cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Troca de Modelo com Autodesk Revit®

Szabolcs Miko
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

Existe uma alternativa melhor para a troca de modelos com o Revit® além do fluxo de trabalho em IFC? Não, não há. Mas existe uma maneira de ter uma conexão direta e limitada: Usar o Conversor de Geometria RFA & RVT para importar e exportar modelos 3D por meio de formatos de arquivo nativos do Revit.

wp-content_uploads_2018_07_Archicad-and-Revit.png

Que tipo de arquivos poderíamos receber de um engenheiro que trabalha no Autodesk Revit®? O Revit possui 4 formatos de arquivo próprios: RTE (modelo), RVT (projeto), RFT (modelo de família), RFA (família).

É improvável que precisemos receber um modelo de projeto do Revit RTE ou um modelo de família RFT, então vamos nos concentrar no que precisamos estar cientes:

  • Provavelmente um dos cenários mais comuns é que os engenheiros enviarão um arquivo RVT ao invés de um IFC, formato de projeto nativo do Revit;
  • Para que as famílias do Revit (RFAs) sejam semelhantes aos nossos objetos, elas podem ser carregadas no arquivo ou salvas externamente. Várias bibliotecas BIM estão criando e disponibilizando objetos GDL. Temos uma página em nosso site com alguns sites, mas existem mais alguns como o BIM Store, NBS Library, MEP content, que se concentram principalmente em famílias do Revit.

Arquivos RFA e RVT

As três funções do Conversor de Geometria RFA & RVT são:

  • Importar geometria 3D de arquivos de objeto RFA e criar objetos GDL. Clique em Arquivo > Bibliotecas e Objetos > Importar RFA como Objeto GDL);
  • Associar a geometria do modelo 3D de arquivos de projeto RVT (o formato RVT estará disponível ao adicionar um novo Módulo Associado). Procure por Arquivo > Conteúdo Externo > Colocar Associação);
  • Exportar a geometria do modelo 3D diretamente para o formato de arquivo RVT. Em uma visualização 3D, clique em Arquivo > Interoperabilidade > Exportar RVT.

Você pode verificar as perguntas frequentes em nosso site:

Quais são as principais diferenças entre vincular arquivos RVT e IFC?

Se você precisar de mais informação, o IFC é o melhor formato. Usando o formato IFC para transferência de dados, você pode criar elementos nativos no Archicad (por exemplo, parede, laje, grelha etc.) de um elemento do Revit, mantendo várias propriedades intactas. O modelo RVT importa informações de geometria com o objetivo principal a coordenação, pois são muito limitadas para pós processamento no projeto do Archicad. Recursos que o IFC pode fornecer melhor do que o Conversor de Geometria RFA & RVT:

  • Conversão para elementos BIM paramétricos reais;
  • Colocar cotas associativas nos elementos vinculados;
  • Carregar perfil ou informações compostas de uma estrutura;
  • Carregar informações não elementares (hierarquia do projeto, atribuições de elementos, etc.);
  • Filtrar o conteúdo do modelo durante o processo de importação;
  • Usar os dados dos pontos de levantamento topográfico;
  • Criar elementos GRID nativos;
O Conversor de Geometria RFA & RVT compete ou retrocede o OpenBIM ou o uso do IFC? OpenBIM é ser aberto. O Conversor de Geometria RFA & RVT amplia a capacidade do Archicad de colaborar com usuários e soluções do Revit. Não se destina a competir com o IFC mais do que a compatibilidade com DWG/DXF ou Sketchup™. O IFC ainda é o caminho que incentivamos os usuários a seguir se precisarem de troca completa de modelos entre qualquer outro software.
Que tipo de objetos GDL podem ser criados com o Conversor de Geometria RFA & RVT? Objetos, portas e janelas podem ser criados. Eles serão determinados como a melhor correspondência, dependendo de quais categorias foram atribuídas no Revit.
Quais versões do RVT podemos usar com os Módulos Associados? Atualmente, o Conversor de Geometria RFA & RVT pode fazer a associação das versões RVT 2015-2020.
Para qual versão do Revit podemos exportar? Atualmente, o complemento RFA & RVT Geometry Exchange pode ser exportado para o Revit® 2020.
Como os elementos do Archicad são convertidos em elementos do Revit? Atualmente, os elementos são convertidos em elementos de interoperabilidade do Revit DirectShape, que usam uma categoria fixa com base no tipo de elemento Archicad.

Se falarmos sobre o OpenBIM e suporte a troca de dados baseada em IFC, que oferece os melhores resultados de interoperabilidade, não precisamos lidar com arquivos RVT e RFA.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas