cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
BIM Manager Program (BRA) April 16, 2024

Alcance o próximo passo na sua carreira como um BIM Manager Certificado pela Graphisoft!

Documentação
Sobre as ferramentas de documentação do Archicad, visualizações, filtros do modelo, leiautes, publicação, etc

Mapa de vãos

JFARQUITECTO
Colaborador(a)

Tenho uma dúvida. 

Estou a fazer um mapa de vãos interior por pisos.

Tenho o piso 1 à cota 3,80, mas também tenho uma laje do piso 1 à cota 2,70

Desenho uma parede na laje da cota 2,70 estando no piso 1. Quando insiro um vão de porta nessa parede na laje à cota 2,70 (-1,10 do piso 1) (+2.70 do piso 0), o archicad entende que esse vão pertence ao piso 0 ! , pois aparece no mapa de vãos do piso 0

Se insiro esse vão a -1,05 do piso 1 (+2,70 do piso 0) o archicad já entende que o vão pertence ao piso 1.

Ou seja, percebo que existe um limite pré-definido em que a fronteira para os vãos é de 2,70  - abaixo de 2,75 é piso 0 e acima de 2,75 é piso 1, independentemente da parede estar ancorada ao piso 1.

É mesmo assim ou há maneira de alterar este parâmetro ?

aguardo para quem possa ajudar-me

cumprimentos

Jfeio

1.png2.png
1 RESPONDER 1
Michelle Marques
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, JF! Tudo bem?

Se entendi bem, a sua situação é a que coloquei na imagem abaixo, certo?

MichelleMarques_0-1691870762155.png

Isso ocorre porque mais de 50% da esquadria está abaixo do nível que nominalmente está vinculado.

Note que, quando eu modifiquei a altura da porta para 2,20 metros, ela mudou o pavimento referência para o 1, ao invés do 0.

É importante ressaltar que esse valor que ele leva em consideração para fazer o cálculo é aquele da dimensão nominal da porta (primeiro campo dentro das definições, que fala de vão, vão luz, folha...)

Então as opções são as seguintes:

1. Deixar como está e colocar uma propriedade (no gestor de propriedades) onde se pode definir manualmente qual o pavimento das esquadrias
  2. Modificar o nível 1 para 2,70m ao invés de 3,80 (então mais de 50% das duas portas estariam dentro da região do nível 1)
  3. Tentar jogar com valor nominal para atingir 2,20, mas é complicado ainda assim, porque talvez vc não tenha margem pra isso...
  4. Não colocar o campo de número/nome de piso no mapa, e colocar como critério uma região do nível que elas se encontram (solução ideal, ao meu ver).
    MichelleMarques_0-1691874939207.png

Quaisquer dúvidas, estou à disposição 🙂

Aprenda e conquiste certificados!