Sua opinião é importante para nós! Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28
em 2022-08-03 11:11 AM - editado pela última vez em 2023-05-22 01:20 PM por Rita Gurjao
Em versões anteriores do Archicad, não podíamos exportar dados personalizados para componentes individuais (não apenas elementos como um todo) no formato IFC, de modo que os relatórios de quantidade de componentes exigiam soluções alternativas. A partir do Archicad 26, você pode exportar estas informações no formato IFC. Como resultado, o modelo IFC exportado inclui informações em nível de componente sobre as propriedades e funções dos elementos Archicad.
O mapeamento de tipo em nível de componente agora está disponível ao exportar estruturas compostas para IFC.
Os materiais de construção são classificados por padrão, portanto, cada componente (também chamado de camadas) das estruturas compostas carrega esta classificação. Verifique se esta classificação padrão atende às especificações de seu projeto. Em seguida, mapeie cada classificação de componente para um tipo de IFC específico na caixa de diálogo Mapear Tipos de IFC para exportação.
Por exemplo, a camada de gesso de uma parede composta pode ser exportada como um tipo IfcCovering. Nas versões anteriores, os componentes eram exportados uniformemente como IfcBuildingElementParts.
Uma parede composta no Archicad
Mapeamento de tipos de camadas compostas
Para obter configurações detalhadas de Mapeamento de Tipo, consulte nossa seção dedicada no Guia do Usuário do Archicad 26.
Crie levantamentos de quantidade em nível de componente, incluindo classificações e propriedades sem soluções alternativas. O mapeamento de propriedade em nível de componente permite que arquitetos e gerentes de BIM forneçam a granularidade e o conteúdo de dados necessários sem qualquer pós-processamento.
Ao exportar um modelo do Archicad para o IFC, você pode usar o Mapeamento de Propriedades para garantir que as propriedades do IFC sejam mapeadas com precisão para as propriedades do Archicad, estabelecendo regras no tradutor de Exportação do IFC.
Nas versões anteriores, era possível mapear estas propriedades precisamente apenas no nível do elemento. Por exemplo, você poderia exportar o volume de uma Parede, como um todo, mas não o volume de cada componente.
A partir do Archicad 26, a exportação IFC interpretará automaticamente as propriedades ao nível do componente sempre que aplicável. Se utilizar uma regra de mapeamento contendo uma propriedade de componente (como o Volume do Componente), o modelo IFC incluirá os dados de volume para cada componente individual de um elemento composto.
Mapeamento de propriedade por padrão, "automático
Você também pode especificar uma regra de mapeamento de propriedade para aplicar SOMENTE a um elemento pai ou SOMENTE a seus componentes. Por exemplo, pode criar uma regra que criará um texto estático que só é relevante ao nível do elemento (não dos componentes)
Para tornar uma regra de mapeamento efetiva apenas para o elemento completo, ou apenas para os componentes, use o novo pop-up Regra de Mapeamento (Tradutor de IFC para Exportação - Mapeamento de Propriedade para Exportação):
Saiba mais detalhes sobre Mapeamento de Propriedades para Exportação IFC aqui.
Exporte seus modelos IFC com informações de propriedades e funções dos componentes de elementos complexos do Archicad. Graças aos recursos aprimorados de exportação IFC do Archicad, seus modelos terão mais informações, visando melhorar as necessidades de informações da parte receptora.
Conheça todos os novos recursos de colaboração do Archicad 26:
Para saber mais sobre todos os novos recursos do Archicad 26, leia este artigo.