em 2022-02-16 08:36 PM - editado pela última vez em 2024-05-03 08:24 PM por Rita Gurjao
Tive uma conversa em um grupo, em que uma pessoa chegou com um problema sobre quantificação dos mobiliarios, no entanto teve mobiliarios que ele modelou e que deveriam ser quantificados tambem, sendo assim aconselhei ele a salvar o mobiliario que foi modelado com vigas como um OBJETO, mas então ele disse que isso daria muito trabalho, logo foi entendido que assim como ele eu também entendo essa trabalheira, uma vez que os mobiliários que modelamos precisam ser alterados, então ficaria mais fácil, se fosse possível uma nova expressão para pegar a quantidade de blocos, grupos, componentes, modelo associado.. isso nas propriedades e expressões. O sketchup tem essa possibilidade de alterar um componente e alterar todos, ou tornar ele único e alterar somente ele, poderia ser da mesma forma dentro do Archicad e isso facilitaria o processo e fluxo de trabalho, permitindo alterações rapidamente ao mesmo tempo que é possível quantificar o bloco e linkar/associar esse bloco a uma classificação, vegetal ou outro local que possa entrar captar capturar para dentro das expressões e propriedades. importante é conseguir quantificar os bloco a, b, c de forma separada... pois as vezes temos bancadas, bancos, armários modelados pelo próprio usuário com outras ferramentas como viga, morph, laje, e que são classificados com outra coisa.. bem se for possível isso.
. ., [16/02/2022 13:00]
tipo se fosse o sketchup ele cria grupo e componente, se o Archicad pudesse quantificar o grupo x dentro do vegetal x poderia dar certo
. ., [16/02/2022 13:01]
e nao precisava de ficar salvando e importando o objeto
. ., [16/02/2022 13:02]
o que permitiria tambem maior liberdade de alterações dentro do projeto
além do vegetal x, poderia também quantificar através de uma classificação x
a diferença do sketchup para o Archicad é que com o Archicad podemos criar tabelas extrair dados e informações, e ainda automatizar os processos.
Além do sketchup, o revit também tem essa possibilidade de alteração do objeto dentro do próprio projeto. sendo possivel a modelagem dele com as ferramentas, o mesmo poderia se aplicar ao Archicad, se fosse implementado o agrupamento quantificável pra ser usado nas propriedades e expressões.
Proposta para uma das Atualizações do Archicad 26