em 2025-08-22 04:57 PM
Olá, comunidade!
Esses dias, surgiu uma demanda de um objeto personalizado para incrementar na biblioteca do escritório onde trabalho. No caso, foi pedido um bloco para rabicho, com sua simbologia 2D em planta e em vista/corte, sem a necessidade de representação 3D detalhada.
Minha primeira tentativa foi criar um novo objeto partindo da ferramenta cubo, porém, como já era esperado, as vistas puxam a geometria 3D. Depois de mais algumas tentativas, me veio em mente que seria algo para a janela GDL (infelizmente, não sou um heavy user dela, sei uma coisa ou outra). Indo de forma um pouco mais acessível, teria alguma manobra pelo LPM?
Existe alguma maneira de resolver ou, infelizmente, paramos em uma trava da lógica do Archicad?
Caso alguém tenha alguma ideia ou material para que eu possa estruturar meu pensamento, vou agradecer bastante!
Solucionado! Ir para Solução.
2025-08-25 06:14 PM - editado 2025-08-25 06:24 PM
Olá, @Daniel Caires
Tudo bem?
Não tenho certeza se entendi completamente a forma que você precisa, mas fiquei pensando se o objeto da biblioteca padrão "Espiral" não poderia te ajudar. Se for esse o formato que você está buscando, ele pode ser uma ótima opção, por já ter algumas definições personalizadas interessantes e uma boa visualização tanto em 2D quanto em 3D.
Pode ser um ponto de partida para você adaptar ou se inspirar sem precisar criar tudo do zero no GDL.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
2025-08-25 06:14 PM - editado 2025-08-25 06:24 PM
Olá, @Daniel Caires
Tudo bem?
Não tenho certeza se entendi completamente a forma que você precisa, mas fiquei pensando se o objeto da biblioteca padrão "Espiral" não poderia te ajudar. Se for esse o formato que você está buscando, ele pode ser uma ótima opção, por já ter algumas definições personalizadas interessantes e uma boa visualização tanto em 2D quanto em 3D.
Pode ser um ponto de partida para você adaptar ou se inspirar sem precisar criar tudo do zero no GDL.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-08-26 11:55 AM
Oi, @Rita Gurjao!
Obrigado pelo retorno e ideia!
Consegui dar esse ponto de partida pela espiral, como sua ideia. Agora, é refinar e colocar pra testes.
Para eliminar a representação 3D, usei a sobreposição de superfície de ar. Uma forma bem simples, mas que serviu pra esse momento inicial.
Segue como ficou o bloco, em planta e em corte.
em planta
em vista
Obrigado mais uma vez!