em 2025-04-15 01:57 PM
Olá,
Estou com um problema na importação de um IFC de projeto estrutural para meu modelo de ARQ.
Estou desenvolvendo um projeto em BIM em que o projetista de EST modelou a estrutura através do TQS e exportou arquivo IFC para que eu pudesse importar no meu modelo de ARQ. O modelo consiste de pilares, lajes e vigas, porém, quando eu importo o IFC, os elementos não são traduzidos de forma correta. Grande parte são traduzidos como Morph ou Objeto, o que gera problemas de representação, documentação e exportação do meu arquivo de projeto e torna o arquivo IFC inutilizável para a metodologia BIM.
Existe alguma forma de traduzir os elementos do IFC para seus respectivos grupos? Ou seja, lajes como lajes, pilares como pilares e vigas como vigas.
2025-04-15 04:24 PM - editado 2025-04-15 04:38 PM
Olá, @Francis FAVO
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
A @Patricia Angelim mencionou uma dica há alguns dias sobre essa interoperabilidade com o TQS que pode ser útil. Pelo que entendi, ao exportar o modelo estrutural do TQS em formato IFC, é possível definir critérios de geração do arquivo e selecionar a opção "Graphisoft". No entanto, existem duas variações dessa opção, uma para versões < 2014 e outra para versões > 2014.
Quando a exportação é feita com a opção < 2014, os elementos são importados no Archicad como Morph. Já com a opção > 2014, isso não acontece. Por isso, pode ser uma solução sugerir ao engenheiro que utilize a opção > 2014 e tentar importar o IFC novamente no Archicad.
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-04-16 09:39 AM
Oi gente, queria somar também. Pede para seu amigo Eng. que está exportando para seguir esse documentação
https://docs.tqs.com.br/Docs/Details?id=949706345&language=pt-BR
Me ajudou muito na compatibilização dos ultimos projetos.