Lista de Desejos
Envie seus desejos para os produtos da Graphisoft: Archicad, BIMx e BIMcloud
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Temos muitas opções mas seria ótimo se pudéssemos editar as dimensões para evitar a criação de folhas personalizadas.

Aline_BRios_0-1755278878862.png

 

MELHORIAS NA FERRAMENTA MALHA QUE POSSIBILITEM TRABALHAR MELHOR A TOPOGRAFIA, COM DADOS DE CORTE E ATERRO, POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA CAMADA DE ASFALTO/CALÇADA, CRIAÇÃO DE TALUDES ATRAVÉS DE PARÂMETROS,

Gostaria demais da possibilidade de vincular elementos dentro do Archicad, semelhante ao que o Revit faz. Por exemplo: Eu conseguir vincular revestimentos passados na frente das paredes (método parede cebola), às portas e janelas de forma que as mesmas já "furem" esse revestimento. Vincular uma laje de piso ao contra piso, de forma que ao atualizar o módulo a camada de piso acompanhe a mudança de altura do contra piso. Vincular revestimentos ao forro, para que os mesmos possam sempre estar "morrendo" no forro, e ao mudar a altura do forro os revestimentos acompanhem por estarem vinculados. 
Vincular objetos de layout ao piso, para estarem sempre no nível que foram colocados, evitando retrabalho ao modificar alguma altura ou módulo associado. 

São diversos os usos para essa vinculação entre elementos, todos evitariam retrabalho e trariam um fluxo muito otimizado de trabalho para arquitetura e interiores. 

Opções de Pefil Complexo na Aba de Puxadores, com objetivo de aberturas 3D e projeções de abertura automáticas nas vistas.

Portas de correr com mais opções de folhas, precisamos de no mínimo 10 folhas.

As mesma porta precisa ter opções de trilhos, sendo usar um trilho para mais folhas ou um trilho para cada folha.

 

 Mais um desejo antigo que creio que sejam de muitos.... Paredes que hoje trabalhamos com camadas, como exemplo, BLOCO | REBOCO | ACABAMENTOS, muitas vezes num desenho queremos que essa camada do acabamento, pare na altura do forro para quantificação em tabelas, o que nao ocorre, e temos que precisar de algumas maneiras para que esses acabamentos por exemplo que adentram em entre forros não sejam quantificados. 

Se pudermos ter essas camadas de paredes reguladas em altura, nao apenas espessura como funciona hoje,  para que uma fica mais baixa que outra RESOLVERA muito na vida de projetos que fazem quantificação em tabelas do archicad!!! 

Inserir nas opções de tipo de folha de porta a opção veneziana, assim como já existe nas janelas. Hoje temos que representar com travessas (o que não é o real, o corte da porta fica totalmente errado) ou criar uma folha de porta personalizada, o que deixa a porta muito engessada em relação a superfícies e tamanhos do requadro.

As paredes ter ajustes de alturas inicial e final diferentes (igual é possível fazer com as vigas). Atualmente, tem criar um plano inclinado (cobertura) e fazer operação com elementos sólidos...muito chato...

 

Fazer corte e aterro de forma nativa inclusive no Archicad Solo !!

Usar o que já temos no BIMx como modo de gravidade como opção de navegação no modelo 3D dentro do Archicad, no ambiente de trabalho. Eu uso muito a função voar quando você aperta o F para da uma olhada no modelo para vê se tá tudo nos conformes. Um modo gravidade deixaria esse fluxo bem mais confortável.  

O objeto Armário Baixo (móveis de cozinha) seria muito mais interessante se tivesse a opção de: na parte superior tivesse a opção de escolhe entre um elemento fechado (como é hoje) e uma opção de sarrafos (como é executado os armários reais). O motivo disso é que quando optamos por utilizar um tampo personalizado (com viga segmentada por ex) precisamos usar uma operação de elemento sólido com o Armário para furar o local da cuba, cooktop etc.

A ferramenta parede pode ser muito versátil para modelar outros elementos além das paredes, ainda mais pelo sua facilidade e confiabilidade na extração dos quantitativos, mas sua representação simbólica é limitada. Por exemplo, quando desenhamos elementos limítrofes de cobertura ou que apareçam a projeção, por vezes queremos que apareça apenas a linha de uma das arestas, de forma a ficar mais claro e despoluído a planta baixa. Seria interessante a adoção da opção de usar o eixo da parede como o símbolo de projeção, tanto da ferramenta de parede quanto da ferramenta de viga, que também é bastante utilizada para o desenho testeiras e platibandas, conforme o exemplo abaixo:

RicardoHeim_0-1756146784603.png

A ferramenta parede, quando está em vista, também precisa de mais opções para editar a trama de vista, já que hoje não existe essa opção e ela sempre fica branca sólida sendo possível apenas altera-la por sobreposição.

Todos que já tiveram que desenhar uma escada em U ou tiveram que fazer um quantitativo geral de pisos conhece as limitações da ferramenta de escada.
É necessária uma reformulação de como a ferramenta equaliza as sobras de medidas, principalmente na junção com os patamares em que os lances ficam desalinhados.

RicardoHeim_0-1741359950744.png

Uma segunda necessidade é em relação ao material de construção do acabamento, o qual não é possível extrair os quantitativos através da 'área de componente', necessitando a criação de expressões e jeitinhos. Além de não permitir a seleção do ponto de origem e orientação da trama de superfície e da textura em 3D, também não permitindo a sua sobreposição. Como o símbolo da escada é dinâmico, é essencial que esses parâmetros sejam de fato paramétricos e não fixos.

A ferramenta dividir é limita à uma linha ou arco, mas seria muito útil a possibilidade de cortar com um desenho personalizado, principalmente para a divisão de lajes e coberturas.

 

RicardoHeim_0-1762194903661.png

 

Por exemplo, eu gostaria de recortar a laje abaixo em duas partes, seguindo o desenho da parede. O método atual me obriga à, ou fazer vários recortes com a ferramenta dividir, ou recortar com a ferramenta subtrair do polígono, deixando um vão entra as duas partes, sendo necessário um segundo passo para encostar as arestas novamente.

 

RicardoHeim_1-1762195100225.png

RicardoHeim_2-1762195251112.pngRicardoHeim_3-1762195333126.png

 

 

Lembra do F8 (ortho) lá do CAD o software que os antigos astecas usavam para projetar? Então, exatamente isso, apartar um "F8" e pinba.. suas paredes, vigas, guarda corpo e outras ferramentas lineares por ex. estarão presas a um ângulo reto. 

Gosto muito de utilizar a ferramenta Zona para fazer os estudos iniciais de um projeto, geralmente definição de leiaute, volumetria, etc. No entanto, quando habilitamos a opção "Rastreamento e referência", as zonas localizadas no piso escolhido como referência não aparecem, seria bastante útil a visualização destas zonas.