cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Interoperabilidade
Informações sobre a integração com soluções de terceiros como Revit, Solibri, dRofus, Bluebeam, e análise estrutural, além de troca baseada em IFC, BCF e DXF/DWG.

IFC 4 - ARCHICAD NAO LÊ

Cubica Projetos
Colaborador(a)

Bom dia pessoal,

Estou tentando trazer uma arquitetura em IFC porém quando subo o ARQUIVO ele nem carrega no archicad solo 27 e archicad solo 28 e já da uma mensagem: " falha na importação. O arquivo IFC selecionado contém erros desconhecidos."

Tentei subir o mesmo IFC no archicad solo 24 e apareceu a mesma mensagem de erro: "falha na importação, A versão do arquivo IFC selecionada não é suportada. Obtenha o arquivo no formato IFC 2x3 ou IFC4 (ou converta-o), então tente novamente."

Olha que engraçado, tentei na versão 24 pois ao entrar em contato com o proprietário do IFC me informaram que a versão do revit era a 25, e que o IFC estava no formato IFC4. 

Pedi pra pessoa exportar no IFC formato 2x3 para testarmos, e adivinhem entrou. 

Enfim, minha duvida é a seguinte: o archicad não lê o IFC4? pois ele é a versão mais recente.

Captura de tela 2025-05-27 100239.pngCaptura de tela 2025-05-23 114941.png
1 RESPONDER 1
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Cubica Projetos

Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!

O Archicad é compatível com os formatos IFC2x3 e IFC4, tanto para importação quanto para exportação. Você pode conferir mais detalhes sobre isso aqui.

A mensagem "Falha na importação. A versão do arquivo IFC selecionada não é suportada" indica que o arquivo que você está tentando importar está em um formato diferente dos suportados, provavelmente na versão experimental IFC 4.3. Atualmente, o Archicad não oferece suporte ao IFC 4.3, mas essa melhoria já está no roadmap de produto da Graphisoft e será implementada em breve.

Caso o arquivo tenha sido exportado nesse formato, será necessário convertê-lo para a versão IFC4 para que possa ser aberto no Archicad. Por isso, recomendo entrar em contato com o autor do arquivo para confirmar a versão utilizada na exportação.

Espero ter ajudado.

Rita Gurjão

Community Expert