cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Bibliotecas & Objetos
Sobre as bibliotecas do Archicad e BIMcloud, sua gestão e migração, objetos e outros componentes de biblioteca, etc
SOLUCIONADO!

Porta com barra segundo NBR 9050

Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

DiegoAzevedo_0-1666222402312.png

Existe a possibilidade de se modelar uma porta com barra de apoio apenas de um lado como se indica na NBR 9050? É um parâmetro possível de programar para se inserir? Como é uma norma com força de lei e o padrão da indústria usa barra apenas de um lado, já deveria ser algo presente nas portas do template brasileiro 😓

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Diego! Tudo bem?
Sim, é possível! Eu mesma já fiz. Utilizei a porta "Vitrine 26" (no caso estou com o Archicad 26), pois nela me dá a possibilidade de escolher uma maçaneta interna e outra externa.

No caso, em uma delas coloquei uma maçaneta personalizada, onde eu tinha a maçaneta convencional + a barra de apoio posicionada no local indicado da NBR.

Para conseguir fazer isso, modelei uma porta normalmente e, em seguida, com o objeto de barra de apoio, coloquei a barra no local onde precisava na minha porta e na altura que desejava. Em seguida, transformei tudo em morph, selecionei a barra + a maçaneta (apenas de um lado) e salvei como maçaneta personalizada. Dessa forma, ao carregar essa maçaneta na "Vitrine 26", eu consegui definir que tivesse para um dos lados a barra de apoio.

Nessa opção da "Vitrine 26" também é possível acrescentar proteção da borda, que seria para nós a chapa inox.

Com algumas alterações no parâmetro conseguimos chegar em um resultado satisfatório.

-

Uma segunda opção seria modelar uma porta convencional, com batente, alisar e tudo mais que seja necessário, em seguida posicionar a barra de apoio com o objeto, transformar tudo em morph e salvar esta opção como uma porta pela bibloteca.

Assim, você poderá inserir a porta completa nos seus projetos, entretanto não será paramétrica - mas talvez você não precise que seja, já que é um padrão.

Você pode testar as opções e ver o que se encaixa melhor para você!

porta pne.PNG

Exibir solução no post original

3 RESPOSTAS 3
Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Diego! Tudo bem?
Sim, é possível! Eu mesma já fiz. Utilizei a porta "Vitrine 26" (no caso estou com o Archicad 26), pois nela me dá a possibilidade de escolher uma maçaneta interna e outra externa.

No caso, em uma delas coloquei uma maçaneta personalizada, onde eu tinha a maçaneta convencional + a barra de apoio posicionada no local indicado da NBR.

Para conseguir fazer isso, modelei uma porta normalmente e, em seguida, com o objeto de barra de apoio, coloquei a barra no local onde precisava na minha porta e na altura que desejava. Em seguida, transformei tudo em morph, selecionei a barra + a maçaneta (apenas de um lado) e salvei como maçaneta personalizada. Dessa forma, ao carregar essa maçaneta na "Vitrine 26", eu consegui definir que tivesse para um dos lados a barra de apoio.

Nessa opção da "Vitrine 26" também é possível acrescentar proteção da borda, que seria para nós a chapa inox.

Com algumas alterações no parâmetro conseguimos chegar em um resultado satisfatório.

-

Uma segunda opção seria modelar uma porta convencional, com batente, alisar e tudo mais que seja necessário, em seguida posicionar a barra de apoio com o objeto, transformar tudo em morph e salvar esta opção como uma porta pela bibloteca.

Assim, você poderá inserir a porta completa nos seus projetos, entretanto não será paramétrica - mas talvez você não precise que seja, já que é um padrão.

Você pode testar as opções e ver o que se encaixa melhor para você!

porta pne.PNG

Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Oi! Realmente, funciona, mas não achei satisfatório porque perde outros parâmetros. Vou seguir com ela e testar a possibilidade de salvar uma porta completa, afinal, como mencionado, é um padrão, sempre de mesmo tamanho e geralmente de mesma cor. O ideal seria ter a opção de inserir a barra como acessório em qualquer porta 😣

Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Sim... realmente seria ótimo se isso já fosse uma opção 😕

Recomendo só alguns cuidados no sentido de salvar a porta completa.

Não sei se você tem o costume de utilizar o "sol" da forma que o Archicad supõe que deveríamos (o sol pro lado de fora significando o exterior).

Saber essa relação e o posicionamento da barra na hora de salvar a porta vai ser importante para a sua modelagem. Se você coloca o sol pro local correto e a sua barra ficou pro lado errado, você pode dar um mirror no morph e salvar novamente pra fazer esse ajuste.

Acredito que, por enquanto que isso não é uma opção para as portas, essa solução vai ajudar bastante!

Aprenda e conquiste certificados!

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas