cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Gerenciamento de dados e BIM
Informações sobre gerenciamento de Atributos, Mapas, templates, Favoritos, Módulos Associados, projetos em geral e controle de qualidade.

É possível tirar quantitativo de granito a partir daquele objeto de bancada de pia?

Joyce Santiago
Colaborador(a)

Olá!
Eu preciso fazer uma tabela de quantitativo dos granitos de um projeto. Alguns elementos foram modelados a partir de lajes e vigas, mas outros foram usados aquele objeto de bancada, nativo do Archicad. Eu já gerei tabela a partir de lajes e vigas, mas não sei como funciona quanto ao objeto nativo.

4 RESPOSTAS 4
Raul Barroso
Impulsionador(a)

Bom dia, Joyce, tudo bem? Espero que sim. Acho quer seria interessante talvez criar uma classificação para todos esses elementos em comum. Exemplo: Bancada de pedra.

RaulBarroso_0-1741611583750.png

Pós marcaria os elementos como bancada de pedra para poder ter algo em comum. 

RaulBarroso_2-1741611654296.png
Eu organizei o mapa de elemento dessa forma:

RaulBarroso_3-1741612117554.png
Agora vamos para algumas observações na minha humilde opinião:
1 - Dependendo da quantidade*, talvez seja interessante mudar as lajes e viga para o bloco de bancada, para um quantitativo.  Pois com as contas eu já consigo ter noção da dimensão, e se mando a vista como fiz ao lado. Telho noção se vai ter um frontão. Algo que não da para ver muito bem com a viga e laje.
2 - Caso, não tenho esse tempo. Vê o que se encaixa melhor no que você tem hoje. Fiz essa solução em menos de 1 hora. Ou seja, talvez não seja viavel pra quantidade de elementos que você tem no projeto. 

Joyce Santiago
Colaborador(a)

Oi, Raul. Obrigada pela resposta.

Meu problema é que eu preciso contabilizar a área da pedra de granito, não apenas a metragem linear.
No caso, você puxou no mapa pela classificação de bancadas de pedra apenas? Não tem nenhuma função do objeto bancada que possa ser contabilizado ou mostrado na tabela?

Obrigada. 

Raul Barroso
Impulsionador(a)

Olá Joyce, isso eu criei uma nova classificação e coloquei como bancada pedra. Coloquei em mobiliário, mas pode colocar em um ramo de classificação que achar melhor.  Acho que talvez seja possível colocar a m² no objeto, mas não tenho certeza. Ai nesse caso faria com laje ou viga mesmo.

Rogerio M
Impulsionador(a)

Bom dia Joyce,

Vejo duas possibilidades, ou você busca o parâmetro direto do próprio objeto, por meio da tabela; ou você vai precisar criar uma propriedade de expressão para gerar essa área.
OP1.: Nas definições da tabela, acessa o adicionar por meio da setinha que tem do lado, lá você vai poder adicionar parâmetros que são internos ao objeto, é preciso encontrar o objeto correto na lista, que é a própria estrutura de pastas da biblioteca padrão.

RogerioM_0-1741697595009.png   

RogerioM_2-1741697633626.png

Op.2
Se as bancadas foram feitas com vários objetos diferentes e eles não possuam o mesmo parâmetro de área. Eu recomendaria você criar uma propriedade de expressão, acho que uma que faça a multiplicação do tamanho nominal do objeto já seria o suficiente. 

Windows 10 Pro, Intel i7-9700 3.0GHz, 32Gb, RTX 2060
Archicad 27 BRA 6000