cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Suporte ao IDS (Especificação de Entrega de Informações)

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

O Que é IDS

O IDS é o novo Formato ID desenvolvido pela buildingSmart, anunciado publicamente em junho de 2024.
Embora os números relativos à adoção do BIM aumentem ano após ano, a velocidade da adoção não está em sintonia com os benefícios que a metodologia pode trazer para o setor de AEC.

Embora este artigo não tenha o objetivo de entrar em detalhes sobre o motivo dessa adoção lenta, uma das razões é que o empregador tem uma participação no fluxo de trabalho, em que as ferramentas de software existentes não atenderam com eficiência às suas necessidades.

O IDS fecha essa lacuna, permitindo que os empregadores sejam incluídos de forma eficiente no ciclo de desenvolvimento do projeto.

O IDS ou Especificação de Entrega de Informações permite a formalização dos EIR (Requisitos de Troca de Informação) em um formato compreensível por seres humanos, interpretável por sistemas de TI e a consequente automação necessária para validar as informações contidas nos modelos, definindo claramente, sem ambiguidade, os requisitos de informações que os modelos devem conter.

Benefícios

Ao estabelecer um escopo claro das informações a serem incluídas nos modelos (PIM), são previstos os seguintes benefícios para as diferentes partes:

  • Empregador, que pode definir claramente os requisitos de informação necessários para informar os processos internos da empresa;

  • Projeto que pode inserir/validar as informações solicitadas sem ambiguidade;

  • O Gestor de Informação, usando um sistema de validação automático, pode avaliar os modelos IFC* entregues pelas diferentes partes, com os arquivos IDS usados para listar os dados necessários a serem incluídos em nível de entidade.

*O padrão permite o uso de outros formatos, mas o potencial máximo é obtido com a estrutura de informações do padrão IFC.

Fluxo de trabalho

O processo deve começar com o empregador definindo os EIRs, que podem incluir diferentes requisitos para cada disciplina em diferentes estágios (Pesquisa bSDD) é um bom ponto de partida para o Empregador entender a estrutura de dados do IFC).
Essa definição deve ser traduzida em uma especificação desenvolvida com o uso de um dos softwares certificados pela buildingSmart para a produção de especificações ou ferramentas de autoria (Implementação de Software - buildingSMART Technical).

Como o IDS não é apenas um formato legível por computador, ferramentas como o Plannerly, em geral, não apenas produzem o arquivo IDS, mas também criam um documento (geralmente PDF) contendo instruções escritas sobre a filtragem de elementos e os dados que eles devem incluir, mesmo com a capacidade de estabelecer valores específicos ou nomenclaturas padronizadas.

Depois que o arquivo IDS for gerado, ele poderá ser enviado ao especialista. O Archicad 28 suporta esse formato de arquivo, que pode ser carregado usando o menu Arquivos > Interoperabilidade > IDS > Importar Arquivo IDS.

IDS1.png

Se o arquivo IDS for um arquivo válido, ele criará as Propriedades e Classificações do Archicad que serão mescladas automaticamente em uma definição de Mapeamento de Propriedade no tradutor IFC.

IDS2.png

Ao usar essas Propriedades e Classificações é possível para o projetista não só ser claro sobre os requisitos do empregador, mas também simplificar o processo de exportar arquivos IFC com um mapeamento consistente com o que é necessário.

Como utilizar

Descarregue os arquivos de exemplo usando estes links: IDS e PLN.

  1. Abra o arquivo PLN incluído no pacote de arquivos baixado.

  • Vá para Opções > Propriedades e observe que elas foram recolhidas para facilitar a identificação das Propriedades que o arquivo IDS gerará ao final da lista de Propriedades existentes.

  1. Vá para o menu Arquivos > Interoperabilidade > IDS e selecione o comando Importar Ficheiro IDS.

  • Dê uma olhada no diálogo. Na parte superior da caixa de diálogo (Detalhes de Arquivo IDS), você encontrará uma descrição do autor, da ferramenta e notas gerais sobre a finalidade e a fase para a qual a especificação foi criada. Observe na caixa de diálogo Propriedades, que Psets_ serão criados para Paredes, Portas, Janelas e Lajes;

  • Na guia Classificações, você encontrará um sistema de classificação próprio que será adicionado junto com a Classificação Archicad V2.0existente que vem pronta para uso, com o Template Internacional Padrão do Archicad.

  1. Em Mapeamento de Propriedade, forneça um nome facilmente reconhecível para a importação, com o objetivo de diferenciá-la claramente dos mapeamentos existentes no arquivo, por exemplo,"IDS-EXAMPLE GS".

IDS3.png

  1. Depois que o arquivo for importado, você deverá reclassificar os elementos do modelo de acordo com a tabela a seguir, usando a função Pesquisar & Selecionar (Ctrl+F ou Cmd+F), utilizando a Classificação do Archicad como critério:

IDS4.png

Classificação do Archicad - v 2.0

Classificação IDS

Drywalls

Ss_25_20

Paredes estruturais

Ss_25_11

Portas

EF_25_30_20

Janelas

EF_25_30_97

  1. Depois que esses elementos tiverem sido classificados, atribua as Propriedades criadas ao tipo de entidade correto usando o Gestor de Classificação:

IDS5.png

  1. Em Arquivo > Interoperabilidade > IFC > Tradutores IFC, selecione o tradutor padrão, duplique-o com um nome distinto e pressione o botão "Definir Pré-visualização".

IDS6.png

IDS7.png

  • Clique na lista suspensa na seção Mapeamento de Propriedade e selecione a que foi criada no processo de importação do arquivo IDS;

  • Clique no botão de três pontos (Editar > Criar Predefinições de Mapeamento de Propriedade) para acessar a caixa de diálogo Mapeamento de Propriedade para Exportar IFC, onde você pode revisar as definições de Exportação:

IDS8.png

Pressione o botão Mapear Propriedades de Propriedade IFC para Exportar e verifique como cada uma das entidades com requisitos de propriedade tem as propriedades importadas e mapeadas adequadamente.

IDS9.png

Agora seu modelo está pronto para ser exportado por meio do tradutor criado no formato IDS e ser verificado em um aplicativo de revisão de conformidade IDS ou seguir para a próxima etapa.

  1. Baixe o arquivo SMC fornecido no pacote e abra-o usando o SOLIBRI ANYWHERE (Baixar o Solibri Anywhere), abra o arquivo fornecido, vá para a guia VERIFICAÇÃO e verifique se os erros, encontrados com o Processo de Verificação de arquivos usando o SOLIBRI OFFICE (Rule SOL), são os mesmos que aparecem na visualização de plano do arquivo fornecido.

  2. Como etapa adicional, você pode usar o arquivo IDS_Verificando.bcf para importar as Anotações gerados a partir dos arquivos SMC, para verificar os erros detectados intencionalmente deixados de fora no arquivo PLN fornecido usando a Paleta do Organizador de Anotações do Archicad.

IDS10.png

Contribudores
Histórico de atualização
Última atualização:
‎2024-10-08 03:08 PM
Atualizado por:

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas