cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Bibliotecas e Objetos
Informações sobre a gestão e migração das bibliotecas do Archicad, objetos e outros componentes de biblioteca.
SOLUCIONADO!

Porta com barra segundo NBR 9050

Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

DiegoAzevedo_0-1666222402312.png

Existe a possibilidade de se modelar uma porta com barra de apoio apenas de um lado como se indica na NBR 9050? É um parâmetro possível de programar para se inserir? Como é uma norma com força de lei e o padrão da indústria usa barra apenas de um lado, já deveria ser algo presente nas portas do template brasileiro 😓

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Patricia Angelim

Olá, Diego! Tudo bem?
Sim, é possível! Eu mesma já fiz. Utilizei a porta "Vitrine 26" (no caso estou com o Archicad 26), pois nela me dá a possibilidade de escolher uma maçaneta interna e outra externa.

No caso, em uma delas coloquei uma maçaneta personalizada, onde eu tinha a maçaneta convencional + a barra de apoio posicionada no local indicado da NBR.

Para conseguir fazer isso, modelei uma porta normalmente e, em seguida, com o objeto de barra de apoio, coloquei a barra no local onde precisava na minha porta e na altura que desejava. Em seguida, transformei tudo em morph, selecionei a barra + a maçaneta (apenas de um lado) e salvei como maçaneta personalizada. Dessa forma, ao carregar essa maçaneta na "Vitrine 26", eu consegui definir que tivesse para um dos lados a barra de apoio.

Nessa opção da "Vitrine 26" também é possível acrescentar proteção da borda, que seria para nós a chapa inox.

Com algumas alterações no parâmetro conseguimos chegar em um resultado satisfatório.

-

Uma segunda opção seria modelar uma porta convencional, com batente, alisar e tudo mais que seja necessário, em seguida posicionar a barra de apoio com o objeto, transformar tudo em morph e salvar esta opção como uma porta pela bibloteca.

Assim, você poderá inserir a porta completa nos seus projetos, entretanto não será paramétrica - mas talvez você não precise que seja, já que é um padrão.

Você pode testar as opções e ver o que se encaixa melhor para você!

porta pne.PNG

Exibir solução no post original

3 RESPOSTAS 3
Solução
Patricia Angelim

Olá, Diego! Tudo bem?
Sim, é possível! Eu mesma já fiz. Utilizei a porta "Vitrine 26" (no caso estou com o Archicad 26), pois nela me dá a possibilidade de escolher uma maçaneta interna e outra externa.

No caso, em uma delas coloquei uma maçaneta personalizada, onde eu tinha a maçaneta convencional + a barra de apoio posicionada no local indicado da NBR.

Para conseguir fazer isso, modelei uma porta normalmente e, em seguida, com o objeto de barra de apoio, coloquei a barra no local onde precisava na minha porta e na altura que desejava. Em seguida, transformei tudo em morph, selecionei a barra + a maçaneta (apenas de um lado) e salvei como maçaneta personalizada. Dessa forma, ao carregar essa maçaneta na "Vitrine 26", eu consegui definir que tivesse para um dos lados a barra de apoio.

Nessa opção da "Vitrine 26" também é possível acrescentar proteção da borda, que seria para nós a chapa inox.

Com algumas alterações no parâmetro conseguimos chegar em um resultado satisfatório.

-

Uma segunda opção seria modelar uma porta convencional, com batente, alisar e tudo mais que seja necessário, em seguida posicionar a barra de apoio com o objeto, transformar tudo em morph e salvar esta opção como uma porta pela bibloteca.

Assim, você poderá inserir a porta completa nos seus projetos, entretanto não será paramétrica - mas talvez você não precise que seja, já que é um padrão.

Você pode testar as opções e ver o que se encaixa melhor para você!

porta pne.PNG

Diego Barreto

Oi! Realmente, funciona, mas não achei satisfatório porque perde outros parâmetros. Vou seguir com ela e testar a possibilidade de salvar uma porta completa, afinal, como mencionado, é um padrão, sempre de mesmo tamanho e geralmente de mesma cor. O ideal seria ter a opção de inserir a barra como acessório em qualquer porta 😣

Patricia Angelim

Sim... realmente seria ótimo se isso já fosse uma opção 😕

Recomendo só alguns cuidados no sentido de salvar a porta completa.

Não sei se você tem o costume de utilizar o "sol" da forma que o Archicad supõe que deveríamos (o sol pro lado de fora significando o exterior).

Saber essa relação e o posicionamento da barra na hora de salvar a porta vai ser importante para a sua modelagem. Se você coloca o sol pro local correto e a sua barra ficou pro lado errado, você pode dar um mirror no morph e salvar novamente pra fazer esse ajuste.

Acredito que, por enquanto que isso não é uma opção para as portas, essa solução vai ajudar bastante!

Seja um Treinador da Graphisoft!

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas