cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Aprendendo com a Dinamarca: muitos benefícios da digitalização estão bem na nossa frente

Ao longo da última década, muitas iniciativas foram lançadas para racionalizar e digitalizar a indústria de construção dinamarquesa. O processo é muitas vezes longo, mas também é muito mais fácil esperar pelo que o futuro pode trazer do que agir agora.

 

NoemiBalogh_0-1656930751917.jpeg

 

Por Thomas Graabæk, proprietário do Graphisoft Center Danmark, Símon Ólafsson, BIM Manager / ICT IKTECH e Tore Hvidegaard, CEO, Conselheiro BIM e Arquiteto 3dbyggeri danmark.

 

O fato de que a indústria da construção civil é caracterizada pela baixa produtividade e uma baixa taxa de digitalização em comparação com outras indústrias provavelmente não é uma grande surpresa para as pessoas do setor. Felizmente, muitos de nós estamos trabalhando para aumentar a eficiência da indústria da construção através da digitalização. Uma das mais recentes iniciativas na Dinamarca é o Build 4.0, que está enraizado em 24 parceiros locais, e se concentra em tecnologias como impressão 3D, drones, robôs, inteligência artificial, big data, block chain e realidade aumentada. Muitas dessas tecnologias estão em desenvolvimento, mas é provável que todas elas venham a desempenhar um papel no futuro da construção, por isso é um projeto notável em todos os sentidos.

 

Mas se nos concentrarmos apenas nos benefícios a longo prazo, iremos ignorar as oportunidades existentes.

Em 2009, a COWI apresentou uma pesquisa encomendada pela Danish Business Authority, no qual concluiu que a Dinamarca poderia gerar um lucro de 2,2 bilhões anuais através da digitalização da indústria da construção. Uma década depois, ainda não percebemos todos os benefícios, então talvez devêssemos visar o BUILD 3.9 antes de gastar demasiados recursos no BUILD 4.0.

 

Mas o que é necessário para alcançarmos os benefícios da digitalização, implementando abordagens que já conhecemos e que resultam em valor documentado?

Aqui estão nossas cinco sugestões:

  1. Use as ferramentas BIM em todas as fases
    Muitos já estão fazendo isso, mas alguns ainda estão atrasados. Quando os profissionais da AEC usam ferramentas BIM - por exemplo, Revit ou Archicad - eles criam um gêmeo digital do edifício físico. Todas as partes interessadas contribuem para um modelo BIM que leva em conta, entre outras coisas, o consumo de energia, a luz e os detalhes de construção. Usar o BIM para projetar é um método colaborativo interdisciplinar e comprovado, por isso é importante que todos estejam envolvidos no processo digital.

  2. Abrace o BIM nos estágios iniciais
    As iniciativas digitais muitas vezes começam muito tarde no processo. Isto significa que as decisões-chave são tomadas de forma desinformada. Se você usar o BIM nas fases iniciais de esboço de projeto, você colherá as recompensas que estão na reutilização de dados e conhecimentos desde o início. É de fácil acesso e não custa muito nem em software nem em hardware.

  3. Compartilhe dados em formatos de arquivo aberto
    Dados são ouro e o compartilhamento de dados é parte fundamental da construção digital. É imperativo que a equipe trabalhe de forma estruturada, por exemplo, com classificação e intercâmbio de dados através de padrões internacionais abertos, o que garante que todos tenham pleno acesso ao conhecimento, independentemente do software que utilizam. Requer um acordo operacional de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) que esclarece como o projeto é estruturado, como trocar arquivos e o que compartilhar desde o início do projeto.

  4. Assegure a garantia de qualidade
    É importante fazer uma triagem contínua para questões de projeto. Isto pode ser feito facilmente com software de garantia de qualidade baseado em regras: Os tubos de ventilação estão afetando as cargas estruturais? As diversas salas possuem códigos de classificação incorretos e há espaço suficiente para acomodar todos os usuários do edifício? Todas estas questões podem ser identificadas através da garantia de qualidade, que é tratada digitalmente, evitando tempos de espera dispendiosos.

  5. Envolva as pessoas
    Finalmente, é importante considerar o aspecto humano para que todos, através da idade e dos perfis profissionais, se tornem parte da transformação digital. Com muita frequência, você vê uma divisão entre aqueles que trabalham com base no BIM e aqueles que não o fazem - tanto internamente dentro da organização, mas também através da cadeia de valor. A colaboração interdisciplinar é um dos maiores desafios na indústria da construção, por isso é importante que todos entendam seu papel no cenário digital, para evitar a criação de uma equipe A e uma equipe B.

 

Seria ótimo se pudéssemos colher os benefícios do BUILD 3.9 o mais rápido possível. Quando terminarmos, robôs baterão palmas com as mãos frias e drones voarão entusiasmados porque finalmente estamos prontos para o BUILD 4.0!

 

Conteúdo original disponível em dinamarquês no blog do Graphisoft Center Danmark.

 

Sobre o Autor

Graphisoft Center Danmark é um revendedor dinamarquês de Archicad responsável por vendas, suporte, educação, marketing e comunicação no mercado dinamarquês.


Graphisoft Center Danmark tem um forte conhecimento de tendências, desafios e potenciais da indústria dinamarquesa de AEC e usa esses conhecimentos para garantir que seus clientes permaneçam no topo do jogo: arquitetos de design que requerem uma plataforma BIM intuitiva, arquitetos paisagistas iniciando sua jornada BIM e designers de interiores engajados em abrir novas e reformar lojas existentes em todo o mundo. A Graphisoft Center Danmark está ampliando as fronteiras em relação ao uso do OpenBIM na Dinamarca, em estreita relação com o Capítulo dinamarquês da construção SMART.


Um exemplo atual de sua pesquisa e desenvolvimento é o Design LCA - uma calculadora LCA baseada em BIM para Archicad, ajudando a indústria AEC a atender às exigências da Avaliação do Ciclo de Vida.


Thomas Graabæk o proprietário e CEO, lidera uma equipe dedicada com muitos anos de experiência na indústria da construção dinamarquesa.

 

Discussão

Deixe sua opinião no nosso fórum!