cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Programa Technology Preview 2024:
Domine o poder dos novos recursos e ajude a criar o futuro da tecnologia BIM

Bibliotecas e Objetos
Informações sobre a gestão e migração das bibliotecas do Archicad, objetos e outros componentes de biblioteca.

biblioteca interna está com 0 bytes

Adrielle
Colaborador(a)

Olá! estou com esse problema na biblioteca e já tentei de todas as formas resolver. Desde vídeos no youtube, que geralmente tem o mesmo padrão de resolução, até fóruns internacionais. Diz ali q a biblioteca interna está com 0 bytes. alguém pode me dar uma luz?


430484090_7234957069945552_7931007504891675165_n.jpg
6 RESPOSTAS 6
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, @Adrielle! Tudo bem?

 

se você não tiver inserido nenhuma imagem no seu projeto, ou colocado algum objeto externo diretamente no seu projeto, é normal a sua biblioteca interna ficar com 0.

 

Pela sua imagem, você está com falta de algumas texturas no projeto. Sabe informar se essas texturas foram colocadas em alguma pasta externa que você tem vinculada? Se sim? Testa recarregar e aplicar a biblioteca vinculada!

 

se você estiver trabalhando com outra pessoa nesse projeto, vocês podem trocar arquivos .pla para que não tenham percas de texturas e objetos inseridos no mesmo quando trocarem de computador.

 

me avisa se deu certo!

Obrigada por responder, Patrícia!  Então, esse é um template de um curso q eu fiz e usei ele para fazer outro projeto. Não sei se excluí alguma coisa pq não me recordo, eu apenas baixei o arquivo e depois ficou com esse problema. Tentei resolver de várias formas, inclusive com um novo arquivo sem utilizar o mesmo template mas o problema persistiu. Decidi então desinstalar essa versão do archicad e instalar uma nova. Abri novamente esse template na nova versão e o problema continuou. Por fim, decidi n usar mais esse arquivo e n estou mais com esse problema. 

Talvez algo tenha sido excluído mesmo, mas nao me lembro. 

Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

O problema, na realidade, é porque está faltando a textura aplicada do projeto no seu modelo, então, independente do template que você utilize ou versão que você utilize, se a sua textura não estiver na sua biblioteca interna ou não estiver em alguma pasta vinculada ao seu projeto, esse quadriculado preto com roxo vai persistir. Por vezes, também pode acontecer de movermos alguma textura de pasta ou então mudar o seu nome, e aí o Archicad "perde" o caminho.

 

Se esse foi o caso, revincula a superfície que você aplicou ao nome correto ou à localização correta de onde ela se encontra para que ele possa identificar.

 

Basicamente, é apenas falta da textura. Se quiser continuar no template, você pode carregar também novamente outra textura à sua superfície entrando nas suas configurações ou apenas mudar a textura aplicada para alguma outra que esteja carregada no seu arquivo para que não tenha problemas.

Olá, @Adrielle 

Espero que você esteja bem! 

 

O arquivo disponibilizado pelo curso tem formato .tpl ou é um arquivo de projeto (.pln ou .pla)? Um arquivo de template tem formato .tpl e adicionamos ele nessa janela de diálogo, que aparece quando criamos um novo projeto:

 

Captura de Tela 2024-03-04 às 11.31.35.png

O arquivo de template (.tpl) é um arquivo base com Atributos e organizações pré-configurados. Fazem parte de um arquivo de Template: Favoritos Gráficos, Mapas, Atributos (Vegetais, Linhas, Conjunto de Canetas, Superfícies), Organização do Mapa de Vistas e Vistas Salvas, Leiautes Mestre, Conjuntos Publicadores. Quando criamos uma nova Superfície no nosso template, por exemplo Granito São Gabriel, adicionamos uma "Textura" para que os nossos elementos que usam essa Superfície tenham a aparência real.

 

Captura de Tela 2024-03-04 às 11.55.32.png

 

A "Textura" geralmente é um arquivo .jpg, que adicionamos do nosso computador. Quando apagamos a imagem do nosso computador ou quando enviamos o arquivo de projeto do Archicad para outra pessoa e não enviamos o arquivo de imagem (.jpg) ocorre esse problema de visualização que você está tendo, como a Patrícia explicou.

 

Sobre as Bibliotecas, temos as: 

Bibliotecas Vinculadas, que são estruturas de pastas vinculadas ao projeto através do Gestor da Biblioteca e a;

Biblioteca Interna, que reúne itens que estão no arquivo de projeto, como objetos trazidos de outros softwares ou imagens associadas às Superfícies criadas naquele projeto. 

 

Além de escolher o arquivo de template personalizado, precisamos vincular uma biblioteca que contém além dos nossos objetos personalizados, as imagens que usamos ao criar Superfícies. Geralmente começamos um novo projeto com a Biblioteca Interna vazia e o recomendável é não armazenar objetos e imagens nela, pois uma grande Biblioteca Interna não ocupa apenas espaço de armazenamento, mas também causará problemas de desempenho no seu arquivo.

 

Quando usamos o Template Padrão do Archicad, não temos esse problema porque todos as Texturas usadas nas Superfícies estão na Biblioteca Padrão que é vinculada automaticamente ao criar um novo arquivo.

 

Captura de Tela 2024-03-04 às 15.27.56.png

Se o curso disponibilizou um arquivo de template (.tpl), sugiro verificar se não disponibilizaram também uma biblioteca para que vincule ao projeto que vai iniciar e consiga visualizar corretamente as Superfícies.

 

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Olá, Rita! O arquivo do template do curso é o tpl e acredito que não disponibilizaram uma biblioteca de vinculação, mas eu irei checar direito. Obrigada pela explicação. Sou ainda leiga no programa então muita coisa eu não sei e também me confundo. 

Então, eu tentei essa ultima dica sua de aplicar uma textura que já estava carregada no arquivo antes de mandar a duvida aqui, mas também dizia que estava em falta. Vou abrir o template de novo e aplicar essas dicas que vc sugeriu. Muito obrigada pela ajuda! 

Aprenda e conquiste certificados!

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas