cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Bibliotecas e Objetos
Informações sobre a gestão e migração das bibliotecas do Archicad, objetos e outros componentes de biblioteca.

Embebedar imagens de uma pasta vinculada na Biblioteca Interna

Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, pessoal! 


Estou com uma questão aqui.

Tenho algumas superfícies criadas em um arquivo e essas imagens estão em uma pasta vinculada ao meu Archicad.
Preciso enviá-las para terceiros e sei que posso mandar um .pla, mas a pasta que ela está vinculada é muito grande e isso está deixando o arquivo muito mais pesado do que deveria.

 

O que preciso, na realidade, é que essas imagens das superfícies criadas fiquem embebedadas na biblioteca interna do meu arquivo, mas não estou encontrando uma opção para fazer isso pelo gestor. Por lá, sei que eu posso embebedar uma biblioteca com os objetos aplicados, mas na hora de fazer isso com uma pasta de imagens ele não me permite porque diz que não tem objetos inseridos no modelo. É como se eu quisesse dar um "purge" e deixar apenas aquilo que está sendo usado! 

PatriciaAngelim_0-1718023179402.png

 

Alguém tem alguma solução mais automatizada para isso? 

 

Operating system used: Windows

4 RESPOSTAS 4
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Patricia Angelim 

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!

 

Só é possível clicar em "Embeber objetos colocados de biblioteca selecionada" quando existe um objeto dessa Biblioteca Vinculada inserido no projeto. Testei vincular uma pasta de texturas e objetos, criei algumas Superfícies usando imagens que estavam nessa pasta e inseri um objeto para que o Archicad me possibilite usar essa funcionalidade. Na sua janela de diálogo, existe a possibilidade de "Embeber, também, texturas, selos de zonas e objetos propriedades" e percebi que habilitando esse item ele vai embebedar em sua Biblioteca Interna as texturas que foram usadas para criar Superfícies, mesmo elas não tendo sido aplicadas em nenhum elemento do projeto. 

 

Captura de Tela 2024-06-19 às 09.23.23.png

Posteriormente, você pode apagar esse objeto inserido. Esse fluxo de trabalho resolveria o seu problema? Você precisa incorporar as imagens vinculadas a todas as Superfícies criadas ou apenas das Superfícies que estão sendo usadas no projeto? 

 

Caso você precise limpar os elementos que vão ser incorporados na sua Biblioteca Interna, existe um artigo na seção Internacional da Community que pode te ajudar a apagar objetos não utilizados na Biblioteca Incorporada. Ele está em inglês, mas você pode usar a extensão do Google Tradutor no Chrome para traduzir a página para o português.

 

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, Rita! Obriagada pela resposta.

 

Bom... sim e não.

Eu tinha testado criar o objeto, mas não coloquei na pasta específica que estava vinculada e ele ficou na minha biblioteca interna, então por isso não deu certo quando fiz. Bom saber que precisa estar na pasta vinculada! 

Mas, pra o que eu preciso, isso não vai funcionar pq o que preciso fazer é bem específico e eu preciso, sim, que as superfícies que estejam no arquivo precisem ser incorpordas (e são muitas) :') - cerca de... 2500 itens xD

 

Mas eu acabei dando um jeito de fazer o que eu preciso pro meu fluxo de trabalho de outra forma!

 

Obrigadinha, de qualquer forma! Mas seria ótimo se também tivessemos essa opção no gestor da biblioteca, ajudaria muito!

Oi, Patrícia

 

Sinto muito não ter conseguido ajudar a resolver o problema, mas fico feliz que tenha encontrado uma solução. Não sei se entendi bem o objetivo, mas fiquei pensando que se você precisa incorporar apenas o que está sendo usado no projeto, talvez fazer um purge para excluir tudo que não está sendo usado antes do processo que falamos anteriormente possa funcionar. Porém, seria ótimo poder fazer isso apenas clicando em um botão. 

 

Outra possibilidade que fiquei pensando para enviar a pasta vinculada das imagens sem precisar salvar um arquivo de armazenamento (.pla) é criando um arquivo de recipiente (.lcf) dessa pasta e comprimi-lo no processo de salvamento. Ela ficará mais leve para enviar, mas quem receber precisará vincular o arquivo no Gestor da Biblioteca. Você pode encontrar mais informações sobre isso neste artigo.

 

Espero ter ajudado em algo!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi Rita!

 

Consigo fazer o purge de tudo, porem ele não faz o purge das imagens que tão sendo utilizadas em caso de biblioteca vinculada, nem de biblioteca interna, infelizmente....

 

Também testei fazer um lcf, mas ele ficou com seus 400mb! kkkk quase o mesmo tamanho da pasta. Mas, na verdade, esse fluxo não funcionaria, porque eu preciso que essas imagens estejam na biblioteca interna do arquivo, obrigatoriamente.

É uma coisa extremamente específica, mas acabei resolvendo sem ter muito trabalho dentro do que eu precisava fazer.

 

Obrigada de toda forma!!!

Setup info provided by author