cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Interoperabilidade
Informações sobre a integração com soluções de terceiros como Revit, Solibri, dRofus, Bluebeam, e análise estrutural, além de troca baseada em IFC, BCF e DXF/DWG.

Importação de IFC de modelo TQS

Francis FAVO
Participante

Olá,

Estou com um problema na importação de um IFC de projeto estrutural para meu modelo de ARQ.

Estou desenvolvendo um projeto em BIM em que o projetista de EST modelou a estrutura através do TQS e exportou arquivo IFC para que eu pudesse importar no meu modelo de ARQ. O modelo consiste de pilares, lajes e vigas, porém, quando eu importo o IFC, os elementos não são traduzidos de forma correta. Grande parte são traduzidos como Morph ou Objeto, o que gera problemas de representação, documentação e exportação do meu arquivo de projeto e torna o arquivo IFC inutilizável para a metodologia BIM.

Existe alguma forma de traduzir os elementos do IFC para seus respectivos grupos? Ou seja, lajes como lajes, pilares como pilares e vigas como vigas.

2 RESPOSTAS 2
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Francis FAVO 

Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!

A @Patricia Angelim mencionou uma dica há alguns dias sobre essa interoperabilidade com o TQS que pode ser útil. Pelo que entendi, ao exportar o modelo estrutural do TQS em formato IFC, é possível definir critérios de geração do arquivo e selecionar a opção "Graphisoft". No entanto, existem duas variações dessa opção, uma para versões < 2014 e outra para versões > 2014.

Quando a exportação é feita com a opção < 2014, os elementos são importados no Archicad como Morph. Já com a opção > 2014, isso não acontece. Por isso, pode ser uma solução sugerir ao engenheiro que utilize a opção > 2014 e tentar importar o IFC novamente no Archicad.

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão

Community Expert

Raul Barroso
Impulsionador(a)

Oi gente, queria somar também. Pede para seu amigo Eng. que está exportando para seguir esse documentação
https://docs.tqs.com.br/Docs/Details?id=949706345&language=pt-BR
Me ajudou muito na compatibilização dos ultimos projetos.