cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Sua opinião é importante para nós!
Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28

Interoperabilidade
Informações sobre a integração com soluções de terceiros como Revit, Solibri, dRofus, Bluebeam, e análise estrutural, além de troca baseada em IFC, BCF e DXF/DWG.

Exportação correta de tramas em mapas no tradutor DWG

Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, pessoal! 

Tudo bem? 

Tenho uma dúvida aqui sobre a conversão de tramas quando falamos de modelo x mapa.

Tenho um tradutor dwg que configurei e quando exporto minha prancha o meu desenho de planta baixa vai do jeito que é pra ser, com as tramas corretamente aplicadas. Entretanto, no mapa, na pré-visualização 2D, as tramas não são possíveis de serem vistas, como se sua escala estivesse muito grande.

Aqui um exemplo (aumentei a escala pra caber mais coisas na prancha, ignorem os textos). É possível, nessa imagem, ver que, no CAD, em planta, consigo ver todas as minhas tramas aplicadas em planta baixa, mas na minha legenda (feita com o mapa automático), não consigo visualizá-las.

PatriciaAngelim_0-1717729069333.png

Em comparação com o Archicad, como deveria ser:

PatriciaAngelim_1-1717729150020.png

O mapa e a prancha estão na mesma escala e já tentei alterar a escala do mapa para ver se altera em alguma coisa, mas não obtive sucesso.

O que notei é que tramas configuradas para "redimensionar à planta" vão com escala muito grande para o DWG, enquanto "escala independente" vão adequadamente para o DWG.

Alguém saberia me explicar o motivo pelo qual isso acontece e se teria solução sem precisar fazer conversão de tramas no tradutor?

Operating system used: Windows

1 RESPONDER 1
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Patricia Angelim 

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!

O Suporte Técnico nos informou que esse problema é causado por uma combinação de dois aspectos diferentes e um deles é uma limitação do Archicad para exportação de arquivos DWG.

Segundo a equipe, quando exportamos qualquer desenho do Leiaute, os padrões das Tramas são redimensionados porque a escala considerada é a 1:1, ou seja, é independente da escala que definimos na Vista. Porém, os Mapas tem um processo de exportação diferente em comparação com outras Vistas, como Plantas, Cortes e Elevações. Como escrevi anteriormente, nessas Vistas é considerado os elementos da Vista de Origem, mas no caso dos Mapas é considerado o que está no Leiaute, então nesse caso, o desenho que é explodido em tramas, linhas e textos. Por isso, temos a diferença na escala das Tramas, fazendo parecer que faltam Tramas.

Ambos esses comportamentos são esperados, mas juntos eles produzem um resultado indesejável. Por isso, a equipe de Suporte Técnico registrou um desejo (WISH-13907) para que os Mapas sejam salvos como as outras Vistas. Além da solução alternativa que você encontrou, eles sugeriram fazer a conversão de Tramas.

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Setup info provided by author