em 2020-07-0705:59 PM - editado pela última vez em 2023-05-2201:25 PM por Rita Gurjao
O Modelo Analítico Estrutural integrado ao Archicad ajuda arquitetos e engenheiros estruturais a realizar um trabalho em equipe realmente colaborativo. Esse recurso está disponível a partir do Archicad 24.
Enquanto os arquitetos projetam com a ajuda de modelos físicos (BIM), os engenheiros usam modelos analíticos estruturais simplificados para simular o comportamento da estrutura e otimizá-la. O Archicad fornece uma integração bidirecional para esses dois modelos (modelo físico e modelo analítico estrutural).
Por que você deve usar o Modelo Analítico Estrutural Integrado? Usando o fluxo de trabalho de design integrado, você aprimora a coordenação e obtém colaboração entre as diferentes disciplinas de design, como arquitetos e engenheiros estruturais. O trabalho em equipe realmente colaborativo ajuda a reduzir o risco de erros e economizar tempo e dinheiro.Como Funciona o Modelo Analítico Estrutural Integrado? O modelo analítico estrutural no Archicad é gerado automaticamente a partir da estrutura de carga do modelo físico. Com a ajuda do alinhamento baseado em regras, esse Modelo Analítico Estrutural pode ser facilmente ajustado para alcançar a continuidade exigida pelo software de análise de elementos finitos.
Esse modelo analítico estrutural contínuo pode ser compartilhado com qualquer aplicativo de análise estrutural compatível com formatos de arquivo de código aberto otimizados para esse fim, incluindo:
Formato de Análise Estrutural (SAF)
Visualização de Análise Estrutural IFC (IFC SAV)
Trabalhando em seu programa de análise estrutural, o engenheiro estrutural oferece sugestões de alterações. Essas alterações podem ser facilmente transferidas de volta ao modelo físico do Archicad, de acordo com o modelo analítico estrutural integrado.
Requisitos para o Modelo Físico
Para gerar o modelo analítico a partir do modelo físico do Archicad ou BIM, é necessário atender a todos esses requisitos:
Utilização correta da ferramenta de modelagem O modelo analítico pode ser gerado a partir de elementos criados com as ferramentas Viga, Pilar, Parede, Laje e Telhado (plano simples).
Classificação correta da função estrutural Os elementos físicos devem ser classificados como elementos estruturais.
Definição correta de perfil composto e complexo Os elementos físicos devem conter um componente de Núcleo.
A geração do Modelo Analítico Estrutural deve ser ativada no nível do elemento. Verifique se o elemento está ativado para “Membro Estrutural” em suas Configurações de Elemento.
Antes de começar a trabalhar com o modelo analítico estrutural, recomendamos que você verifique a adequação do modelo analítico físico e estrutural. Faça isso usando as ferramentas Verificação de Modelo disponíveis para você no menu Modelagem.
Requisitos do Modelo Analítico Estrutural Contínuo
Para obter o modelo analítico estrutural contínuo necessário, use as seguintes funções:
Configurações de exibição corretas ao ativar a visualização do Modelo Analítico Estrutural A visibilidade da camada, o Grupo de Intersecção de Camadas e o status de Renovação são refletidos na geometria do modelo analítico estrutural.
Regras de Geração Com a ajuda das Regras de Geração, é possível garantir que o modelo analítico estrutural seja ajustado de acordo com um conjunto de regras, em vez de uma modificação manual.
Ferramenta Vínculo Estrutural Use essa ferramenta para criar a continuidade necessária no modelo analítico estrutural, sem modificar o modelo físico ou o modelo analítico estrutural.
Tradutor SAF Use essas configurações do tradutor para mapear corretamente todas as informações (por exemplo, materiais, seções transversais etc.) transferidas entre o Archicad e o software externo de análise de elementos finitos. Dessa forma, você pode obter uma comunicação bidirecional estável.