2024-03-21 08:08 PM - editado 2024-03-21 08:11 PM
Olá, pessoal. Boa tarde.
Estou com um problema aqui, nós temos alguns projetos em que é necessario que o nome superfícies apareçam no nome do elemento IFC, isso porque é com elas que definimos o revestimento, dessa forma não é necessario criar diversas vezes o material cerâmica por exemplo, porque temos varias especificações de cerâmica. Então para que elas fiquem viseis no IFC acrescentei no mapa de propriedades IFC a informação da superfície no nome, porem como o acabamento as vezes está no topo ou na base optei por usar todas as superfícies. O problema está sendo que nós trabalhamos com elementos compostos e com isso acaba que no nome do elemento ele também inclui a superfície do elemento composto, além disso caso tenhamos apenas definido a superfície do topo ele inclui a superfície lateral , por exemplo, que está definida no material. Uma solução que encontramos é considerar a superfície dentro do material como geral, o problema dessa opção é que o nosso IFC está ficando com todos os elementos na cor preta. Existe alguma solução para esse problema, ao meu ver seria uma opção eu conseguir definir a cor que os elementos são importados, mas percebi que isso está conectado à superfície então não estou conseguindo chegar em uma solução.
2024-06-16 08:58 AM - editado 2024-06-16 09:00 AM
Bom dia Aline, tudo certo?
No começo eu fazia a mesma coisa que você, tentava ocultar a laje de algumas formas no IFC, pois é escopo da estrutura e utilizei primeiramente o material "ar" para isso, mas ele exportava o material junto o que deixa o IFC com uma informação que não é necessária.
Se você puder acessa: (Opções/Atributos dos elementos/Materiais de Construção)
Dentro dos Materiais de construção você escolhe o material que compõe a laje do seu acabamento, provavelmente é o Concreto Armado.
Ao selecionar o material que você não quer exportar observe no menu Propriedades (vou anexar uma imagem) que tem uma opção chamada "participar de detecção de colisão", ela deve estar marcada, então é só desmarcar ela que o material não será exportado no seu IFC e nem as propriedades dele. Só uma resalva, o tradutor IFC precisa estar com a Opção de Exportar apenas os materiais que vão participar de detecção de colisão ativada para tudo isso funcionar.
em 2024-08-21 03:06 PM
Oi Leonardo, bom dia. Tudo bem?
Acho que não ficou muito claro no meu texto, mas minha duvida é mais com relação as superfícies do elementos importados no IFC, porque estavam indo todas as superfícies ao invés apenas das que eu queria. Eu não lembro exatamente como o que eu mudei mas vou deixar os prints aqui de como ficou no bimcollab e como ficou no mapeamento. Só pra explicar o caso do ar que está na imagem ele é realmente ar porque temos um piso elevado nesse projeto. Mas interessante usar a detecção de colisão para alguns elementos não serem importados