Sua opinião é importante para nós! Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28
em 2023-10-03 05:21 PM
Boa tarde, alguém consegue me explicar como fazer uma porta como esta no Archicad sem pilar no canto, um vão aberto, quando correm as folhas para o lado?
Obrigada
2023-10-03 06:09 PM - editado 2023-10-04 12:26 PM
Aparentemente esta é uma discussão q persiste a vários anos aqui no fórum (Links: Fórum 2007 / Fórum 2009) não sei pq não ainda tem uma ferramenta mais robusta quanto a isso
As soluções seriam usando a ferramenta "Janela de canto" que faz algo parecido. porem aparentemente ñ é possível desativar a moldura desta janela para não ficar o pilarzinho no canto caso queira representa-la com as folhas abertas...
Também é possível usando a ferramenta de porta mesmo. As colocando numa parede fina independente e as posicionando de tal forma vai conseguir um resultado legal. Mas de fato não é muito automatizado, ficando ainda sem as representações dos trilhos...
em 2023-10-05 05:44 PM
Boa tarde, Júlio, então, também não entendo uma porta que faz falta, eu tentei com a janela de canto, mas não me atendeu a contento, mesmo por que não fica com várias folhas. Vou tentar com duas portas como falou.
Obrigada
2023-10-06 12:21 PM - editado 2023-10-06 12:28 PM
Olá @Karla Garcia
Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!
Infelizmente, não temos uma porta de canto por padrão na Biblioteca do Archicad, como também, com os objetos existentes, só conseguimos fazer Janelas com no máximo 6 folhas e Portas com no máximo 4 folhas. Por isso, se você deseja criar itens que estão fora desses padrões, terá que personalizar. Para isso, você tem algumas alternativas como modelar objetos independentes que representem o todo, construir e salvar um novo objeto, através de programação GDL ou usando a extensão do Library Part Maker. A decisão de qual desses usar depende da sua necessidade. Se você utiliza esse estilo de porta com frequência, sugiro personalizar um objeto com programação GDL ou com a extensão do Library Part Maker.
Porém, se for algo pontual em um projeto, as outras alternativas podem te ajudar. Utilizar a janela de canto e mudar as suas definições é uma ótima sugestão, mas existe a limitação da quantidade de folhas. Outra alternativa seria construir portas independentes e unir as partes usando o "Agrupamento", uma definição que tem como resultado o agrupamento de linhas de ligação entre componentes de abertura adjacentes (p.ex. revestimento, soleira, limiar). Esse método tem muitos pontos negativos, mas vai ter esse resultado:
Além das alterações no Agrupamento, é necessário ajustar várias definições da Porta, como retirar a Guarnição, ajustar o Batente e Folha, sendo trabalhoso. Modelar e salvar uma nova porta também é uma alternativa que pode te ajudar, mas o ponto negativo é que ela não será paramétrica.
Espero ter ajudado!
em 2023-10-06 12:48 PM
Revendo agora achei q ficou realmente um bom resultado @Rita Gurjao . Apesar de ter dito com as portas não havia testado para ver exatamente como ficaria.