cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Projetando objetos personalizados com PARAM-O

Tergel Bayarsaikhan
Alumni Graphisoft
Alumni Graphisoft

Os objetos personalizados podem dar ao seu design um caráter e exclusividade, mas nem sempre é fácil modelar formas complexas com eficiência.


Agora, com nosso novo recurso de complemento, PARAM-O, você pode criar objetos GDL paramétricos usando uma interface gráfica baseada em nó. Isso ajuda a criar um design pessoal que corresponda ao seu estilo e gosto.


facade_paramo2-1.gif

O objeto criado em PARAM-O é salvo como parte da Biblioteca. Uma biblioteca é uma coleção de objetos paramétricos pré-configurados, editáveis ​​e localizados, também conhecidos como objetos GDL ou simplesmente Objetos. Eles são altamente paramétricos. Você pode alterar seu tamanho, cor e muitos outros parâmetros para adaptá-los da melhor forma ao seu projeto.


Todos podem trabalhar com PARAM-O. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio de programação, pois não precisa escrever uma única linha de código GDL. É uma ferramenta baseada em nó de fácil utilização com uma visualização 3D ao vivo, onde você pode ver instantaneamente o resultado enquanto trabalha. Existem muitos tipos de nós que definem:


  • os atributos
  • transformações
  • operações matemáticas e trigonométricas
  • operações booleanas
  • e muito mais

Basic-shapes-param0.png

Você também pode trabalhar com formas básicas, como bloco, esfera, cilindro, cunha e assim por diante. Para criar um objeto de bloco simples, você pode clicar duas vezes ou arrastar e soltar o nó Bloco do editor. Ele pode ser encontrado percorrendo os nós ou digitando-o na barra de pesquisa. O novo nó aparece na tela e a visualização é atualizada automaticamente.



 


A tabela criada abaixo é salva como um objeto Archicad nativo (GDL). Portanto, você pode modificar livremente o objeto visualmente em 2D e 3D ou numericamente, mantendo suas propriedades paramétricas. Os objetos criados funcionarão em todas as versões do Archicad com ou sem PARAM-O instalado.


table_paramo_gif1.gif

table3d_paramo_gif2.gif

Você pode criar e gerenciar formas complexas e criar seus objetos personalizados.
Os usuários do Archicad 24 podem baixar o complemento PARAM-O gratuitamente.


Existem duas opções para instalar o PARAM-O.


Primeira opção:
Baixe o arquivo apx. Vá em Arquivos de Programas> GRAPHISOFT> Archicad 24> Add-Ons. Copie e cole o arquivo apx baixado na pasta Add-Ons.
Reinicie o Archicad depois de copiar, e PARAM-O irá carregar automaticamente.


add-on-folder1-1.png

Segunda opção:
Baixe e coloque o arquivo apx em qualquer local do seu computador. Inicie o Archicad 24 e, em seguida, abra o Add-On Manager em Opções> Gerenciador de Add-On > Editar Lita Disponível de Add-Ons> Acrescentar.
Escolha o arquivo apx e feche o Gerenciador de Add-On. Agora PARAM-O está carregado.


add-on-manager1.png

A partir do Archicad 24 Update 3, o PARAM-O está disponível nativamente para Windows e macOS.


Atualize agora seu Archicad 24!


Você pode aprender mais sobre o PARAM-O aqui:
https://helpcenter.graphisoft.com/user-guide-chapter/85691/

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas