cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

1999 │ Archicad 5.0 │ iMac G3

Rodrigo Guerra
Colaborador(a)

RodrigoGuerra_0-1672269315080.png

iMac G3 de 1998 rodando o Archicad 5.0 em 2022!

 

Conheci o Archicad em 1999 quando cursava arquitetura na FAU-USP. Sua interface intuitiva, a possibilidade de modelagem em 3D e documentação do projeto chamaram minha atenção. Tomei a decisão de desenvolver meu TFG inteiramente no Archicad 5.1 Educacional, sob orientação do professor Marcos Acayaba, que coincidentemente também usava o programa em seu escritório e me incentivou a seguir em frente com a nova ferramenta.

Os desafios eram grandes, o tema do meu projeto era a implantação de um novo bairro em São Paulo, e envolvia estudo de movimentação de terra, de insolação e testes de tipologias arquitetônicas que validassem a implantação proposta.

Naquela época as ferramentas de modelagem do terreno eram limitadas e, por isso, trabalhei com um plugin chamado ArchiSite que permitia a abertura de ruas e calçadas de forma bastante efetiva.

 

RodrigoGuerra_1-1672269386782.png

 

Tenho certeza de que o Archicad contribuiu para que alcançasse o objetivo no prazo determinado, além de possibilitar o teste de diversas implantações no terreno e comparar os resultados de forma mais rápida e eficiente.

RodrigoGuerra_2-1672269386843.png

 

RodrigoGuerra_3-1672269386885.png

 

RodrigoGuerra_4-1672269386917.png

Imagens do TFG apresentado em 2000, desenvolvido com Archicad 5.1

 

Desde então, o Archicad faz parte da minha vida profissional. Implantei o Archicad 6.5 no primeiro escritório em que trabalhei e viria a me associar anos mais tarde. Acompanhei de perto o lançamento do conceito do Edifício Virtual que seria substituído pelo termo BIM. Quantas mudanças! O Plot Maker, Team Work, operação de sólidos, documento 3D, materiais de construção, parede cortina, BIMcloud, BIMx ... difícil lembrar e até mesmo acompanhar tantas novidades!

No início dos anos 2000 não havia suporte no Brasil, éramos poucos usuários, um pequeno grupo que ousava desafiar o padrão do mercado. É incrível olhar para trás, lembrar essa longa jornada e fazer parte dessa evolução!

 

 

RodrigoGuerra_6-1672269460024.png

Documentação Archicad 6.5

 

 

RodrigoGuerra_7-1672269545560.png

 

 

RodrigoGuerra_8-1672269558639.png

Antigamente o Archicad vinha em uma caixa super bacana! 😃

 

RodrigoGuerra_9-1672269599808.png

meu primeiro iMac rodando o Archicad 5.0 até hoje em perfeito estado

 

 

Comentários
Celia Matsuda
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

Uau! Que legal Rodrigo!

Muito bom ver você por aqui.

Abraço!

Rubia Torres
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

Woow, @Rodrigo Guerra!

Que bacana ver esse xodó rodando Archicad até hoje!

Obrigada por compartilhar. Arrancou uns sorrisos de meia duzia de colegas aqui.

raphaelmattera
Recém-chegado(a)

Que demais Rodrigo!