Programa Technology Preview 2024:
Domine o poder dos novos recursos e ajude a criar o futuro da tecnologia BIM
2024-05-25 06:46 PM - editado 2024-05-26 03:43 PM
Boa noite!
Preciso arredondar os valores para calcular a área dentro do objeto gdl.
O objeto é bem simples, é uma forma quadrilátera, (A x B), então o resultado deve ser arredondado para cima quando a terceira casa depois da vírgula for >= 5, por exemplo: 3,005 = 3,01.
Eu consegui arredondar os valores usando o STR{2}, mas como ele transforma o valor em uma string não consigo calcular depois, a menos que transforme em um número real novamente.
Gostaria de saber se tem alguma forma de arredondar o resultado antes de transformar em String.
Operating system used: Windows
Solucionado! Ir para Solução.
em 2024-05-31 08:41 AM
Como no GDL não tem arredondamento de números reais (ao menos não encontrei isso em lugar nenhum) eu criei meu próprio arredondamento, não sei se é a melhor opção mas é um cálculo que permite checar a terceira casa após a vírgula.
Primeiro eu crio uma variável, depois eu uso o arredondamento de inteiros (round_int) e depois subtraio o valor que eu estou arredondando do valor arredondado, como eu utilizei o parâmetro A, ficou dessa forma:
ar = A = round_int(A)
Dessa forma eu tenho a variável "ar" sendo calculada pelo valor de "A" menos o valor de "A" arredondado para um inteiro. Só para ilustrar, se A for 3,015 e eu subtrair o valor inteiro (3,00) resta 0,015.
Depois eu crio uma condição de checagem com um IF THEN ELSE , exemplo:
Então como posso ter 10 variáveis de milésimos (terceira casa após a vírgula) eu crio outras 10 variáveis: ar1, ar2,ar3 .... ar10.
em 2024-05-28 01:10 PM
Nem acredito, consegui!
em 2024-05-31 08:41 AM
Como no GDL não tem arredondamento de números reais (ao menos não encontrei isso em lugar nenhum) eu criei meu próprio arredondamento, não sei se é a melhor opção mas é um cálculo que permite checar a terceira casa após a vírgula.
Primeiro eu crio uma variável, depois eu uso o arredondamento de inteiros (round_int) e depois subtraio o valor que eu estou arredondando do valor arredondado, como eu utilizei o parâmetro A, ficou dessa forma:
ar = A = round_int(A)
Dessa forma eu tenho a variável "ar" sendo calculada pelo valor de "A" menos o valor de "A" arredondado para um inteiro. Só para ilustrar, se A for 3,015 e eu subtrair o valor inteiro (3,00) resta 0,015.
Depois eu crio uma condição de checagem com um IF THEN ELSE , exemplo:
Então como posso ter 10 variáveis de milésimos (terceira casa após a vírgula) eu crio outras 10 variáveis: ar1, ar2,ar3 .... ar10.