cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Módulos Associados

Vinicius Guedes
Alumni Graphisoft
Alumni Graphisoft

O Archicad fornece dois métodos básicos para compartilhar / dividir os dados do projeto BIM entre uma equipe de arquitetos:


  • Teamwork para compartilhar projetos;
  • Módulos Associados para dividir projetos complexos em partes menores.

Esses dois métodos são usados com mais eficácia em combinação para distribuir entidades de modelo menores de forma inteligente e disponibilizar grandes projetos para um grupo diversificado de participantes.


Os Módulos Associados nos permitem inserir o conteúdo de arquivos externos (fontes) no projeto atualmente aberto (hospedeiro). Os Módulos Associados podem ser usados, por exemplo, para gerenciar as estruturas repetitivas de edifícios como hotéis ou escritórios com um grande número de quartos idênticos: se os quartos são colocados como um Módulo Associado, você pode modificar todos os quartos em uma etapa, apenas atualizando o arquivo fonte do módulo. Além disso, o mesmo arquivo de origem pode ser usado em vários projetos.


HLM explanation1

A tag de informação distingue os elementos selecionados pertencentes a um Módulo Associado. Um elemento selecionado que faz parte de um Módulo Associado será marcado com quadrados vazios. Se selecionarmos vários Módulos Associados, seus pontos de seleção terão cores diferentes para nos ajudar a distingui-los.


HLMs selection

Os Módulos Associados são armazenados no projeto hospedeiro: mesmo que o arquivo fonte não esteja disponível no momento, o Módulo Associado ainda está presente e visível. No entanto, o Módulo Associado não pode ser atualizado enquanto o arquivo fonte referido não estiver disponível. As instâncias de Módulo Associado com a mesma fonte podem ser colocadas com diferentes parâmetros, como orientação ou Vegetal Mestre. O Módulo Associado colocado só pode ser editado como uma entidade. Seus elementos não podem ser editados, desde que permaneçam parte de um Módulo Associado.


Qualquer Módulo Associado colocado no projeto hospedeiro será listado no Gerenciador de Módulo Associado (Arquivo / Conteúdo Externo / Gestor de Módulo Associado). A caixa de diálogo do Gestor de Módulo Associado  fornece uma visão geral da hierarquia do Módulo Associado e um feedback sobre o status dos arquivos de origem individuais (atualizados, ausentes, modificados) e sua localização de origem.


HLM Manager

Descubra como inserir Módulos Associados aqui.


Descubra como editar Módulos Associados aqui.


Descubra como editar Módulos Associados aqui.


Descubra como criar Módulos Associados (.mod) aqui.


Baixe nosso Guia de Gestão de Módulos Associados aqui.


Arquivos Fonte
O arquivo de origem de um Módulo Associado pode ser: Usamos o formato .mod porque é otimizado para Módulos Associados. Este é o menor, em tamanho de arquivo dos formatos mencionados acima e podemos publicá-lo do Publicador, na maioria das vezes apenas um pavimento. A criação de módulos por meio do Publicador controla melhores opções de salvamento, localização e atualização.

Note:

Os formatos não nativos do Archicad usados como links de acesso só podem fazer referência a geometrias.

 


Modelo Iceberg O modelo é apenas a ponta do Iceberg. As fontes dos módulos estão literalmente sob a superfície, nos pisos negativos. Não é incomum haver centenas de pavimentos negativos quando usamos esta técnica.
O Traço-Referência é importante aqui, uma vez que, ao contrário do método Arquivo Inventário e do método Simples, não precisamos modelar no vazio, podemos usar o traçoreferência para mostrar a estrutura, os limites da edificação, os shafts, elevadores, todos os elementos essenciais do nosso modelo.
Nested Hotlinks
 

Módulos Aninhados Qualquer arquivo que já seja um hospedeiro para um Módulo Associado pode ser usado como uma fonte para outro hospedeiro. Nesse caso, os Módulos Associados nesse arquivo se tornarão Módulos Associados Aninhados. Simplificando, é um Módulo Associado dentro de um Módulos Associados. Os dados do Módulo Associado Aninhado são incorporados ao projeto hospedeiro. Semelhante aos Módulos Associados normais, um Módulo Associado Aninhado ainda estará visível mesmo se seu arquivo de origem estiver inacessível. Podemos pular a colocação de um Módulo Associado Aninhado.
Nested Hotlinks
 

Atributos
Ao fazer uma associação de um arquivo para um novo arquivo hospedeiro, apenas os Atributos usados serão anexados aos Atributos do arquivo hospedeiro. Existem certas regras seguidas pelo Archicad no caso de arquivos de Atributos do Módulo Associado:
  • Se o arquivo de Módulo Associado usar atributos com nomes diferentes daqueles nos arquivos do hospedeiro, eles serão anexados à lista do Gerenciador de Atributos do hospedeiro.
  • Se qualquer elemento do Módulo Associado usar atributos com um nome existente no arquivo hospedeiro, serão usados os atributos do arquivo hospedeiro.
  • Se um Atributo fizer parte do arquivo hospedeiro, ele não será atualizado por nenhuma modificação de atributo no Módulo Associado.
  • Se um Atributo for modificado no arquivo hospedeiro, a mudança não afetará o Atributo no arquivo Módulo Associado.
  • Se um Atributo foi importado por um canal de Módulo Associado e posteriormente esse Módulo Associado foi excluído, o atributo adicionado não será removido do hospedeiro.
  • Se um Atributo em um Módulo Associado for uma Combinação de Vegetais ou um Conjunto de Canetas, ele não participará da sincronização de Atributos.
See Atributos de Módulos Associados

Nota:

As informações acima se aplicam apenas a Módulos Associados baseados em Archicad.

 


Módulos Associados IFCos atributos são gerenciados de acordo com o arquivo de modelo do Tradutor para Importação usado para colocar o Módulo IFC.Ver  Modúlo Associado de IFC .
Módulos Associados Rhinoatributos (configurações de Vegetal e Superfície) são definidos em Opções de Importação, ao selecionar o módulo.Ver  Opções de importação para modelo Rhino 3D

Módulos Associados de Vários Pavimentos
Ao colocar um Módulo Associado é possível escolher se deseja colocar um pavimento específico ou todos os pavimentos que estão incluídos no arquivo Módulo Associado.
select story
Caso o arquivo hospedeiro e o arquivo Módulo Associado tenham diferentes números de pavimentos e alturas diferentes, você pode controlar como o Módulo Associado será colocado em seu projeto hospedeiro e como ele se ajustará às suas elevações.
Place Hotlink
Você pode escolher entre manter a estrutura do pavimento existente de sua fonte de Módulo Associado ou ajustar para a elevação do projeto hospedeiro. Além disso, você pode compensar o Módulo Associado colocado. E, como etapa final, você pode selecionar a quais pavimentos do projeto hospedeiro deseja associar os pavimentos do Módulo Associado. Ver Gerenciamento de pavimentos de Módulos Associados
match stories

Nota:


Ao salvar um arquivo (.mod), você também pode escolher quais andares deseja salvar em seu arquivo.
save options

 


Módulos Associados no Teamwork
Você pode trabalhar com Módulos Associados em Teamwork assim como em projetos solo, desde que tenha os direitos de acesso e reservas necessários. Saiba mais sobre Módulos Associados e Teamwork aqui.

Nota:

O comandoQuebra não está disponível para Módulos Associados em um projeto Teamwork. No entanto, podemos explodir instâncias individuais de Módulo Associado. Se tivermos quaisquer dimensões ou conexões de Operações de Elementos Sólidos no Módulo, elas serão perdidas.

 


Módulo Associado IFC
Os arquivos IFC podem ter um Módulo Associado da mesma forma que os arquivos PLN, mas os elementos do Módulo Associado são importados com base no tradutor selecionado.Veja Módulo Associado IFC

Biblioteca e Módulos Associados
Depois colocar um Módulo Associado, a Biblioteca Embebida do Módulo erá adicionada à Biblioteca Embebida do hospedeiro. Uma pasta de Módulo ASsociado dedicada será criada na Biblioteca Embebida do Módulo Associado. Se o Módulo Associado contiver quaisquer partes da Biblioteca de uma Biblioteca Vinculada, os objetos da Biblioteca Vinculada não serão importados para o hospedeiro. Certifique-se de que as partes da Biblioteca usadas pela fonte também estão disponíveis para o hospedeiro, usando as mesmas Bibliotecas para a fonte e para o hospedeiro ou adicionando as Bibliotecas da fonte às Bibliotecas do arquivo do hospedeiro.

Propriedades de Elementos em Módulos Associados
Se um Módulo Associado contiver novas propriedades que não estão contidas no projeto hospedeiro, elas serão mostradas em cinza no Gestor de Propriedades do hospedeiro. Podemos pesquisá-las e selecioná-las, mas para editar ou excluir uma propriedade do hospedeiro, precisamos mesclá-la no hospedeiro a partir da caixa de diálogo do Gestor de Propriedades.

Veja também Propriedades de Elementos em Módulos Associados

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas