em 2025-03-27 11:28 AM
Gostaria de aproveitar da sabedoria do grupo. Estou trabalhando em alguns blocos próprios no archicad e gostaria de trabalhar com a representação fixa tanto em planta quanto na elevação. Em planta eu consigo fazer, mas estou tento dificuldade em colocar junto a representação da elevação. Alguém possui alguma dica ou local onde possa ver sobre isso !?
Resumo: Em um bloco 3d ter uma representação fixa tanto na planta baixa quanto na elevação.
Obrigado a todos.
em 2025-03-28 02:50 PM
Olá Marcelo, tudo bem?
Não tenho certeza se entendi sua questão, mas o Archicad geralmente vai tratar o objeto com uma representação simbólica quando está em planta e nos cortes e elevação irá representa-lo como é no 3D. Isso é de forma geral, existente objetos que são apenas simbólicos, como alguns objetos de árvores ou pessoas.
Se não respondi seu questionamento, envie uns prints para ilustrar a situação
em 2025-03-30 09:02 AM
O q estou tentando fazer é o seguinte: pegar um bloco de planta/vegetação, pode ser do 3dwarehouse mesmo, e dentro do archicad deixar uma representação fixa para planta baixa e para a elevação tb. Para a planta baixa eu consigo fazer, mas pelo q eu entendi tanto na elevação quanto no corte o programa reproduz de forma automática em relação ao objeto em 3D. Na minha elevação a representação da vegetação pode ser mais de volumetria (definido por um desenho meu), até para não pesar com muitas linhas, se eu precisar de algo mais detalhado parto para o 3D.
em 2025-03-31 10:06 AM
Entendi Marcelo, com objetos do 3D warehouse com certeza não será possível realizar isso, pois eles vão trabalhar da forma como mencionei, simbólico na planta e representação como é no 3D nos cortes e elevações. Existem objetos que tentam sempre olhar para a câmera no ambiente 3D, mas não é bem traduzido para corte/elevação porque eles representam um png, que será interpretado apenas como um retângulo branco.
O caminho seria utilizar objetos separados, que será inserido tanto na planta quanto no corte, mas eles não estarão relacionados.
Eu utilizo a 1 para árvores e a 2 para arbustos:
2025-04-10 01:38 PM - editado 2025-04-10 01:39 PM
Podemos criar um objeto customizado que atenda a este fluxo de trabalho.
Usando uma variável global nos scripts GDL, o objeto "sabe" se está aparecendo na planta, numa elevação ou corte, exibindo o desenho 2D correspondente.
Requer um pouco de programação, mas o resultado pode poupar muito tempo de configuração, além de poupar recursos do hardware, porque você pode usar desenhos 2D detalhados (vista 2D em planta, vista 2D em elevação) sem necessidade de modelagem 3D.
em 2025-04-10 09:05 PM
Sabe de algum curso bom, gostaria de aprender ...
2025-04-11 12:41 PM - editado 2025-04-11 12:41 PM
Eu tenho um curso de introdução ao GDL mas é difícil montar turmas por falta quórum...
Também atendo encomendas de objetos personalizados.
em 2025-04-11 01:43 PM
Olá @Durval,
Quantas pessoas são necessárias para fechar a turma? Tenho muito interesse em aprender