Ao longo da última década, muitas iniciativas foram lançadas para racionalizar e digitalizar a indústria de construção dinamarquesa. O processo é muitas vezes longo, mas também é muito mais fácil esperar pelo que o futuro pode trazer do que agir agora.
Por Thomas Graabæk, proprietário do Graphisoft Center Danmark, Símon Ólafsson, BIM Manager / ICT IKTECH e Tore Hvidegaard, CEO, Conselheiro BIM e Arquiteto 3dbyggeri danmark.
O fato de que a indústria da construção civil é caracterizada pela baixa produtividade e uma baixa taxa de digitalização em comparação com outras indústrias provavelmente não é uma grande surpresa para as pessoas do setor. Felizmente, muitos de nós estamos trabalhando para aumentar a eficiência da indústria da construção através da digitalização. Uma das mais recentes iniciativas na Dinamarca é o Build 4.0, que está enraizado em 24 parceiros locais, e se concentra em tecnologias como impressão 3D, drones, robôs, inteligência artificial, big data, block chain e realidade aumentada. Muitas dessas tecnologias estão em desenvolvimento, mas é provável que todas elas venham a desempenhar um papel no futuro da construção, por isso é um projeto notável em todos os sentidos.
Mas se nos concentrarmos apenas nos benefícios a longo prazo, iremos ignorar as oportunidades existentes.
Em 2009, a COWI apresentou uma pesquisa encomendada pela Danish Business Authority, no qual concluiu que a Dinamarca poderia gerar um lucro de 2,2 bilhões anuais através da digitalização da indústria da construção. Uma década depois, ainda não percebemos todos os benefícios, então talvez devêssemos visar o BUILD 3.9 antes de gastar demasiados recursos no BUILD 4.0.
Mas o que é necessário para alcançarmos os benefícios da digitalização, implementando abordagens que já conhecemos e que resultam em valor documentado?
Aqui estão nossas cinco sugestões:
Seria ótimo se pudéssemos colher os benefícios do BUILD 3.9 o mais rápido possível. Quando terminarmos, robôs baterão palmas com as mãos frias e drones voarão entusiasmados porque finalmente estamos prontos para o BUILD 4.0!
Conteúdo original disponível em dinamarquês no blog do Graphisoft Center Danmark.
Graphisoft Center Danmark é um revendedor dinamarquês de Archicad responsável por vendas, suporte, educação, marketing e comunicação no mercado dinamarquês.
Graphisoft Center Danmark tem um forte conhecimento de tendências, desafios e potenciais da indústria dinamarquesa de AEC e usa esses conhecimentos para garantir que seus clientes permaneçam no topo do jogo: arquitetos de design que requerem uma plataforma BIM intuitiva, arquitetos paisagistas iniciando sua jornada BIM e designers de interiores engajados em abrir novas e reformar lojas existentes em todo o mundo. A Graphisoft Center Danmark está ampliando as fronteiras em relação ao uso do OpenBIM na Dinamarca, em estreita relação com o Capítulo dinamarquês da construção SMART.
Um exemplo atual de sua pesquisa e desenvolvimento é o Design LCA - uma calculadora LCA baseada em BIM para Archicad, ajudando a indústria AEC a atender às exigências da Avaliação do Ciclo de Vida.
Thomas Graabæk o proprietário e CEO, lidera uma equipe dedicada com muitos anos de experiência na indústria da construção dinamarquesa.