em 2025-05-12 06:10 AM
Olá,
Eu gostaria de saber se o sistema de coordenadas das Folhas de Trabalho pode ser o mesmo do Ambiente de Trabalho no mapa de projetos e/ou mapa de vistas.
Segue exemplos:
Mapa de Projeto: https://prnt.sc/OT28wKQEIryL
Folha de Trabalho: https://prnt.sc/piIxTbO-Yllf
Há de se perceber a diferença nas coordenadas em cada uma das imagens.
PS.: Acredito que minha pergunta seja pertinente, pois não resido no Brasil e onde resido, algumas prefeituras solicitam que o levantamento topográfico e a implantação do projeto sejam georreferenciadas. Logo, uma eu consigo validar, que geralmente uso a Folha de Trabalho, mas as coordenadas do Mapa de Projeto e/ou Mapa de Vistas, não seguem iguais como na Folha de trabalho. Então, minha dúvida é se dá para igualar ambas as coordenadas.
Muito obrigado!
Solucionado! Ir para Solução.
em 2025-05-19 05:37 AM
Olá Guilherme,
Exatamente. Na paleta de coordenadas, o ponto em que você demarcou a origem passará a ser o 0,0:
Community Expert | GRAPHISOFT SE
Need help refining your Archicad skills?
Check our Modeling knowledge base for the best workflow + tips&tricks!
2025-05-19 07:03 AM - editado 2025-05-19 07:05 AM
Olá! Comprrendi, muito obrigado!
Porém, eu ainda fico confuso com as coordenadas diferentes. É o mesmo ponto, mas está tudo diferente conforme as primeiras imagens que mandei.
É o mesmo ponto, mas diferentes coordenadas. O 03 menor eu coloquei no mapa de vistas e o maior na folha de trabalho e eles seguem diferentes.
Pus como comparativo. O plano de desenho é o mesmo.
em 2025-05-22 01:33 PM
Olá, passando para retornar sobre a dúvida...
Consegui resolver a situação.
Eu criei um ponto no mapa de projeto/vista e fiz um rastreamento e referência para a folha de trabalho. Então, o rastreamento me ajudou a zerar as coordenadas e manter os posicionamentos tanto do mapa de projeto, como da folha de trabalho.
Muito obrigado!
em 2025-05-26 03:15 PM
Obrigada por compartilhar sua dúvida e a solução na Graphisoft Community! Tenho certeza de que sua contribuição ajudará outros usuários que passarem pelo mesmo problema.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-05-14 11:17 AM
Olá @GuilhermeR- GPSantos ,
Suspeito que a origem do projeto (definida pelo usuário) tenha sido alterada na Folha de Trabalho em comparação à origem no Mapa de Projeto. Pode conferir?
Mapa de Projeto
Folha de Trabalho
em 2025-05-16 05:27 AM
Olá!
Talvez sim, mas não me recordo como restaurar. Posso ter mexido sem querer e ter acontecido isso. Como posso restaurar os pontos de origem? Há uma forma?
em 2025-05-19 05:19 AM
Olá Guilherme,
Ao clicar no primeiro ícone da paleta de coordenadas, você pode alterar a posição da origem definida pelo usuário.
em 2025-05-19 05:24 AM
Olá!
Conferi ambos os pontos e eles estavam no limite 0.
Mas ainda ocorre de ambos estarem diferentes nos posicionamentos.
Uma outra dúvida... Se eu mudo o ponto de referência de lugar, ele automaticamente adota qualquer posicionamento como ponto 0? ou seja, as coordenadas ali passam a ser atribuídas a partir daquele ponto?
Muito obrigado!
em 2025-05-19 05:37 AM
Olá Guilherme,
Exatamente. Na paleta de coordenadas, o ponto em que você demarcou a origem passará a ser o 0,0:
2025-05-19 07:03 AM - editado 2025-05-19 07:05 AM
Olá! Comprrendi, muito obrigado!
Porém, eu ainda fico confuso com as coordenadas diferentes. É o mesmo ponto, mas está tudo diferente conforme as primeiras imagens que mandei.
É o mesmo ponto, mas diferentes coordenadas. O 03 menor eu coloquei no mapa de vistas e o maior na folha de trabalho e eles seguem diferentes.
Pus como comparativo. O plano de desenho é o mesmo.
em 2025-05-22 01:33 PM
Olá, passando para retornar sobre a dúvida...
Consegui resolver a situação.
Eu criei um ponto no mapa de projeto/vista e fiz um rastreamento e referência para a folha de trabalho. Então, o rastreamento me ajudou a zerar as coordenadas e manter os posicionamentos tanto do mapa de projeto, como da folha de trabalho.
Muito obrigado!
em 2025-05-26 03:15 PM
Obrigada por compartilhar sua dúvida e a solução na Graphisoft Community! Tenho certeza de que sua contribuição ajudará outros usuários que passarem pelo mesmo problema.
Rita Gurjão
Community Expert