cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Redução de polígonos no Archicad

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager
Se o seu modelo estiver lento, especialmente na janela 3D, pode ser devido a um grande número de polígonos no modelo e na tela. Por exemplo, ao navegar na janela 3D, há uma queda de quadros (imagens travadas).
 
Este artigo irá ajudá-lo a identificar, prevenir e reduzir polígonos em seu modelo para ter um arquivo mais leve e eficiente para trabalhar. O conteúdo deste artigo foi baseado no Archicad 23, portanto, outras versões podem diferir.

Como identificar os problemas?

A maneira mais rápida e fácil de revisar o número de polígonos em um projeto é instalar os Goodies para complementar o Archicad e usar a paleta Contagem de Polígonos.
 
Uma vez instalado, você encontrará a paleta Contagem de Polígonos em Janelas/Paletas/Contagem de Polígonos. Ao abrir, ele verificará o seu modelo com base no que está visível, portanto, pode levar algum tempo se você estiver com todos os Vegetais visíveis. Depois de revisar a lista geral, você pode começar a identificar os culpados. Por exemplo, pode ser um objeto que foi importado para o Archicad. 

Captura de Tela 2022-10-24 às 16.04.16.png

Como podemos ver, a paleta Contagem de Polígonos identifica o número de polígonos por ferramenta e por objeto.

O que devemos evitar?

Importando objetos

Existem vários formatos que o Archicad pode importar; como SketchUp (SKP), Famílias do Revit (RFA) ou modelos do Rhino (3DM). Esses arquivos podem ter sido modelados com um alto nível de detalhes ou mal modelados, resultando em milhares de polígonos depois de importados.
 
Para arquivos RFA e Rhino, durante o processo de importação, você pode definir o nível de segmentação das curvas. Vale a pena tentar com o padrão (posição intermediária) primeiro em um novo arquivo do Archicad para revisar os resultados antes de tentar novamente com uma segmentação mais baixa e, em seguida, comparar os resultados entre as duas versões, tanto visualmente quanto com a paleta Contagem de Polígonos mencionada acima.
 
Para arquivos do SketchUp SKP, há uma importação direta de polígonos de um para um. Para controlar, tente ajustar o ângulo entre as normais diretamente no SketchUp (link abaixo), antes de importar para o Archicad. Após a importação, revise as dicas abaixo em ‘Reduzir’.
Captura de Tela 2022-10-24 às 16.11.50.png
Ao importar um objeto RFA, defina a segmentação.
Captura de Tela 2022-10-24 às 16.14.22.png
Ao importar um arquivo Rhino 3DM como objeto, opções adicionais podem ser definidas antes da importação, incluindo segmentação.
 
Baixe o complemento RFA gratuito do BIM6x.
Veja o artigo Convertendo arquivos RFA em objetos GDL. 
Veja como Importar o Arquivo Rhino 3DM como Objeto. 
Saiba mais sobre Formatos Modelo/3D Abertos pelo Archicad. 
Saiba mais dicas do SketchUp, antes de enviar para o Archicad. 

Vara Mágica e Malha

Ao criar uma Malha com a Vara Mágica, como a partir de um plano CAD ou elementos 2D desenhados, as linhas de contorno serão criadas como segmentos retos que melhor correspondem ao 2D original.
 
Para controlar esse comportamento de segmentação, e os contornos 2D que estão usando uma Spline ou Arcos, revise as configurações da Vara Mágica no menu Modelagem. Defina os Desvios das Curvas para um número maior ou defina o Comprimento do Segmento, por exemplo, pode criar menos segmentos. Se o resultado for muito amplo, desfaça e ajuste os valores para encontrar o equilíbrio entre muitos pontos e insuficientes.

Se os contornos 2D são feitos de segmentos retos (mas têm muitos pontos), tente usar a Vara Mágica nessas linhas ou polilinhas com uma Spline do Archicad primeiro. Oculte as linhas originais e, em seguida, crie contornos de malha, usando as configurações da Vara Mágica acima, a partir desta nova Spline. Usando a Spline como guia, você pode gerar contornos de malha simplificados que não seriam possíveis diretamente através das linhas e polilinhas originais. Antes de criar a Spline, pode valer a pena tentar a Consolidação das Linhas de Trabalho nas linhas/polilinhas, pois isso também pode simplificar as linhas se elas forem colineares.
 
Depois de modificar essas configurações da Vara Mágica, não se esqueça de redefini-las, pois isso afetará qualquer Vara Mágica futura no projeto. Essa configuração é armazenada nas preferências do usuário, portanto, não afetará os seus colegas no Teamwork.
 
O mesmo método acima também se aplica ao usar a Vara Mágica para criar qualquer outro tipo de elemento de construção a partir de Splines ou Arcos.

Para otimizar o desempenho da malha, veja também esse artigo.

Captura de Tela 2022-10-24 às 16.16.55.png

Configure a Vara Mágica para Segmentos Lineares e controle o comprimento de cada segmento e Desvio das Curvas.

picture-8.png

Esses são os contornos de malha usando configurações de Vara Mágica. Acima, a melhor correspondência com desvio menor que 40mm, e abaixo, o comprimento do segmento de Segmentos Lineares de 2000mm. 

Parede Cortina, Escada e Guarda-corpo

Com esses elementos hierárquicos e complexos, é fácil gerar muitos polígonos por membros complexos e curvos, por exemplo.

 

Para a Parede Cortina, cada linha de grade dividirá os quadros em segmentos, mesmo que pareçam contínuos, como usando Painéis mesclados ou excluindo graficamente alguns quadros. Normalmente, isso não pode ser evitado devido ao padrão desejado, mas vale a pena ter em mente.

Captura de Tela 2022-10-24 às 16.37.21.png

Ao adicionar 1 linha de grade a esta Parede Cortina, estaremos adicionando 17% mais polígonos em comparação com a mesma Parede Cortina sem ela.

Ao trabalhar com esses elementos hierárquicos, revise as Opções de Visualização do Modelo (OVM) que definem os detalhes desses elementos, por exemplo, mantenha um conjunto OVM que simplifique suas geometrias e use-o para trabalhos gerais. Para os componentes da Parede Cortina, cada um deles pode ser ajustado para diferentes níveis de complexidade, mantendo as suas cores originais. As escadas e guarda-corpos também podem ser simplificados, por exemplo, suportes e fixações podem ser desativados, mas todo o elemento usará uma cor unificada conforme definido no OVM. Então, se as suas Vistas estão mostrando grades todas de vidro, por exemplo, verifique o OVM ativo.

Para reduzir a contagem de polígonos de Escadas e guarda-corpos, verifique as configurações de GDL de cada componente. Para guarda-corpos, verifique se os componentes circulares estão configurados para seções transversais ocas (mais polígonos) ou sólidas (menos polígonos), e em suas páginas de Representação 3D verifique os valores de resolução - por padrão será 36, mas usar 24 ou valores inferiores ainda pode manter a aparência geral.

Captura de Tela 2022-10-24 às 16.40.57.png

Estas são as Opções de Visualização do Modelo para Parede Cortina.

picture-5.png

Estes são dois guarda-corpos quase idênticos, mas o de baixo tem menos 46% de polígonos em relação ao outro, usando seções transversais sólidas e reduzindo a resolução das curvas.

Objetos, Portas e Janelas

Como os elementos hierárquicos acima, os objetos GDL na Biblioteca Archicad também são roteirizados para aproveitar as configurações do OVM. Por exemplo, defina Objetos, Portas e Janelas para serem exibidos como Simplificados ou Esquemáticos e puxadores/botões/torneiras para serem desligados. Dentro das Configurações de Objetos, como no exemplo do Guarda-corpo acima, também existem configurações para modificar a resolução das curvas.

Captura de Tela 2022-10-24 às 16.45.19.png

Em Opções de Visualização do Modelo vá em Definições Diversas para Itens da Biblioteca e defina o Nível de Detalhe dos objetos (se o objeto estiver sendo controlado pelo OVM) e desative os Acessórios.

Captura de Tela 2022-10-24 às 16.50.15.png

A maioria dos objetos GDL terá definições para controlar a resolução das curvaturas. Um número menor resultará em menos polígonos e em uma aparência mais irregular.

Ao gerar os seus próprios objetos, você também pode criar scripts com controle semelhante, como usando o comando RESOL, ‘RESOL 36’ que resultaria em 36 segmentos ao redor de um círculo ou melhor ainda, você pode criar um parâmetro para permitir a personalização deste valor nas Definições do Objeto.
 
Alternativamente, dê uma olhada no Library Part Marker, para criar seus próprios objetos com os três diferentes níveis de detalhes dos da Biblioteca Archicad.

Dica geral

Em primeiro lugar, não exagere no modelo. Isso também vai lhe poupar tempo. Sempre pergunte a si mesmo se você precisa da geometria 3D para todas as vistas, ou se isso pode ser feito com Tramas ou Símbolos 2D.
 
Por exemplo, se você deseja uma cerca de arame, aplique uma textura com um canal alfa em 3D e, para Elevações, use uma hachura vetorial. Criar Detalhes separados também podem explicar a construção com mais detalhes, em vez de modelar cada parafuso.

Reduza

Depois de tudo isso, às vezes você ainda precisará de uma maneira de reduzir mais diretamente os polígonos nos elementos. Ao reduzir polígonos, provavelmente haverá segmentação e triangulação mais visíveis no modelo, para que haja sempre um equilíbrio entre desempenho e visualização.

Morph

Ao curvar, arredondar, empurrar, puxar e abaular um Morph, ou ao converter qualquer objeto/elemento em um Morph, a contagem de polígonos pode facilmente ser bastante grande.
 
Depois de converter objetos ou elementos para um Morph, clicando com o botão direito e usando o comando Converter Seleção em Morph(s), normalmente vários elementos Morph serão criados. Por exemplo, o objeto padrão 'Poltrona 01 23' será convertido em 6 elementos Morph. Selecione os Morphs (que serão agrupados automaticamente) e use a Paleta Flutuante Operações Booleanas/União, para mesclar em 1 Morph. Isso reduzirá em 14% a contagem de polígonos para esta poltrona, mantendo a mesma aparência.

Para simplificar ainda mais um Morph, vá para Modelagem/Modiificar Morph/Modificar Segmentação e escolha Menos Segmentos. Isso modificará a segmentação ao longo das curvas, reduzindo aproximadamente pela metade os segmentos que compõem um arco. O comando pode ser usado mais de uma vez no mesmo Morph, para continuar a simplificar os arcos.

picture-2.png

Antes (esquerda) e depois (direita) usando o comando Modificar Segmentação, Menos Segmentos.

ModelPort - Solução de terceiros

Embora não tenhamos tentado essa solução, parece que valeria a pena tentar. No site do desenvolvedor, você pode baixar uma versão de avaliação do complemento.

O recurso de redução de polígonos é apenas um pequeno trecho do conjunto completo de recursos.
Saiba mais sobre o desenvolvedor do ModelPort e o distribuidor do ModelPort. Este é uma extensão paga, com uma assinatura anual.

02.jpg

Outras dicas

A contagem de polígonos não é o único culpado que deve ser observado quando se trata da lentidão de um modelo. Uso excessivo de Operações de Elemento Sólido (OES) e quando esses elementos não colidem, texturas grandes ou objetos ausentes e duplicados também podem causar esse problema.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas