em 2025-08-26 05:04 PM
Olá, pessoal,
Tenho um quadro de áreas no Archicad. Quando os itens não estão agrupados, os valores aparecem corretamente. Os itens que aparecem como “--” na tabela deveriam ser considerados 0,00. Entendo que o Archicad não gera um número nesses casos porque não existe um item correspondente.
O problema é que, ao agrupar os itens, esses “--” estão anulando a soma total da tabela. Existe alguma forma de usar uma expressão ou configuração para que a somatória considere esses valores como zero e exiba corretamente o total?
Obrigada!
Solucionado! Ir para Solução.
em 2025-08-29 10:41 AM
Bom dia!
Os valores "--" são causados quando o Archicad não consegue extrair a informação do elemento em questão, exemplo, sua propriedade extrai área líquida, mas seu elemento é um objeto, a área dele será "--" pq o archicad não consegue calcular. Ou quando a propriedade em questão não está disponível para a classificação do elemento, que é o seu caso.
Eu deixaria essas propriedades que você criou disponível para todas as classificações dessas lajes, mas adicionaria expressões IFs em cada propriedade:
Para a propriedade de ÁREA NÃO PRIVATIVA:
IFS ( {Seu sistema de classificação} = "ÁREA PRIVATIVA" {o nome da sua propriedade esse primeiro elemento você pode copiar ele para todas as propriedades que você quer que apareça 0} ; 0 m2;{Seu sistema de classificação} = "ÁREA NÃO PRIVATIVA"; Área da Superfície do Topo da Laje (Condicional) )
E é só fazer o inverso para as outras propriedades, exemplo:
Para a propriedade de ÁREA PRIVATIVA:
IFS ( {Seu sistema de classificação} = "ÁREA NÃO PRIVATIVA" {o nome da sua propriedade esse primeiro elemento você pode copiar ele para todas as propriedades que você quer que apareça 0} ; 0 m2;{Seu sistema de classificação} = "ÁREA PRIVATIVA"; Área da Superfície do Topo da Laje (Condicional) )
É importante deixar todas essas propriedades criadas para todas as suas classificações, como na imagem acima.
E a tabela ficará assim:
Mas também existe um jeito muito mais simples de fazer o que você quer, que é separando pela classificação na tabela ao invés de usar as várias propriedades:
em 2025-08-29 10:41 AM
Bom dia!
Os valores "--" são causados quando o Archicad não consegue extrair a informação do elemento em questão, exemplo, sua propriedade extrai área líquida, mas seu elemento é um objeto, a área dele será "--" pq o archicad não consegue calcular. Ou quando a propriedade em questão não está disponível para a classificação do elemento, que é o seu caso.
Eu deixaria essas propriedades que você criou disponível para todas as classificações dessas lajes, mas adicionaria expressões IFs em cada propriedade:
Para a propriedade de ÁREA NÃO PRIVATIVA:
IFS ( {Seu sistema de classificação} = "ÁREA PRIVATIVA" {o nome da sua propriedade esse primeiro elemento você pode copiar ele para todas as propriedades que você quer que apareça 0} ; 0 m2;{Seu sistema de classificação} = "ÁREA NÃO PRIVATIVA"; Área da Superfície do Topo da Laje (Condicional) )
E é só fazer o inverso para as outras propriedades, exemplo:
Para a propriedade de ÁREA PRIVATIVA:
IFS ( {Seu sistema de classificação} = "ÁREA NÃO PRIVATIVA" {o nome da sua propriedade esse primeiro elemento você pode copiar ele para todas as propriedades que você quer que apareça 0} ; 0 m2;{Seu sistema de classificação} = "ÁREA PRIVATIVA"; Área da Superfície do Topo da Laje (Condicional) )
É importante deixar todas essas propriedades criadas para todas as suas classificações, como na imagem acima.
E a tabela ficará assim:
Mas também existe um jeito muito mais simples de fazer o que você quer, que é separando pela classificação na tabela ao invés de usar as várias propriedades:
3 semanas atrás
Uou, Muito obrigado, Ricardo, me salvou demais aqui!
Estava a alguns meses tentando solucionar e não conseguia, eu não sabia que poderíamos usar o texto para puxar a informação, estava sempre criando uma propriedade e ai acaba dando erro.
3 semanas atrás - editado pela última vez 3 semanas atrás
Que bom que resolveu!
Acho que dá pra simplificar o argumento lógico usando o IF singular:
IF ( {Seu sistema de classificação} = "ÁREA PRIVATIVA" {o nome da sua propriedade} ; Área da Superfície do Topo da Laje (Condicional); 0 m2;
Ai é só copiar para as outras propriedades mudando o nome da propriedade
IF ( {Seu sistema de classificação} = "ÁREA NÃO PRIVATIVA" {o nome da sua propriedade} ; Área da Superfície do Topo da Laje (Condicional); 0 m2;