2 semanas atrás
Estou trabalhando em ampliações e reformas de um projeto que foi iniciado em ArchiCAD 24.
Os objetos que estavam inseridos no projeto estavam salvados no arquivo .PLA, conforme esperado.
Acontece que, no ArchiCAD 24, os armários de cozinha eram diferentes dos atuais.
Na época, eu usei um "Armário Baixo 3 portas 24" (o que está na imagem). Agora, na reforma, vou precisar de um armário igual, só que com duas portas.
Eu preciso somente do "Armário Baixo 2 portas 24", que é um objeto que vinha no AC24 - BRA.
Espero não ter de instalar todo o pacote do ArchiCAD 24 somente para extrair esse objeto...
Existe algum lugar em que eu possa baixar somente este objeto? Ou somente a Biblioteca ArchiCAD 24?
Ou ainda, se alguém fizesse a gentileza de fazer o upload desse objeto específico aqui, quebraria um galhão!
Obrigado!
Solucionado! Ir para Solução.
2 semanas atrás
Para ficar registrado, a solução foi apontada por @Barry Kelly no fórum gringo (link na msg anterior).
Os objetos das Bibliotecas de Migração são marcados como 'Obsoleto' nas Opções de Compatibilidade (imagem).
Então, em princípio, é preciso usar os objetos das Bibliotecas originais – as que são instaladas junto com as versões do ArchiCAD, não as de Migração.
Na falta delas, existe um 'workaround'.
Os objetos de migração são completamente compatíveis com as versões novas, eles somente não aparecem disponíveis parar serem selecionados nas Configurações do Objeto. Então, se você extrair a Biblioteca de Migração XX a partir do arquivo 'Biblioteca de Migração de ArchiCAD XX.lcf' (menu Arquivo > Bibliiotecas e Objetos > Extrair um Recipiente), navegar pelas pastas até achar o objeto desejado e arrastá-lo para a planta, ele vai aparecer!
Se quiser que esses objetos se comportem como os demais, é preciso alterar uma configuração em Opções de Compatibilidade de cada objeto, alterando o Estado de Migração de 'Obsoleto' para 'Neutro' (imagem).
2 semanas atrás
Olá, @Durval
Tudo bem?
Você pode baixar as antigas bibliotecas do Archicad nesta página do site da Graphisoft. Nela, você vai encontrar a Biblioteca de Migração do Archicad 24 (BRA), que deve conter o armário que você precisa.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
2 semanas atrás
Obrigado, Rita.
Mas percebi agora que, dentro da pasta ArchiCAD 28, existe a pasta "Bibliotecas de Migração Archicad" e dentro dela tem as Bibliotecas de Migração desde o ArchiCAD 17!
Então adicionei a 'Biblioteca de Migração de ArchiCAD 24' por meio do Gestor de Biblioteca (imagem). O objeto que eu quero aparece até como duplicado no Gestor, mas se eu faço uma busca pelo mesmo objeto na caixa de diálogo da ferramenta Objeto, nada é encontrado.
Eu esperava também ver a opção de selecionar a pasta da Biblioteca de Migração 24 na janela de configurações da ferramenta Objeto, mas ela não aparece.
Estou confuso...
Por que está reportado como duplicado, sendo que o caminho para o objeto supostamente duplicado, segundo informação do Gestor de Biblioteca, é exatamente igual, ou seja, é o mesmo arquivo? E por que, apesar da suposta duplicação, o objeto não está disponível na ferramenta Objeto?
Por via das dúvidas, tentei também carregar a Biblioteca de Migração 24 baixada do link que você indicou (parece que é exatamente o mesmo arquivo), mas o problema permanece.
2 semanas atrás - editado pela última vez uma semana atrás
Olá Durval,
Encontrei o objeto no BIMcomponents e acredito que baixá-lo e inseri-lo diretamente seja a forma mais prática. Você acha que isso resolveria o problema? Caso sim, você pode encontrá-lo aqui: BIMcomponents - Base Armário Porta Tripla.
As duplicações provavelmente ocorreram porque a biblioteca foi carregada duas vezes: uma automaticamente ao abrir o projeto no Archicad 28 (que já inclui todas as bibliotecas de migração) e outra manualmente, quando você adicionou a do Archicad 24. Se estivesse utilizando os Pacotes de Biblioteca, algumas duplicações seriam esperadas e foram preparadas para coexistirem. Caso queira saber mais sobre isso, este artigo pode ajudar.
Pensando melhor, acredito que é esperado que o objeto não apareça nas definições do Objeto. As bibliotecas de migração servem apenas para garantir o carregamento de elementos que não podem ser atualizados automaticamente para versões mais recentes, evitando a perda de objetos em projetos.
Espero que a sugestão ajude.
Rita Gurjão
Community Expert
2 semanas atrás
Obrigado de novo, Rita.
Vou tentar por esse caminho. As versões desses objetos no BIMComponents são antigas (o armário de duas portas que eu preciso é da versão 17 lá), mas deve resolver.
Para ficar registrado, andei pesquisando o problema. Parece que as Bibliotecas de Migração são intencionalmente programadas para NÃO aparecer nas janelas de seleção de objetos, pois elas existem somente para substituir automaticamente objetos antigos quando o projeto é aberto em versões novas do ArchiCAD.
Então, mesmo eles estando carregados, não ficam disponíveis para serem selecionados. Isso explicaria o 'bug' que descrevi acima.
Deve haver alguma coisa dentro dos scripts GDL que fazem isso. Inclusive tentei salvar o objeto que eu preciso da Biblioteca de Migração 24 como AC28 na Biblioteca interna do projeto, mas ele continua 'invisível' na caixa de seleção... Vamos ver se os gringos esclarecem esse mistério:
https://community.graphisoft.com/t5/Libraries-objects/Migration-Library/td-p/378476
2 semanas atrás
Para ficar registrado, a solução foi apontada por @Barry Kelly no fórum gringo (link na msg anterior).
Os objetos das Bibliotecas de Migração são marcados como 'Obsoleto' nas Opções de Compatibilidade (imagem).
Então, em princípio, é preciso usar os objetos das Bibliotecas originais – as que são instaladas junto com as versões do ArchiCAD, não as de Migração.
Na falta delas, existe um 'workaround'.
Os objetos de migração são completamente compatíveis com as versões novas, eles somente não aparecem disponíveis parar serem selecionados nas Configurações do Objeto. Então, se você extrair a Biblioteca de Migração XX a partir do arquivo 'Biblioteca de Migração de ArchiCAD XX.lcf' (menu Arquivo > Bibliiotecas e Objetos > Extrair um Recipiente), navegar pelas pastas até achar o objeto desejado e arrastá-lo para a planta, ele vai aparecer!
Se quiser que esses objetos se comportem como os demais, é preciso alterar uma configuração em Opções de Compatibilidade de cada objeto, alterando o Estado de Migração de 'Obsoleto' para 'Neutro' (imagem).
uma semana atrás - editado pela última vez uma semana atrás
Olá Durval,
Muito obrigada por compartilhar a solução! Tenho certeza de que será útil para outros membros da comunidade que tiverem o mesmo problema.
Rita Gurjão
Community Expert