2023-06-02 12:53 PM - editado 2024-04-03 05:20 PM
O Archicad não pode salvar um projeto quando esse arquivo de projeto está localizado dentro de uma pasta que está sincronizada com um serviço de armazenamento de arquivos, como Dropbox, Google Backup & Sync, etc.
Em ocasiões muito raras, pode ocorrer perda de dados ou corrupção de arquivos.
A função Salvar do Archicad é um processo complicado que envolve a geração de arquivos temporários, arquivos de bloqueio e operação estendida de E/S de disco.
A maioria dos clientes que adquirem serviços de sincronização e armazenamento de dados não têm verificação periódica de alterações de arquivo e tentam sincronizar sempre que uma alteração é detectada em uma pasta monitorada. Enquanto a sincronização está sendo feita para enviar as alterações do arquivo, o Archicad ainda está executando a operação Salvar.
1. Evite salvar arquivos de projeto do Archicad dentro de uma pasta monitorada por um utilitário de sincronização em nuvem. Se você precisar fazer backup de arquivos de projeto para esse serviço, use um utilitário de terceiros que suporte a cópia/sincronização de arquivos e pastas localmente com recursos de agendamento. Dessa forma, você pode agendar um trabalho de sincronização de pastas entre sua pasta de projetos Archicad e uma pasta de backup dentro da pasta monitorada de um serviço de armazenamento de arquivos.
Existem dezenas de opções de terceiros para essas tarefas. Como um exemplo, o aplicativo FreeFileSync de código aberto é bastante popular e suporta esses fluxos de trabalho
2. Se você insistir em salvar diretamente em uma pasta de um serviço de armazenamento de arquivos, certifique-se de que o utilitário forneça uma função para desativar o monitoramento em tempo real e use-o antes de salvar arquivos do Archicad.