cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Programa Technology Preview 2024:
Domine o poder dos novos recursos e ajude a criar o futuro da tecnologia BIM

Livro "A BIM Professional's Guide to Learning Archicad"

Dois de nossos membros da Community, Stefan Boeykens e Ruben Van de Walle, publicaram recentemente um livro sobre o Archicad com o nome: A BIM Professional's Guide to Learning Archicad. O livro é um guia feito por um profissional BIM para aprender o Archicad e está disponível apenas em inglês, mas esperamos que essa história inspire outros integrantes da Community para produzir conteúdos em diversos idiomas.COVER_mockup.JPGSe você estiver interessado em entender para quem é o livro e o que os dois escritores fazem quando não estão escrevendo, leia nossa breve entrevista com eles! Você também pode deixar mais perguntas em seu post de anúncio, as interações precisam ser em inglês.


Gostaríamos de saber um pouco sobre vocês! Adoraríamos saber mais sobre vocês e os tipos de projetos em que vocês trabalham. Além disso, há quanto tempo vocês usam o Archicad.

 

Stefan é um engenheiro-arquiteto de Leuven, Bélgica, com doutorado em engenharia arquitetônica. Ele é o consultor BIM sênior do D-studio e professor convidado da KU Leuven. Para D-studio, seu trabalho envolve principalmente consultoria em gerenciamento de informações em grandes projetos de construção e trabalho em padrões BIM belgas e internacionais. Na KU Leuven, ele ensina BIM para estudantes de engenharia arquitetônica e também está envolvido em cursos de pós-graduação na Universidade de Ghent e Louvain-La-Neuve, e Thomas More (faculdade universitária). Ele é um usuário ativo do Archicad desde 1998!

 

Ruben tem mestrado em arquitetura e engenharia e mora perto de Ghent, na Bélgica. Ele é cofundador do studiov2 e professor de meio período em Archicad e BIM na Howest University of Applied Sciences e no programa de pós-graduação da Ghent University. Para o studiov2, suas tarefas variam desde a modelagem de geometria complexa em Archicad (muitas vezes baseada em nuvens de pontos), ao uso de GDL ou Grasshopper para otimizar um fluxo de trabalho, ao desenvolvimento de modelos Archicad para uma variedade de empresas de arquitetura na região e à coordenação BIM para várias empresas multidisciplinares. projetos (muitas vezes envolvendo um modelo Archicad). No Bacharelado em Arquitetura Aplicada de Howest e em programas de pós-graduação, como o BIM Expert Modeler, ele ensina aos alunos mais avançados técnicas mais avançadas do Archicad, como interoperabilidade e o uso de IFC, GDL e Grasshopper, Mapas e uso do Gestor de Propriedades (Expressões). Ruben tem uma longa história com software CAD e BIM desde 1992 e se apaixonou pelo Archicad há cerca de 10 anos.

 

Impressionante! Como vocês aprenderam o Archicad? Qual foi o território mais difícil para vocês no software? E o que vocês mais gostaram quando começaram?

 

Stefan aprendeu o Archicad principalmente por meio do uso prático, depois de testar a versão de teste e receber uma breve introdução do revendedor local quando começou a usá-lo profissionalmente. O apelo do modelo integrado para desenhos e 3D foi o primeiro ponto de atração, numa época em que o projeto colaborativo e a troca de modelos não eram uma exigência.

 

Ruben tornou-se um usuário do Archicad há cerca de dez anos, ao implementar o software em um dos maiores escritórios de arquitetura belgas da época. Ele aprendeu todas as dicas e truques enquanto trabalhava na KUBUS - o revendedor local da Archicad - por um ano como especialista de produto. O desenvolvimento do modelo localizado mostrou a ele o verdadeiro potencial desse software, de dentro para fora.

 

Acreditamos que o aprendizado do Archicad hoje precisa de uma abordagem bem estruturada, pois o software ampliou consideravelmente seus recursos e pode ir muito fundo em vários níveis. Ter um método bem pensado para modelar, desenhar e organizar layouts e o fluxo de trabalho publicado é essencial. Ao mesmo tempo, criar um edifício virtual requer algum conhecimento de desenvolvimento de um edifício real também - o que dá uma dimensão extra à curva de aprendizado para quem está começando na indústria da construção -, enquanto o conhecimento da construção também pode atrapalhar um novo usuário. Todos nós amamos a maneira como podemos mergulhar nos detalhes, mas devemos aprender a elaborar um modelo gradualmente, desde um primeiro esboço até os designs desenvolvidos.

 

Por que vocês decidiram escrever e publicar um livro físico na era dos blogs, tutoriais online e materiais de aprendizagem baseados em vídeo? Quais são as vantagens desse formato?

 

A resposta curta é que fomos convidados pela editora, que continua a desenvolver livros técnicos relacionados a TI como e-books e cópias impressas. A vantagem dos livros é que eles têm muito espaço para desenvolver a jornada educacional e podem ser lidos offline, a qualquer momento, mesmo no mundo atual de vídeos do Youtube e tutoriais de formato curto.

 

A ciência também diz que um livro tem o benefício de forçar o leitor a processar a informação que está sendo lida. Ao invés de “clicar junto”, absorve-se o material à mão antes de aplicá-lo ao projeto que está sendo desenvolvido.

 

Para quem vocês recomendariam o livro? É só para iniciantes? Os arquitetos líderes e BIM Manager também podem se beneficiar com a leitura?

 

O livro é destinado a pessoas que estão começando sua jornada, mas usuários experientes do Archicad podem querer lê-lo para aprender com as abordagens, dicas e truques espalhados pelo livro e como orientação para outros colegas que possam precisar de treinamento.

 

Também é um bom ponto de partida para estudantes de arquitetura e construção que desejam usar uma boa ferramenta de criação openBIM e, nesse caso, também útil para seus professores.

 

Havia uma pequena observação sobre o sistema de medidas INT e a numeração do pavimento térreo em nosso post na Community que queríamos abordar. Embora entendamos que existem diferenças regionais, decidimos nos ater à versão e modelo do INT e seguir uma convenção válida para o maior número possível de usuários em todo o mundo. Esperamos que alguns usuários não se sintam muito bloqueados por esta decisão. Além disso, considerando a profundidade do que o Archicad tem a oferecer, entendemos que existem vários tópicos que não poderíamos cobrir neste livro - o suficiente para justificar o desenvolvimento de um segundo livro!

 

Muito obrigado por reservar um tempo para nos contar mais sobre esta notícia! Vocês mencionaram que estariam interessados em comentários e críticas. Onde eles devem ser postados? 

 

As resenhas na Amazon seriam muito úteis, pois informam os leitores em potencial sobre o valor e a adequação do livro.


Obrigado por ler até o fim! Se você estiver interessado em comprar o livro, pode encomendá-lo na Amazon aqui. Para aqueles que o leram, o feedback honesto ajuda a construir e compartilhar conhecimento - certifique-se de deixar um comentário na Amazon!

Compartilha:
Contribudores