em 2025-02-25 05:42 PM
Olá pessoal,
Ao associar um IFC, o modelo é importado fazendo a leitura de atributos que antes não eram lidos. Algumas linhas do modelo estão sendo lidas como a linha 48 do nosso template, que corresponde a uma linha tipo bolha, como na imagem abaixo.
Foi utilizado o tradutor padrão do nosso escritório, onde já importamos dezenas de IFCs diferentes e nunca ocorreu esse erro, que começou a aparecer após a migração do AC27 para o AC28. Realizei testes em IFCs diferentes, na versão AC28, e o erro aparece de forma consistente.
É algo muito simples de ser ajustado após o modelo ser importado, entretanto, pode se tornar penoso ao considerar que em toda importação terá que ser feito esse processo, então, gostaria de saber se alguém já passou por isso e como resolver?
Sexta-feira
Isso já aconteceu comigo também, alguns arquivos abriam com elementos usando essa linha tipo bolha, mas no meu caso, foram elementos pontuais, então corrigir o tipo de linha diretamente foi algo simples de fazer. No caso de serem muitas linhas, realmente acaba sendo um trabalho grande ajustar individualmente.
Fiquei pensando aqui, se não seria uma solução criar uma regra de sobreposição gráfica onde os critérios seriam Tipo de elemento > todos os tipos e Tipo de Linha > Bolha. Aí tu poderia sobrepor o tipo de linha para Linha contínua. Acredito que isso funcionaria.
Espero ter ajudado.
ontem
Oi Carolina,
No seu caso, esse problema estava acontecendo com frequência?
Aqui tem ocorrido em todos os projetos desde que migramos pro 28, não sei se pode ter algo correlacionado, mas é a única alteração que tivemos recentemente.
Não é uma coisa muito difícil de resolver, pelo gestor de atributos é muito rápido e simples, tenho apagado a linha bolha, duplicado a linha simples e reindexado pro valor que era bolha, mas queria achar uma solução para evitar que isso aconteça.
ontem
Por aqui só aconteceu com alguns arquivos específicos que vinham de outra pessoa, mas tanto eu quanto a pessoa que modelou originalmente estávamos usando o 27. Como no meu caso o problema só acontecia nas escadas, acabou sendo algo mais rápido de resolver.
Tentei identificar o motivo e suspeito que pode ter sido alguma alteração nos tipos de linha no arquivo original. Acredito que tenham modificado os tipos de linha que vem por padrão no archicad, ao invés de criar novos tipos, e isso acabou causando essa alteração quando abri o arquivo na minha máquina.
Interessante essa ideia de trocar pelo gestor, se acontecer novamente por aqui, irei utilizar.
ontem
Entendi, é uma situação um pouco diferente, pois aqui os atributos estão como são no nosso template e mesmo assim ocorre o problema. Mas seu comentário me despertou uma possibilidade sobre os atributos no 27 x 28, vou dar uma averiguada se algo foi alterado e possa estar gerando esse erro.