cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Colaboração Fluída com Engenheiros Estruturais

Vinicius Guedes
Alumni Graphisoft
Alumni Graphisoft

A colaboração tranquila entre arquitetos e engenheiros estruturais e MEP nunca é uma tarefa fácil devido às trocas de modelos.


O Archicad fornece um "ambiente colaborativo" para garantir que os arquitetos e engenheiros possam trabalhar juntos perfeitamente - aprimorando os processos de colaboração e reduzindo a probabilidade de erros de projeto. O Archicad 25 traz novas melhorias interessantes para o Modelo Analítico Estrutural. Vamos ver o que há de novo!


Lide com Cargas no Modelo Analítico Estrutural


Os engenheiros estruturais tinham que recriar cargas durante a colaboração de trocas de modelos com os arquitetos, pois o Archicad não conseguia interpretar as cargas: tempo adicional e mais chance de erros. Isso contribuiu para uma séria perda de informações.


Graças ao suporte para manipulação de cargas e dados relacionados à cargas no Modelo Analítico Estrutural. Arquitetos e engenheiros estruturais podem colaborar sem qualquer perdas de dados. Todas as informações relacionadas à carga são retidas no modelo BIM e podem ser acessadas a qualquer momento - não apenas no software de análise preferido do engenheiro estrutural, mas também no Archicad. Quaisquer dados de carga não reconhecidos pelo Archicad ainda são retidos na troca de modelos baseada em SAF: você não perderá nenhum dado ao reimportar o arquivo SAF para o programa de análise estrutural.


Neste novo recurso, os engenheiros estruturais podem:


  • Visualizar e modificar os elementos de carga no Modelo Analítico Estrutural. Visualize e gerencie modificações relacionadas à carga por meio do Comparador de Modelos e Gestor de Alterações;
  • Definir dados para casos de Carga, Grupos e Combinações;
  • Coloque novos elementos de carga, como cargas de Pontuais, Lineares e de Superfície

SAM-load.png

Ambiente de Trabalhos de Cargas


Você pode usar o Perfil de Ambiente de Trabalho de Engenharia Estrutural predefinido. A Caixa de Ferramentas e a Barra de Ferramentas de Engenharia estrutural contêm os diálogos e ferramentas de elementos estruturais, incluindo três novas ferramentas de Carga. Você pode seguir estas etapas para aplicar o Perfil de Engenharia Estrutural:


Opções > Ambiente de Trabalho > Aplicar Perfil > Perfil Engenharia Estrutural 25


SAM-tool.png

Além disso, o Archicad 25 traz Novos Diálogos:


  • Opções > Gestor de Carga
  • Opções > Combinações de Carga
  • Opções > Preferências do Projeto > Unidades de Carga Estrutural
  • Vista> Opções de Modelo de Análise Estrutural > Representação do Modelo Analítico Estrutural

SAM-dialogue.png

Mudança no Alinhamento Personalizado de Perfis


A continuidade do Modelo Analítico Estrutural é essencial para realizar qualquer análise estrutural. Para garantir a continuidade, os engenheiros frequentemente são obrigados a usar soluções alternativas para atingir o nível de precisão necessário.


Uma viga ou pilar no Archicad pode usar uma variedade de seções transversais (por exemplo, geometrias cônicas ou com vários seguimentos),
ainda assim, tal elemento gera apenas um Membro 1D no Modelo Analítico Estrutural, com base no Perfil de Substituição definido pelo usuário.


SAM-custom-allign.png

Agora no Archicad 25, você aumentou o controle sobre a geometria deste perfil de substituição. Escolha qualquer um dos 9 pontos de perfil para alinhar à linha de referência do Membro, da maneira que melhor reflita o modelo arquitetônico.


SAM-9.png

Novos Ajustes de Afastamento


Os projetos estão se tornando mais complexos. Ter um modelo analítico correto que reflita a complexidade tornou-se mais difícil.


As Regras de Ajuste ajudam a garantir um Modelo Analítico Estrutural contínuo, essencial para a análise estrutural. O ajustador de afastamento agora é aprimorado com novos métodos, para acomodar estruturas mais complexas e permitir o Engenheiro Estrutural para controlar tantos cenários reais quanto possível.


Afastamento Necessário - Pilar para Viga:


SAM-Offset1.jpg

Três novas opções de Afastamento:


• Para Terminais Nó de Membro 1D
• Para Interseções de Membros
• Perpendicular a Membro 1D


SAM-offset11.jpg

Afastamento Necessário - Pilar para Parede:


SAM-Offset2.jpg

Três novas opções de Afastamento:


• Para Borda do Membro 2D
• Para Intersecção de Membros 2D
• Perpendicular ao Membro 2D


SAM-offset21.jpg

Essa melhoria ajuda os engenheiros a gastar menos tempo criando e ajustando o Modelo Analítico. Os engenheiros não precisam criar o Modelo Analítico. Ele tem a capacidade de “cobrir” quase qualquer cenário de projeto com um nível mais alto de precisão.


Elimine Partes Sobrepostas de Membros 2D


À medida que a complexidade aumenta, torna-se mais difícil ter um Modelo Analítico correto que recrie essa complexidade.


Economize tempo com o ajuste “Cortar” aprimorado. Ele agora elimina a parte sobreposta de Membros 2D, o que fornece um Modelo Analítico Estrutural mais realista e menos erros de Verificação de Modelo para você corrigir.



Melhorias no Alcance de Conexões


Engenheiros estruturais precisam de controle total de como o Modelo Analítico é ajustado e opções personalizadas para conseguir isso.


Anteriormente nas Regras de Ajustes, o ajustador Alongar funciona apenas se houver uma conexão central entre os elementos. Caso contrário, o usuário pode permitir que o eixo analítico seja estendido dentro de uma faixa de conexão definível para obter um modelo corretamente ajustado.
Esta funcionalidade de Alcance da Conexão foi aprimorada, para replicar melhor a intenção do designer e a real geometria do elemento:



  • O alcance da conexão considera o elemento hospedeiro e cortes;
  • A seção transversal da faixa de conexão é baseada no núcleo do perfil do elemento hospedeiro, mesmo se o elemento hospedeiro tiver um perfil de substituição
  • Se um núcleo virtual estendido toca apenas o núcleo de um elemento físico adjacente, é considerado como uma conexão de núcleo

O usuário precisa definir dois parâmetros de comprimento:


  • O valor do alcance de conexão, que deve ser pelo menos tão longo quanto a menor distância entre os núcleos dos elementos a serem conectados. Configurações do Elemento > Parâmetros Analíticos Estruturais > Alcance de Conexão

SAM-connect_both-1.png

  • Trecho máximo permitido, que deve ultrapassar a distância entre o eixo estrutural a ser conectado. Este valor de “extensão máxima” é aplicado a uma ou ambas as extremidades do Alcance de Conexão, conforme definido nas configurações do elemento. Regras de Geração de Modelo Analítico Estrutural > Regras de ajuste

SAM-connect_rules.png

Crie Apoios Estruturais com Apenas Um Clique


O suporte estrutural era uma ferramenta existente desde o Archicad 24. No Archicad 25, os suportes podem ser colocados uma vez nos elementos selecionados. Este é um recurso que economiza tempo para colocar suportes automaticamente. Depois de selecionar todos os elementos necessários, você pode ir para Modelos > Elementos Analíticos Estruturais > Criar Apoios Estruturais. Todos os Apoios serão colocados nos elementos selecionados.
Você pode criar com Modelo > Elementos Analíticos Estruturais > Criar Apoios Estruturais ou o atalho na Barra de Ferramentas “Ferramentas - Engenharia Estrutural”.


SAM-support.png

Suporte para Todas as Versões Lançadas do SAF


Normalmente, os engenheiros estruturais usam mais de um aplicativo. Uma vez que existem vários aplicativos estruturais compatíveis com SAF e cada um deles é capaz de importar diferentes versões de SAF. Garantir a interoperabilidade fluída com todos os aplicativos compatíveis com SAF é crucial.


Como o esquema SAF é um padrão que muda dinamicamente, o Archicad está acompanhando todas as melhorias para garantir a troca precisa de dados com todos os softwares de terceiros.
• Na exportação SAF, use o novo seletor de versão SAF para otimizar o arquivo exportado para corresponder à sua análise aos recursos do aplicativo;
• Na importação SAF: o Archicad pode importar todas as versões SAF e nenhum seletor é necessário.


Obtenha troca de dados precisa com todas as soluções estruturais relevantes, graças à compatibilidade com versões anteriores e suporte para todos os formatos SAF lançados. Garanta interoperabilidade perfeita com todos os aplicativos estruturais compatíveis com SAF, independentemente de qual versão SAF eles podem importar.


SAF-export.png

Novos recursos no Archicad 25 fornecem mais controle sobre o Modelo Analítico Estrutural que melhora a funcionalidade e a colaboração com alto nível de precisão. Esses fluxos de trabalho que economizam tempo resultam em menos erros de verificação de modelos e modelos mais preciso.



Saiba mais sobre todos os novos recursos de colaboração do Archicad 25:



Para saber mais sobre o Modelo Analítico Estrutural, visite estes artigos:



Saiba mais sobre todas as novidades do Archicad 25, lendo este artigo.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas