Programa Technology Preview 2024:
Domine o poder dos novos recursos e ajude a criar o futuro da tecnologia BIM
2023-03-22 02:24 PM - editado 2024-01-21 11:30 PM
No Archicad, você pode armazenar objetos e texturas dentro do projeto (Biblioteca Interna) ou em locais externos (Biblioteca Vinculada). Para verificar e gerenciar as bibliotecas do projeto, use o Gestor da Biblioteca. Se uma Biblioteca Vinculada não estiver acessível pelo Archicad, os elementos da biblioteca terão um estado "em falta" e serão exibidos com um ponto sólido no lugar do ponto de origem do elemento original na vista de planta. Os itens de biblioteca em falta também são listadas na caixa de diálogo do Gestor da Biblioteca.
Em geral, não é recomendável editar o conteúdo da Biblioteca Padrão do Archicad, pois ela também contém alguns arquivos essenciais para a execução do Archicad. Para evitar alterações inesperadas, a biblioteca é armazenada em formato .lcf (Arquivo de Recipiente) na pasta de instalação do Archicad. No entanto, se o conteúdo da pasta for excluído parcial ou totalmente, os objetos aparecerão em falta. Os itens da Biblioteca Padrão do Archicad sempre têm o número da versão em seu nome por padrão. Exemplo: Almofada 26, onde "26" refere-se à versão Archicad 26.
Se você abrir um arquivo do Archicad desenvolvido em uma versão de idioma diferente, a biblioteca localizada estará ausente. Você verá o nome da biblioteca localizada no Gestor da Biblioteca. Para obter a biblioteca localizada:
Usuários, processos de importação e Módulos Associados também podem criar e adicionar bibliotecas personalizadas ao projeto. Bibliotecas ou objetos gerados são normalmente criados quando modelos de fontes externas por exemplo, IFC, Revit, Rhino, Grasshopper, Sketchup, são mesclados ou colocados como Módulos Associados no projeto. Estes podem ser arquivos .lcf ou pastas com objetos GDL, dependendo da escolha do usuário.
Se os itens da biblioteca usadas nos arquivos do Módulo Associado não estiverem disponíveis no arquivo hospedeiro, os itens aparecerão como em falta. Nesse caso, adicione as bibliotecas necessárias ao arquivo hospedeiro usando o Gestor da Biblioteca.
É possível salvar um item de uma biblioteca existente como um novo item de outra biblioteca personalizada. Nesse caso, o script GDL se refere ao objeto incorporado pelo nome da parte da biblioteca original que deve ser acessível.
Nota: A migração de Biblioteca Archicad não migra itens da Biblioteca Interna. O Fluxo de trabalho de exemplo para criar tais objetos é: Objeto Archicad Bed 21 padrão + gaveta inferior modelada com Morphs são salvos como parte de biblioteca personalizada (Bed com gavetas.gsm) no Archicad 21.
O projeto foi aberto no Archicad 22 com as bibliotecas migradas: não há bibliotecas ausentes no Gestor da Biblioteca, no entanto, a parte da biblioteca é exibida com um ponto sólido.
Nesse caso, verifique a Janela de Relatório de Sessão, que listará o nome do objeto incorporado ausente, bem como o objeto personalizado com seu ID de elemento:
Para tornar o objeto visível novamente, faça o seguinte:
Os Atributos do Archicad, como Superfícies e Tramas de Imagem, podem usar imagens de bitmap armazenadas em locais externos. Se o arquivo de imagem não estiver disponível, os Atributos em falta serão listados no Gestor da Biblioteca. Se você clicar no botão "Mais informações" no canto inferior direito, um painel de informações exibirá o tipo e o nome do atributo relevante.
Atributos ausentes, entretanto, não tornam o objeto totalmente invisível. O objeto aparecerá em 2D e 3D com o atributo ausente substituído por um padrão preto-roxo.
Além do conteúdo relacionado a objetos e atributos, uma biblioteca pode conter arquivos adicionais que são usados por outros recursos do Archicad, como modelos de lista para a listagem GDL, definições de Perfil de Aço para o recurso "Importar Perfil de Aço Standard", amostras de luz IES para objetos de lâmpada IES, HDR e imagens de fundo. Se você não estiver familiarizado com esses arquivos, é altamente recomendável deixá-los inalterados.
Você já deu o primeiro passo! Continue se preparando e torne-se um(a) especialista em BIM com nosso conteúdo disponível no Portal Educacional Graphisoft Learn! No Portal Learn, você pode encontrar Treinamentos Online Gravados, Treinamentos presenciais e ao vivo com Treinadores Certificados, Guias e Manuais, Webinars para o Brasil, Pacotes, Trilhas de Aprendizado e Certificações.
Aprenda mais sobre os Objetos em nosso treinamento Crie Objetos Personalizados com Archicad.