cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Sua opinião é importante para nós!
Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28

Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.
SOLUCIONADO!

Como fazer a topografia do jeito correto?

diegosprates
Impulsionador(a)

Olá pessoal, tudo bem?
Neste semestre comecei a usar exclusivamente o Archicad para o projeto da disciplina.

Confesso que não fui um aluno muito bom em Topografia, mas pelo que entendi, temos sempre que buscar inserir a edificação fazendo determinados arranjos no terreno. E embora isso venha OK na cabeça, tive dificuldade com a modelagem adequada, principalmente quando se trata de terreno com diferentes níveis.

No final das contas tive que inserir tramas no meus cortes para representação adequada do solo, pois a modelagem ficou muito inadequada.

Segue uma imagem do que acabei fazendo e gostaria de ajuda para saber fazer do jeito correto, sem "gambiarras"; Fiquei em dúvida se eu tinha que fazer diversas operações de elementos sólidos. A minha ideia era sempre poder mexer ao máximo no "bloco único" de malha que fosse o terreno.
Obs: um exemplo foi minha calçada e asfalto, que no ponto mais baixo tinham apenas 0,15 de altura e na cota mais alta chegava a quase 3 metros. Em verde tem a flecha para indicar a posição de visão;

Abs, agradeço qualquer ajuda.

diegosprates_0-1690152778572.png

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Carolina Timbo
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Diego
Falando um pouco da minha experiência modelando terrenos, gosto de criar o terreno de acordo com as curvas de nível passadas pelo topógrafo e guardá-lo em um vegetal separado para ter como referência. Depois disso, eu faço uma cópia desse terreno e nela é que eu faço as alterações necessárias.

Em relação à adaptação desse terreno para o projeto, isso pode ser feito usando operações com elementos sólidos a partir das lajes dos edifícios, incluindo novos pontos na malha do terreno para modelá-lo de acordo com a movimentação de solo necessária, ou até criando blocos de terreno distintos. Acredito que não há problema em fazer quantas operações com elementos sólidos sejam necessárias para fazer as adaptações, só é importante ter em mente que esse processo pesa um pouco e, caso você esteja trabalhando num projeto muito grande, talvez vá precisar de uma máquina mais potente para rodar o projeto melhor.

Já trabalhei, por exemplo, com um terreno extremamente íngrime e nesse caso, eu preferi criar dois blocos de terreno: um para a parte acidentada e um para a parte plana que seria uma espécie de platô para acomodar o térreo do edifício. Talvez pudesse ter feito uma operação com elementos sólidos, mas achei mais prático dividir o terreno. Depois, usei o terreno original inalterado para comparar com o ajustado e ver as movimentações de solo.

Não sei entendi bem sua dúvida ali no exemplo da calçada, mas costumo fazer uma malha separada para a calçada e para a rua. Deixo a representação mais esquemática mesmo, não represento a a espessura da calçada e da rua. Eu nivelo pelo fundo da malha de forma que a espessura funcione para todos do terreno (conforme imagem em anexo). 

Espero ter ajudado,

Atenciosamente

Exibir solução no post original

1 RESPONDER 1
Solução
Carolina Timbo
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Diego
Falando um pouco da minha experiência modelando terrenos, gosto de criar o terreno de acordo com as curvas de nível passadas pelo topógrafo e guardá-lo em um vegetal separado para ter como referência. Depois disso, eu faço uma cópia desse terreno e nela é que eu faço as alterações necessárias.

Em relação à adaptação desse terreno para o projeto, isso pode ser feito usando operações com elementos sólidos a partir das lajes dos edifícios, incluindo novos pontos na malha do terreno para modelá-lo de acordo com a movimentação de solo necessária, ou até criando blocos de terreno distintos. Acredito que não há problema em fazer quantas operações com elementos sólidos sejam necessárias para fazer as adaptações, só é importante ter em mente que esse processo pesa um pouco e, caso você esteja trabalhando num projeto muito grande, talvez vá precisar de uma máquina mais potente para rodar o projeto melhor.

Já trabalhei, por exemplo, com um terreno extremamente íngrime e nesse caso, eu preferi criar dois blocos de terreno: um para a parte acidentada e um para a parte plana que seria uma espécie de platô para acomodar o térreo do edifício. Talvez pudesse ter feito uma operação com elementos sólidos, mas achei mais prático dividir o terreno. Depois, usei o terreno original inalterado para comparar com o ajustado e ver as movimentações de solo.

Não sei entendi bem sua dúvida ali no exemplo da calçada, mas costumo fazer uma malha separada para a calçada e para a rua. Deixo a representação mais esquemática mesmo, não represento a a espessura da calçada e da rua. Eu nivelo pelo fundo da malha de forma que a espessura funcione para todos do terreno (conforme imagem em anexo). 

Espero ter ajudado,

Atenciosamente

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas