cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

O que é uma macro dentro de um código GDL?

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Este artigo foi criado por um Treinador Certificado Graphisoft Brasil 2023!

 

Convidamos os Treinadores Certificados da Graphisoft Brasil para compartilhar dicas e truques no Archicad. Neste artigo, vamos aprender com o @Ruben Millon aprender o que é uma macro dentro de um código GDL.

 

Obrigada por compartilhar seu conhecimento com outros usuários apaixonados pelo Archicad.


Você que já abriu em algum momento a Biblioteca do Archicad deve ter enxergado uma pasta com o nome "MACROS" e se perguntou, afinal, o que é isso?

 

Captura de Tela 2023-08-25 às 13.48.34.png

 

Este artigo vai ser o primeiro de uma série que vou escrever inteiramente baseada em usos criativos de macros, mas antes, preciso que você entenda o que é isso de forma bem resumida.

 

No contexto do Archicad, o GDL (Geometric Description Language) é uma linguagem de programação usada para criar objetos paramétricos e personalizados dentro do software. Uma macro no GDL do Archicad é um conjunto de comandos ou instruções pré-definidos que podem ser usados para automatizar tarefas específicas ou criar objetos personalizados de maneira mais eficiente.

 

Como as macros em GDL podem ser usadas e como posso criá-las?

As macros em GDL podem ser usadas para realizar uma variedade de tarefas, como a criação de elementos de construção personalizados, a automatização de cálculos e a aplicação de atributos específicos a objetos. Elas podem economizar muito tempo e esforço, especialmente quando você precisa realizar ações repetitivas em seus projetos de modelagem.

As macros no GDL do Archicad podem ser criadas manualmente ou importadas de bibliotecas existentes. Elas são úteis para personalizar o software de acordo com as necessidades específicas de um projeto ou para criar objetos que não estão disponíveis nas Biblioteca Padrão do Archicad.

Como as macros funcionam em GDL?

Uma macro em GDL (Geometric Description Language) funciona basicamente assim:

Início (chamada usando o call)
  |
  V
Entrada de Parâmetros ---> Processamento ---> Saída de Resultados
  |
  V
Fim

Aqui está uma breve descrição de cada etapa pós a chamada da macro:

1. Entrada de Parâmetros: Nesta etapa, você fornece os parâmetros necessários para o macro. Esses parâmetros podem incluir valores numéricos, opções de configuração ou qualquer outra informação que o macro precise para funcionar corretamente. Esses parâmetros são a entrada para o macro.

2. Processamento: O macro executa uma série de comandos e instruções de acordo com os parâmetros fornecidos. Ele processa esses dados e realiza as ações desejadas. Isso pode incluir cálculos, criação de geometria, aplicação de texturas, etc. O processamento é onde o trabalho real é feito.

3. Saída de Resultados: Após o processamento, o macro pode gerar resultados ou saídas. Isso pode incluir objetos 3D, relatórios, informações adicionais ou qualquer coisa que tenha sido definida pelo macro como resultado do processamento.

4. Fim: O macro chega ao fim de sua execução. O resultado final ou saída pode ser usado no projeto ou em outras partes do software.

 

Lembre-se de que a complexidade real de uma macro pode variar significativamente, dependendo das tarefas que ele foi projetado para realizar. Macros podem ser simples, como calculadoras de área, ou complexos, como criadores de elementos de construção personalizados. Eles são usados para automatizar tarefas repetitivas e simplificar processos no Archicad

 

Por que eu criei um artigo introdutório falando sobre isso? Entender o uso de macros liberta o potencial nativo e latente de nossa Biblioteca, porque permite usos personalizados do itens que já temos em mãos. Um exemplo é o uso demonstrado abaixo:

 

RitaGurjao_2-1692979082931.gif


Sobre o autor:

 

Ruben Millon.jpgRuben Millon I @Ruben Millon 

Atualmente é um dos treinadores certificados globais do curso BIM Manager da Graphisoft, lecionando nas versões em espanhol e arquiteto Sênior na Königsberger Vannucchi na KVLabs, desenvolvendo principalmente melhorias nos fluxos BIM. Dentro de suas experiências profissionais atua como consultor BIM sênior, com cases internacionais e nacionais, e suas especialidades são atuação em obras de grande porte.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas