em 2022-08-03 11:16 AM - editado pela última vez em 2023-05-22 10:48 AM por Rita Gurjao
A localização do projeto agora é baseada apenas em coordenadas. A Localização do Projeto é definida com coordenadas específicas em Opções > Preferências do Projeto ' Definições de Localização...
Controlar a localização usando atributos de Cidades não é mais possível, pois as Cidades forneciam informações de localização menos precisas.
Para definir a posição do sol para os ajustes de FotoRenderização (Documentação > Imagem Final 3D > Definições de FotoRenderização > Ambiente > Posição do Sol) você pode
O Archicad é atualizado regularmente com correções valiosas: você pode ativar o “Verificar Atualizações” automática para alertá-lo sempre que uma biblioteca ou uma nova atualização de programa estiver disponível. Agora, a nova opção no Archicad 26 é ”Verificar Prévias de Atualizações.
Algumas semanas antes de uma atualização regular do Archicad a Graphisoft lança uma versão prévia. As prévias das atualizações são testadas internamente, mas ainda não estão prontas para um lançamento amplo. Qualquer usuário pode instalar e testar uma Prévia de Atualização, e pode relatar quaisquer problemas ou bugs, para que possamos corrigi-los antes que a atualização regular seja lançada. Por favor, use-o por sua própria conta e risco.
Configure essa preferência durante a instalação: Verificar apenas atualizações ou Verificar se a Atualizações e Prévias de Atualizações. Você pode alterar as preferências de notificação a qualquer momento na caixa de diálogo Ambiente de Trabalho do Archicad.
Ao exportar um modelo Archicad para o BIMx (usando o Publicador), você pode agora estabelecer limites maiores de tamanho de textura para vistas 3D e obter um controle mais fácil sobre a qualidade visual, tamanho do arquivo e tempo de exportação.
O novo padrão é 2048x2048 pixels em vez de 1024x1024 pixels, e pode ser aumentado até 4096x4096 pixels para o mais alto nível de detalhe - ou escolher um tamanho de textura menor para limitar o tamanho do arquivo e economizar tempo.
A partir do Archicad 26, os modelos BIMx exportados do Archicad 26 utilizarão um único e moderno formato de modelo 3D.
Versões anteriores: Desde o Archicad 22, a exportação para o formato BIMx exigia gerar duas vezes o modelo 3D - para acomodar dois formatos diferentes (mais antigo e mais novo). O uso de ambos os formatos foi necessário para proporcionar uma transição suave na renovação do BIMx em todas as plataformas.
Com Archicad 26: O formato desatualizado do modelo 3D anterior não é mais exportado. Todos os modelos serão gerados para BIMx somente no novo formato 3D.
A geração de modelos 3D somente no novo formato traz os seguintes benefícios e mudanças:
Mais informações sobre como usar as câmeras no Archicad para beneficiar a Galeria do BIMx.
Nenhum botão "Opções..." no Wizard(Arquivo > Publicar o Hiper-modelo BIMx. .. ) - agora você pode simplesmente definir o fundo do modelo 3D no diálogo principal:
Esta pequena melhoria proporciona uma experiência de zoom mais suave - uma transição mais agradável entre os níveis de mipmap em 3D. Veja o exemplo do modelo Graphisoft Headquarter no aplicativo iOS versão 3783:
1 - modelo Archicad 21 - convertido, padrão moiré forte
2 - modelo Archicad 25 - limites de textura de imagem visíveis
3 - modelo Archicad 26 - texturas mais suaves
Nas novas versões de aplicativos móveis lançadas após 2022 de maio, a conversão de modelos antigos (exportados do Archicad 22 e anteriores) resulta na mesma qualidade de textura que o Archicad 26. Os modelos exportados do Archicad 23-25 exibirão texturas mais suaves somente após a republicação do Archicad 26.
Anteriormente, você podia compartilhar uma Superfície com o site de componentes BIM. Esta opção não está mais disponível nas Definições de Superfície.
Novo mapeamento de fonte para fonte (ao invés de conversão de estilo de fonte) em configurações de tradução DXF-DWG Além disso, o arquivo do tradutor DXF-DWG (formato xml) agora usa um formato de arquivo atualizado.
A conexão foi reprojetada para melhorar a base do complemento para desenvolvimentos futuros.
Como parte deste desenvolvimento, a conexão agora é controlada através do Grasshopper, e a paleta do Archicad foi correspondentemente atualizada.
Além disso, mais nós foram reescritos e transferidos para o JSON. Estes novos comandos foram acrescentados em torno dos Sistemas de Classificação e Propriedades. Favor consultar a seção Python do Guia do Usuário do Archicad 26 para maiores detalhes.
Novos comandos JSON foram introduzidos no Archicad 26. Veja a seção Python do Guia do Usuário do Archicad 26 para ver o que está incluso.
A tecnologia que suporta o desenho no Archicad para usuários do Windows foi atualizada. O resultado é uma melhor utilização da memória e aparência. Consulte a seção Melhoria da infraestrutura de Desenho no Windows do Guia do Usuário do Archicad 26 para mais informações.
As amostras prévias em Opções > Preferências de Projeto > Unidades de Cálculo mostrarão agora as unidades imperiais quando definidas como unidades imperiais.
No Archicad 25, quando o Selo de Zona estava desligado nas Opções de Visualização de Modelo, o Selo de Zona ainda podia ser clicado e movido. No Archicad 26, o Selo de Zona só pode ser clicado e movido quando estiver visível. Para as zonas automáticas, o ponto de referência agora é visível mesmo quando o Selo de zona está desligado.
Múltiplos elementos colidindo em 3D causarão uma z-fight e geometria intermitente. Em cortes e elevações, quando esses elementos em colisão são cortados, todas as tramas era desenhados e sobrepostas em versões anteriores do Archicad. Sua ordem era indeterminada, mas um usuário poderia usar a ordem de exibição para alterar isso. Entretanto, esta mudança só foi armazenada localmente - para um projeto no Teamwork, isto poderia ser diferente para cada usuário. Não é recomendado ter elementos colidindo como este, e os elementos devem ser cortados para ter a geometria correta usando comandos como Merge, Trim, SEO etc.
No Archicad 26, apenas uma trama de corte é criada durante a geração do modelo e as outras são automaticamente removidas. Para zonas, essas tramas de corte são sempre enviadas atrás de outros elementos do modelo para evitar que as zonas de corte escondam outros elementos de corte sobrepostos.
Para saber mais sobre todos os novos recursos do Archicad 26, leia este artigo.