em 2025-12-04 10:45 AM
Olá, como vai?
Estou com dificuldades para realizar um quantitativo linear de paredes a demolir/construir. Nesse caso eu gostaria de levar em conta as aberturas de portas, que devem ser incluidas ou descontadas.
No exemplo a seguir eu fiz um mapa que consegue descontar as aberturas, mas em paredes que sao a construir e a demolir (comprimento da face externa condicional). No entanto, o problema surge quando temos aberturas em uma parede que já é existente. Visto que o tipo de elemento passa a ser uma porta ou janela, e não entra no quantitativo das paredes. Eu tentei realizar quantitativos separados, mas o valor final se simplemente somar ou subtrair fica incorreto.
em 2025-12-04 03:19 PM
Oi @Anabella ! tudo bem?
Acredito que seu quantitativo não esteja funcionando adequadamente porque você está filtrando para que apareça apenas o tipo de elemento parede e, como está havendo uma "exclusão" dos itens que são existentes, ele desconsidera a parede existente onde está sendo fechado ou aberto vãos.
investiguei aqui uma outra forma que você poderia seguir que acredito que irá funcionar e pode ser mais abrangente.
No caso, você teria que abranger a sua tabela para extrair informações de paredes + aberturas (uma vez que são as aberturas que estão sendo demolidas/construídas).
ficando da seguinte forma:
agora, precisamos considerar nos campos que o Archicad precisa pegar a informação da parede (condicionante) ou então da abertura das janelas em que estarão sendo demolidas ou construídas. Para isso, precisamos fazer uma propriedade por expressão:
Fazendo dessa forma, na primeira linha, se for uma parede, o Archicad irá ler a condicionante. Se o elemento não for parede, ele irá extrair a largura do elemento (que, no caso aqui, seria sua esquadria).
Agora, indo para os campos do mapa, temos:
No mapa, você coloca para agrupar itens e teremos o resultado:
Não inseri a pré-visualização da planta pois você não terá controle do que será extraído no mapa, se seria o símbolo da parede ou das aberturas
Contudo, teve uma situação que não entendi do teu enunciado que foi a questão do 10m de parede a demolir - 1m de porta existente. Quando colocamos uma parede a demolir, não conseguimos alterar o estado de renovação de uma única esquadria, pois ela entra como demolir também.
Veja se dessa forma atende suas necessidades e se funciona!
em 2025-12-10 09:04 AM
Olá Patricia, muito obrigada pela resposta!
1. Vou tentar explicar de uma forma mais clara. O intuito do quantitativo que estou tentando levantar é contabilizar a metragem linear da alvenaria que será demolida ou construida. Nesse exemplo teríamos uma parede existente e uma porta, ambas serão demolidas. Eu gostaria de excluir a porta a demolir da contabilização pois é um vão que não está preenchido (nesse caso considerando que a alvenaria acima dos 2,10m da porta é desprezível), ou seja, na verdade esse 1m de parede não será demolido pois ele nem existe.
2. Dessa forma, quando pensamos em uma porta que será construída, um vão será aberto, isto é, alvenaria que será demolida (e vice-versa). Eu realizei os procedimentos que me indicou, mas consegui o resultado "inverso", ou seja, 12m a construir e 10,90m a demolir, uma vez que a porta de 2m foi contabilizada como construção (e não demolição) e a de 0,90m entrou como demolição (e não construção).
Independentemente disso, se conseguir me ajudar com principalmente com a a situação "2" já seria muito bom.
Agradeço desde já.