cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

Otimize o tamanho do arquivo de um projeto

Odalvo de Oliveira
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

Embora o desempenho de um projeto seja o mais importante, às vezes o tamanho grande de um arquivo pode ser um problema. Este artigo ajuda você a aprender quais dados são armazenados em um arquivo e como obter um projeto BIM balanceado que não ocupe mais espaço de armazenamento do que o necessário. Existem vários tipos de arquivos em uso pelo Archicad em diferentes áreas, mas projetos inteiros são salvos no Projeto Solo Archicad (PLN) ou no Arquivo de Projeto Archicad (PLA). A estrutura de dados e as entidades salvas de um Template de Projeto (TPL) são as mesmas de um PLN.

 

Os arquivos de Módulo (MOD) são otimizados exclusivamente para serem usados como Módulos Associados, contendo apenas o modelo, dados de planta baixa e objetos incorporados, mas não Cortes, Elevações, Planilhas, Documentos 3D, Detalhes, etc. Eles não incluem todos os conjuntos de atributos, mas referem-se apenas aos atributos usados por seus elementos. Isso resulta em um tamanho de arquivo menor, mas a maioria das informações abaixo não é relevante no caso de arquivos MOD.
Otimizar o tamanho do arquivo durante a vida do projeto pode ser uma boa maneira de economizar espaço de armazenamento. Em algumas situações, também melhora a performance do seu projeto. Isso é crucial quando o prazo está se aproximando. Por outro lado, ao otimizar o template, teremos uma base sólida para iniciar o projeto. Quaisquer dados adicionais podem ser adicionados conforme o projeto evolui, assim, evitaremos gastar horas limpando o projeto.

Antes do Início do Projeto

Recomendamos que faça um template limpo que contém apenas os dados necessários para iniciar um projeto.

Atributos

Uma das partes mais significativas do arquivo de modelo podem ser os atributos nele armazenados. Conforme o projeto cresce, eles precisam funcionar sem problemas.
Vegetais e Combinações de Vegetais
O único Vegetal que não pode ser excluído é Vegetal Archicad, mas um projeto Archicad ainda é válido sem uma Combinação de Vegetais. Os Vegetais em si não requerem muito espaço de armazenamento, mas seu conteúdo é o que torna o tamanho do arquivo maior.
Canetas e Conjuntos de Canetas
Não podemos excluir Canetas individuais dentro de um Conjunto de Canetas. Qualquer arquivo de projeto ou template deve ter pelo menos um Conjunto de Canetas.
Linhas e Tramas
Apenas a Linha Sólida e certas Tramas (Trama Sólida, Fundo, Trama Vazia, 75%, 50%, 25% e Trama Gradiente) não podem ser apagados e sempre fazem parte de um projeto Archicad válido. Devemos evitar excluí-las ou substituí-las por outra coisa. Esteja ciente de que só podemos importar um padrão de Trama Vetorial de outro arquivo.
Superfície e Materiais de Construção
Apenas uma Superfície e um Material de Construção devem estar presentes em cada projeto, portanto, considere manter o que for relevante para projetos futuros. Imagens de textura são o que compõem a maior quantidade de espaço aqui.
Composições e Perfis Complexos
O mesmo que acima, apenas uma Composição e um Perfil Complexo devem permanecer para um arquivo Archicad válido. O tamanho deles depende da complexidade do atributo.
Cidade
A partir do Archicad 22, uma cidade deve estar disponível em todos os projetos válidos do Archicad. Nas versões anteriores, todas as cidades podem ser excluídas. Esses atributos não estão vinculados a nenhum elemento do modelo.
Sistemas MEP
Não há restrição quanto ao último Sistema MEP, mas deve-se permanecer em todos os projetos.
Perfis de Operação
Projetos anteriores são válidos sem um Perfil de Operação. A partir do Archicad 22, pelo menos um Perfil de Operação é necessário em um projeto válido, mas tenha em mente que cada Perfil de Operação está associado a um Mapa Diário exclusivo contendo dados de operação por hora para um ano inteiro (8.760 horas no total). Os Mapas Diários não são transferíveis, por isso é demorado recriá-los. Os Perfis de Operação não requerem muito espaço de armazenamento, portanto, certifique-se de excluí-los apenas se for necessário.

Preferências de Projeto e Configurações de Documentação
Embora todas as Preferências do Projeto sejam armazenadas no próprio arquivo do projeto, não há muitas opções para reduzir o tamanho do arquivo neste campo. As Cotas são as únicas que podem ser multiplicadas atualmente. A maioria delas pode ser excluída.
Para um trabalho eficaz com o Archicad, pode haver um número ilimitado de conjuntos de documentação em um projeto para usar em diferentes visualizações.
Padrões de Cotas
Pelo menos um padrão deve estar disponível em um projeto válido, mas nenhuma regra específica sobre qual deve ser o último.
Opções de Visualização do Modelo
O número de configurações controladas pelas Opções de Visualização do Modelo cresceu significativamente nas versões recentes do Archicad; assim, mais e mais informações são armazenadas neles. Semelhante aos padrões de Cotas, no mínimo um deve estar no projeto o que você preferir.
Regras e Combinações de Sobreposição Gráfica
Uma vez que "Sem Sobreposições" é a opção predefinida, ela não pode ser excluída. Todas as outras Combinações e Regras de Sobreposição Gráficas (exceto aquelas relacionadas à Renovação) podem ser apagadas.
Filtros de Renovação
Um Filtro de Renovação deve estar disponível em cada projeto.
A partir do Archicad 20, as regras de Sobreposição Gráfico correspondentes aos três Estados de Renovação (Existente, A Demolir e Novo) foram movidas para as regras de Sobreposição Gráfica. Essas três regras são as únicas que não podem ser excluídas.
Estilos 3D
Apenas um Estilo 3D deve ser apresentado em um projeto Archicad válido. Não há restrição de qual pode ser este último ou qual Motor 3D ele usa.
Renderizador de Cenas
A partir do Archicad 18, diferentes conjuntos de configurações de renderização predefinidas podem ser armazenados e reaplicados durante o trabalho. Esses conjuntos são agrupados pelos mecanismos de renderização. Eles podem ser gerenciados em um único diálogo. Todas as Cenas de Renderização, junto com as pastas, podem ser excluídas do projeto, exceto Customizado. Encontre mais informações sobre as configurações de FotoRenderização aqui.
Classificação e Propriedades
Embora a Classificação de Elemento esteja disponível desde o Archicad 14, vários Sistemas de Classificação podem ser armazenados em um projeto apenas a partir do arquivo de projeto do Archicad 21. Os próprios sistemas e suas conexões aos elementos precisam ser salvos no arquivo de projeto.
As propriedades do elemento definido pelo usuário estão disponíveis no Archicad 20. Com este recurso, podemos criar quantas Propriedades forem necessárias em um projeto. Todos os dados relacionados (nome, descrição, valor padrão, sequências de expressão, disponibilidade para classificações etc.) serão salvos no próprio arquivo.
Não há nenhuma restrição sobre a exclusão de Sistemas de Classificação e Propriedades de projetos, todos eles podem ser apagados sem qualquer problema.
Tradutores e Predefinições de Conversão IFC
A partir do Archicad 21, os Tradutores IFC são armazenados e compartilhados dentro dos projetos. Isso significa que trabalhar com eles é mais fácil em algumas circunstâncias, mas também aumentam o tamanho do arquivo. Os tradutores IFC estão disponíveis via menu Arquivo> Interoperabilidade> IFC> Tradutores IFC.
Ao otimizar o número de Tradutores IFC em um projeto, não se esqueça de dar uma olhada nos Presets que são armazenados independentemente:
  • Filtro de Modelo
  • Mapeamento de Tipo
  • Conversão de Geometria
  • Mapeamento de Propriedade
  • Conversão de Dados
  • Conversão de Unidades
Eles estão disponíveis clicando no botão "..." próximo às Predefinições do tradutor IFC atual. Existem diferentes Predefinições para Importação e Exportação IFC. Mesmo que possamos excluir o tradutor, as Predefinições não são excluídas por meio deste processo. Para excluir a Predefinição, clique no botão "...", selecione a Predefinição na caixa de diálogo aberta e clique Excluir .
As configurações de Mapeamento de Propriedade podem adicionar uma quantidade significativa de dados ao arquivo, porque cada propriedade IFC e regra de mapeamento são salvas no projeto.
Veja mais detalhes sobre como trabalhar com IFC.
Favoritos
Cada Favorito salvo em um projeto deve armazenar todas as suas configurações que, com base nas ferramentas, podem acumular uma grande quantidade de dados. As partes da Biblioteca salvas como Favoritos podem ser incluídas com os arquivos PLA - consulte Opções de arquivamento na última seção do artigo.
Bibliotecas e Objetos
No caso de salvar um arquivo de Template, apenas os itens da Biblioteca Incorporada são armazenados no arquivo. Tente manter a Biblioteca Incorporada vazia por padrão, se possível. Uma grande Biblioteca Incorporada não ocupa apenas espaço de armazenamento, mas também uma fonte de problemas de desempenho.

Durante o Andamento do Projeto

Recomendamos que limpe o projeto.

Qual tamanho de arquivo é considerado grande?

É difícil determinar se o tamanho do arquivo pode ser categorizado como grande ou não. Sempre depende do projeto. Pode haver duas situações em que vale a pena começar a lidar com o tamanho do projeto: ou o tamanho aumenta significativamente entre dois processos de salvamento e não há nada que possa explicá-lo (nenhum grande número de elementos colocados, vistas ou leiautes adicionados, etc.) ou antes de uma etapa de arquivamento (para referência futura ou para compartilhamento com as partes interessadas).

Como e o que verificar?

Dependendo do objetivo de verificar o projeto, excluir partes do projeto pode ser muito perigoso, pois pode causar a perda de Atributos, Preferências, Elementos, Vistas etc. Na pior das hipóteses, pode causar perda de dados, para não mencionar ações que não podem ser desfeitas, como exclusão de Vistas, Leiautes etc. Sempre certifique-se de que os itens a serem removidos são e não serão usados no arquivo de plano atual.

Informações do Projeto, Notas do Projeto, Visualização do Projeto e Créditos do Arquiteto no BIMx
Como são específicos do projeto, todos os dados de Informações do Projeto, as Notas do Projeto, as Vistas do Projeto e os Créditos do Arquiteto são, obviamente, armazenados no projeto. Com relação ao tamanho do arquivo, a Visualização do Projeto é a única que pode ser otimizada para o tamanho do arquivo. A partir do Archicad 21, qualquer tamanho e resolução de imagem podem ser usados. Esta imagem será usada como ícone para o arquivo do projeto e na saída BIMx.
Atributos
Evite excluir quaisquer atributos que estão sendo usados no projeto. Todos os atributos em uso (exceto Combinações de Vegetais, Conjuntos de Canetas e Cidades) são marcados com uma marca no Gerenciador de Atributos. Existe um botão para limpar rapidamente todos os não utilizados. Alguns atributos só serão mostrados como não usados se todos os relacionados forem excluídos com base em sua conexão. Certifique-se sempre de que, após usar esta função, não faltem atributos.
Entidades do Mapa de Projeto
A maior parte de um projeto não são os pontos de Vista, mas eles são as fontes que contêm os elementos colocados. O tamanho do arquivo pode ser significativamente aumentado pelo número e complexidade dos elementos de construção, sua interseção e interação. Considere a exclusão de pontos de vista desnecessários no projeto, isso deve ajudar a reduzir o tamanho do arquivo.
Cortes, Elevações e Elevações Interiores
Cortes, Elevações e Elevações Interiores contêm uma grande quantidade de dados sobre a interação dos elementos, portanto, podem tornar o arquivo significativamente maior. Certifique-se de eliminar todas os Cortes, Elevações e Elevações desnecessárias.
Folhas de Trabalho, Detalhes, Documentos 3D
Detalhes e Folhas de Trabalho podem conter muitos dados - os elementos do modelo divididos em Linhas e Tramas podem, na verdade, ocupar mais espaço no banco de dados do arquivo do que seu elemento de modelo de origem. Use o Consolidação de Linha e Consolidação de Tramas ferramentas para remover linhas e preenchimentos desnecessários de detalhes e planilha, ou considere a exclusão de planilhas, detalhes ou documentos 3D desnecessários, se possível.
Leiautes e Leiautes Mestres
Pelo menos um Leiaute e um Leiaute Mestre devem ser mantidos em cada arquivo de projeto. Dependendo do que é colocado nos Leiaute e um Leiaute Mestre (desenhos externos embutidos no arquivo, gráficos pesados, ...) eles podem ocupar muito espaço de armazenamento ao salvar o arquivo. Por exemplo, um arquivo de imagem grande no Leiaute Mestre pode ser multiplicado várias vezes.
Bibliotecas e Objetos
Conforme o projeto cresce, você pode importar mais e mais objetos de diferentes fontes. Usando os objetos padrão da Biblioteca Archicad, os próprios objetos não são armazenados nos arquivos PLN. Os objetos personalizados são geralmente colocados dentro da Biblioteca Embebida e esses objetos serão salvos com o arquivo. Se eles não forem essenciais para o projeto, certifique-se de extrair esses objetos como um Contêiner de Biblioteca e vinculá-lo novamente ao arquivo. Uma Biblioteca Embebida vazia ajudará a reduzir o tamanho do arquivo, bem como a aumentar o desempenho do projeto.
Desenhos
Se a opção Armazenar desenho no arquivo de projeto está ativo para um desenho, isso irá aumentar o tamanho do arquivo. Sem esta opção, o projeto apenas armazena os dados de onde e como o Desenho é colocado.
O Gestor de Desenhos irá listar todos os desenhos colocados no projeto. Você pode gerenciar e excluir facilmente quaisquer desenhos desnecessários a partir daqui.
Compressão de Arquivos
Compactar os arquivos pode ser valioso em termos de armazenamento usado pelos projetos, uma vez que a compactação pode ajudar a reduzir cerca de 60-70% do tamanho descompactado. Ele é habilitado por padrão para certos tipos de arquivos do Archicad.
Os processos de salvar e abrir precisarão de um pouco mais de tempo para compactar ou descompactar. Se o arquivo compactado estiver danificado ou corrompido, será muito mais difícil reparar o arquivo em comparação com um arquivo descompactado.
Abrir e Reparar
Enquanto Abrir e reparar é útil no caso de reparar arquivos danificados, mas também pode ajudar a reduzir o tamanho do arquivo em um projeto normal. Essa operação não apenas verifica o arquivo em busca de anomalias, mas também realiza a otimização do banco de dados, resultando em arquivos de projeto menores. Observe que isso só funciona para arquivos PLN salvos com a mesma versão do Archicad.

Após Finalizar um Projeto

Recomendamos que arquive o projeto.

Quando terminarmos um projeto, podemos pensar em arquivá-lo para referência futura. Precisamos ter em mente como abrir o projeto no futuro, o que manter que possa ser útil em projetos futuros, como Detalhes ou Objetos ou certos Leiautes importantes. Ter um projeto de arquivo limpo e fácil de navegar nos poupará tempo extra no futuro. Elementos desnecessários extras tornam mais difícil dizer o que é importante. Por outro lado, objetos de Biblioteca ausentes, desenhos externos ou Módulos Associados podem tornar um projeto de arquivo inútil. Portanto, certifique-se de guardar o que é essencial ao projeto, para que possamos abri-lo de forma independente, sem ter que procurar dados adicionais.
Existem certas opções que você pode escolher ao salvar o arquivo no PLA:
  • Include Additional Library Parts from:
    • Favoritos: Salve todas as partes da Biblioteca que estão incluídas nos Favoritos do projeto (para evitar a perda de objetos ao tentar usar os Favoritos)
    • Bibliotecas locais: Salve todas as partes de todas as Bibliotecas Vinculadas. Desmarque esta opção se você não precisa de todos os objetos de Bibliotecas Vinculadas na saída do PLA
  • Incluir todos os Desenhos: inclui todos os desenhos colocados em Leiautes, mesmo aqueles que NÃO estão marcados como "Armazenar desenho no arquivo de projeto" na caixa de diálogo Configurações de Desenho. Isso pode aumentar o tamanho do arquivo.
  • Compactar arquivo: igual ao anterior, pode ajudar a reduzir em cerca de 60% o tamanho do arquivo, mas leva mais tempo para terminar.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas