ou coloca Módulos Associados em seu projeto. Mesmo não intencionalmente, você pode estar copiando elementos duplicados em seu espaço de trabalho.
Solução:
  • Baixe e instale nosso complemento Goodies para obter a ferramenta Verificar Duplicações. Verifique se há itens duplicados nas janelas 3D e 2D.
  • Ao copiar um grupo de elementos, certifique-se de que o original não seja coberto pela cópia que você criou. Ou seja, uma duplicata indistinguível cobre o original.
  • Sempre verifique a janela 3D primeiro quando colocar um Módulo Associado parecer não ter sucesso. É possível que o Módulo já esteja inserido, mas não no registro que você está procurando.
  • Use o comando "Purge" no Gestor de Atributos para excluir Atributos não usados, mas apenas quando você tiver certeza de que seu projeto não está usando nenhum dos Atributos a serem limpos.
    • Se algum de seus padrões de elemento ou Favoritos usar um Atributo específico, mas não tiver sido colocado no projeto, o comando "Purge" excluirá esse Atributo como “não usado”.
    • O comando "Purge" também excluirá os Atributos usados em scripts GDL de partes da Biblioteca.
Sombras do Sol Ligadas
Gerar sombras em certos Pontos de Vista, como Cortes, Elevações, Elevações Internas ou Documentos 3D, pode ser demorado. Cada vez que você alterna entre os Pontos de Vista definidos para serem atualizados automaticamente, o Archicad recalcula as sombras no modelo.
Solução:
  • Desative a projeção de sombra em Pontos de Vista em que as sombras não sejam essenciais.
  • Altere o estado do Ponto de Vista para “Reconstrução manual” ao ativar as sombras.
Desenhos Perdidos
Desenhos externos desaparecem quando você os exclui ou realoca em seu sistema de arquivos. Porém, o problema também surge de outra forma: quando você trabalha junto com pessoas no mesmo projeto (em Teamwork ou no mesmo PLN), mas você vincula um desenho diretamente do seu próprio computador, no caso de outros usuários ele aparecerá como ausente também. O Archicad tende a gastar um tempo significativo para localizar todos os desenhos, o que significa que você precisa esperar muito para carregar determinados pontos de vista.
Solução:
  • Verifique regularmente o Gestor de Desenho. Se você encontrar algum desenho ausente, tente consertá-lo excluindo do projeto ou vinculando-o novamente.
  • Use a opção Armazenar Desenho no Arquivo de Projeto quando desejar compartilhar o projeto com outras pessoas, mas não possui um servidor de arquivos comum.
  • No macOS, certifique-se de que o caminho do desenho não contenha seu nome de usuário.
Documentos 2D Grandes
Desenhos externos geralmente vêm na forma de um arquivo PDF ou DWG. Armazenar muitos deles em um projeto, mesmo apenas como um link, pode causar problemas de desempenho.
Solução:
  • Limpe seu projeto regularmente. Exclua todos os arquivos que não precisam ser armazenados nele. Gerencie seus desenhos no Gestor de Desenhos.

Tamanho de arquivos

Como Reduzir Tamanho de Arquivos
Mesmo que tenha limpado seu projeto, você ainda pode não ver qualquer diferença no tamanho do arquivo ou desempenho. Pode ser necessário realizar mais algumas ações para finalizar o processo de limpeza.
Recomendações:
  • Mantenha sua Biblioteca Interna pequena. 
  • Não armazene texturas grandes em seu projeto. 
  • Evite usar muitos dados complementares em seu projeto. Muitos dos complementos geralmente deixam mais dados do que os visíveis e tornam o Archicad mais lento.
  • Tente minimizar o número de Leiautes em seu projeto. Quanto mais Leiautes você tiver, mais provável será que o Archicad comece a ficar lento enquanto processa todos eles.
  • Evite usar muitos Módulos Associados em um projeto. Considere quebrar o conteúdo quando você não precisar mais editar um Módulo. Considere reduzir o número de Módulos Associados ao mínimo.
  •  Armazene apenas os dados necessários. Sempre que possível, vincule desenhos externos de um servidor de arquivos.
Solução:
  • Revise seu PLN / PLA: Quando Archicad salva novamente um projeto, ele compacta o tamanho: todos os metadados são excluídos e não são mais necessariamente necessários.
    • Depois de limpar o seu projeto, escolha "Salvar como..." e salve o projeto como um novo arquivo.
    • Na próxima vez que você abri-lo, execute o Adicionar/Reparar o Archicad para se livrar de possíveis erros de arquivo.
  • Compartilhe novamente o seu projeto Teamwork: quando um projeto é compartilhado, camadas extras de dados são anexadas ao projeto. O projeto armazena não apenas elementos Archicad, mas também dados relacionados ao Teamwork, como quantos usuários estão trabalhando nele ou quais tipos de elementos diferentes os usuários associados têm em seu cache local. No caso de você salvar um PLN de um projeto do Teamwork, todos esses dados adicionais relacionados ao Teamwork são excluídos do arquivo, o que reduz seu tamanho antes do próximo compartilhamento.
    • Salve o projeto como .PLN;
    • Quando você abri-lo, inicie o Adicionar/Reparar o Archicad para evitar possíveis problemas;
    • Recompartilhe seu projeto Teamwork.
Elementos em Andamento
Modelos conceituais e diferentes opções de design geralmente são armazenados no mesmo projeto. Quando você começa a trabalhar em desenhos de construção, esses elementos se tornam um lastro inútil, impedindo que você trabalhe sem problemas.
Solução:

Teamwork/ BIMcloud

Recomendações de Hardware
Os usuários de Teamwork podem experimentar uma queda no desempenho se seu computador servidor não atender às recomendações da Graphisoft. Comumente, as operações Juntar-se, Abrir, Enviar e Receber ou Reservar podem ser afetadas. Em muitos casos, o Archicad irá avisá-lo sobre isso com uma mensagem de erro, normalmente você recebe a mensagem "Ocorreu um erro durante a última operação Teamwork!".
Outro problema típico é quando o seu computador não tem memória suficiente (RAM) para trabalhar com o seu projeto, nesse caso, o Archicad começa a fazer o cache no seu HDD / SSD, o que também retarda as operações. A razão por trás disso é que a RAM é otimizada para transferir dados relacionados ao aplicativo mais rápido, mas não de forma persistente do que qualquer disco rígido, onde a velocidade de leitura e gravação não é tão boa, mas os dados são armazenados de forma persistente.
Solução:
Usuários Inativos
Muitos usuários tendem a fechar apenas um projeto, em vez de deixá-lo completamente. Mesmo que esses usuários não tenham reservado nada no projeto, manter um grande número de usuários inativos pode causar problemas para outros:
  • O tamanho do projeto Teamwork aumenta mais rápido.
  • O desempenho é gravemente afetado - as operações de reserva ou liberação diminuem consideravelmente.
O desempenho do Teamwork é afetado diretamente por usuários inativos. O motivo: com muitos usuários inativos em um projeto, o BIMcloud deve manter dados desatualizados para fornecer a sincronização adequada para todos os usuários associados. Situações diferentes do mesmo projeto são armazenadas desnecessariamente no BIMcloud, de modo que mesmo usuários que ficam inativos por um mês podem voltar a trabalhar sem problemas.
Solução:
  • Peça a seus colegas para sempre deixarem projetos onde não trabalhem por mais de um dia.
  • Se um colega estiver ausente, você também pode forçar a saída dele do projeto.
  • Recompartilhe regularmente seu projeto para reduzir o tamanho do arquivo.
Conexão Lenta
Se a sua banda de conexão for menor que 25 Mbps, você irá enfrentar lentidão principalmente ao Abrir/Juntar-se a projeto, especialmente se o tamanho do arquivo for de 1 GB ou maior no Teamwork do Archicad.
Solução:
  • Cheque a sua conexão de internet com Speedtest.net ou sites confiáveis similares, tanto no servidor, quanto no usuário. Centifique-se que ele é compatível com os Requisitos de Rede da Graphisoft.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas