em 2025-04-22 10:47 AM
Na sessão de DESCRIÇÃO das definições de janela tem uns campos que eu não entendi o que fazem e nem o que significam.
Alguém sabe me explicar o que significam e o que querem dizer?
São eles:
- Classificação Acessórios - e todas as abreviações
- Número Marcenaria
- Subtipo (0-nenhum)
2025-04-24 04:59 PM - editado 2025-04-24 05:12 PM
Olá, @Clara
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
Esses campos estão relacionados a classificações, códigos ou informações padrões e podem ser usados para especificar esquadrias em projetos de arquitetura e construção.
Por exemplo, as abreviações encontradas em Classificação Acessórios indicam o tipo da janela: AW (Awning Window) refere-se à janela basculante, SSW (Single Sliding Window) à janela de correr simples, e SG (Single Glazed) à versão de vidro simples. Essas classificações ajudam a identificar o modelo e facilitam a comunicação entre projetistas e fornecedores. O campo Número Marcenaria representa um código único (como J01, J02) atribuído a cada janela no projeto. Ele é útil para organizar a produção, instalação e localização das peças nos desenhos técnicos. Já o campo Subtipo (0=nenhum) indica variações dentro da classificação principal, por exemplo, o número de folhas ou a presença de venezianas integradas. Quando aparece como "0=nenhum", significa que não há variações adicionais além do tipo já especificado (como "correr" ou "abrir").
Eles seguem padrões usados em catálogos de fabricantes e normas técnicas, com o objetivo de padronizar a comunicação sobre os tipos de janelas e suas funcionalidades. As siglas podem variar conforme o país ou fabricante, mas os exemplos utilizados são os mais comuns.
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
em 2025-04-25 03:14 PM
Oi Rita! Tudo bem?
Obrigada pela resposta! Jogou um pouco de luz, mas ainda tenho dúvidas.
Pela explicação é como se esses campos fossem "propriedades" incluídas das definições da janela.
Tem algum lugar em que eu consigo acesso ao significado de todas as abreviações da Classificação Acessórios para saber qual selecionar?
Quanto ao Número Marcenaria entendi que pode ser um segundo classificador das janelas, além do ID. O nome do campo é confuso pelo o que ele quer fazer.
O Subtipo sou eu quem define o que será cada número? se 1 é de correr, 2 de abrir, por exemplo, ou tem alguma tabela predefinida?
Obrigada