cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Minha Graph História - Diego Barreto

Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Minha história é recente, mas de muito aprendizado e gratas surpresas graças ao Archicad. Em 2019 eu estava no meio da graduação ouvindo falar sobre BIM e experimentando algumas opções. Ali eu já me inquietava com uma questão: "Como pode um profissional se formar e ter que lidar com tantos softwares para trabalhar e licenciar?". Algo estava errado no fluxo de trabalho que nos era incentivado. 

 

Eis que ainda em 2019 eu ouvi falar de um software que poderia integrar todo o fluxo de trabalho em um único lugar. Todas as entregas de um arquiteto em um único software, uma única licença, uma só solução. Pensei: "É isso, vamos tentar!". Daquele momento até o fim do ano foram muitas horas de video-aulas, leituras e experimentações. O ano seguinte seria o de implementação e a versão seria a 23.

 

Posso dizer que o ano que escolhi migrar, talvez não tenha sido dos melhores. 2020 foi um ano de acontecimentos inesperados e muitas perdas pelo caminho. Saímos de colaboração presencial constante para isolamento completo. Estávamos online não por opção, mas por necessidade e todos com suas trajetórias pessoais comprometidas. Como seguir implementando assim? Felizmente o software nos ajudou. Intuitividade, flexibilidade e uma organização pensada em arquitetos era o que estávamos precisando. Um software que se adaptasse as nossas necessidades em vez de esperar que nos adaptássemos a sua dinâmica. Nesse contexto de tantas dificuldades, encontrar um software que se organiza como um arquiteto projeta foi um alívio que precisávamos na faculdade. Eu gostava de dizer pra mim mesmo e pra convencer os colegas de faculdade a seguir com os trabalhos em Archicad que mesmo com conhecimentos básicos, o programa era tão intuitivo que eu conseguia olhar para a arquitetura na tela de abertura e entender como construí-la dentro do Archicad. 

illustration-ac23.jpg

 

No ano de 2020 e 2021, toda a minha produção acadêmica seguiu exclusivamente com Archicad. A cada novo projeto, novas descobertas, novas funcionalidades e novos desafios. Falando de desafios, 2021 foi ano de participar do Building Together Challenge, e não é que recebi alguns brindes da Graphisoft por essa participação? 

 

graph storie.pngUm pequeno kit da Graphisoft, mas um grande incentivo para continuar se aprofundando. Veio a conclusão do curso em que o Param-o foi um lançamento na hora certa. Logo depois, veio o primeiro projeto profissional. Outra grata surpresa: A apresentação não chegou nas imagens renderizadas que havia produzido, pois o BIMx foi suficiente para a cliente validar cada solução encontrada. Satisfação e reconhecimento na primeira reunião graças ao Archicad. Daí em diante, a cada novo projeto, venho aprimorando minhas habilidades. Novos projetos surgiram e a necessidade de explorar novos recursos também. 

 

PORTFOLIO3-4.png

 

 

PORTFOLIO3-2.png

Agora estou trabalhando com o Archicad 26, sempre me atualizando e avançando nas potencialidades que o software pode oferecer. Hoje eu conto minha graph história no final de 2022 como arquiteto e urbanista com domínio e uso diário do Archicad. Conto a história olhando pro passado e projetando futuros. Treinador certificado? BIM Manager?  Parcerias de projetos e produção de conteúdos em BIM? O que o futuro nos reserva é incerto. A única certeza é que esse é só o começo dessa minha graph história.