em 2021-05-21 10:26 AM - editado pela última vez em 2023-12-19 02:31 PM por Rita Gurjao
O Archicad aborda os fluxos de trabalho de projeto baseados em níveis, pois é de grande importância a qual pavimento os elementos pertencem. Como consequência, o planejamento de edifícios com níveis divididos pode ser um pouco mais difícil em certos casos.
Este artigo aborda uma visão geral abrangente deste tópico, apresentando quais são os principais tipos de níveis intercalados, que tipo de questões podem surgir durante o processo de planejamento e como eles podem ser resolvidos.
Durante o desenvolvimento de um projeto, existem duas situações diferentes de planejamento de níveis intercalados. Os pavimentos de uma casa podem ser escalonadas, como é o caso de um mezanino ou um estacionamento de pode ter vários pavimentos com rampas.
Por outro lado, o conceito de níveis intercalados também surge quando mais edifícios estão localizados em um terreno muito acidentado ou inclinado. Para exibir os pavimentos apropriadas dos edifícios (que logicamente pertencem um ao outro: por exemplo, todos os primeiros pavimentos) em uma planta baixa comum com as mesmas configurações pode ser complicado devido às grandes diferenças de altura.
O mais importante a saber quando você planeja um edifício de dois andares é que você não precisa dedicar um pavimento separado para cada nível. O gerenciamento de muitos pisos pode complicar significativamente o seu fluxo de trabalho. Você pode modelar seu edifício com um pavimento que contenha todos os elementos. Para exibi-los em seus leiautes de planta baixa corretamente, você deve salvar Vistas com definições diferentes de seu modelo (por exemplo, usando diferentes alturas de plano de corte de planta baixa ou opções de vista de modelo). Posteriormente, conecte essas visualizações no leiaute ao longo da linha da mudança de nível.
Com este método, você pode compensar o fato de que, nessas situações de projeto, um ajuste integrado não é uma opção. (Observação: se fornecer uma vista aceitável, você pode definir a exibição da planta baixa das paredes como Corte Simbólico nas configurações de seleção de parede. Com esta opção, as janelas serão exibidas independentemente de sua localização vertical. No entanto, esta opção pode ser definida apenas em conjunto com a opção “Apenas no Piso de Origem” para as paredes. Se houver tais elementos (por exemplo, escadas), que serão representados corretamente se outras opções forem definidas, por exemplo, "Todos os Pisos Relevantes" ou "Piso de Origem e Um Acima" , a exibição simbólica não pode deve ser uma preferência ou significar uma boa alternativa).
Passo 1
Crie seu modelo dentro de um pavimento. Se necessário, você pode usar a ferramenta Gravidade para colocar os elementos facilmente nas lajes escalonadas. Outra opção é arrastar os elementos para o lugar certo nos Cortes/Elevações.
Também é útil para o posicionamento, definir um nível de referência para os níveis intercalados em Opções>Preferências do Projeto>Níveis de referência. Você pode escolher esses níveis para colocar os objetos em relação a eles.
Além disso, você pode determinar todas as posições uniformemente em comparação com o Nível do Mar ou Cota Zero.
Passo 2
Salve Vistas separadas dos pavimentos. Devido aos níveis intercalados, um plano de corte de planta de piso unificado não pode ser escolhido para todos os níveis. Portanto, você deve se concentrar em uma parte do nível e definir a altura do plano de corte da planta baixa para essa parte corretamente e salvar com a vista essas configurações. Faça isso para todas as partes do pavimento.
Passo 3
Conecte essas visualizações separadas no Leiaute ao longo da linha de mudança de nível. Oculte os títulos do desenho e adicione novos pontos ao polígono do quadro de desenho para seguir a linha de divisão, se necessário.
Nota: No entanto, nem sempre é útil acomodar tudo em um único andar. Se a diferença de altura for maior do que a altura normal do plano de corte da planta de piso, sugere-se dividir o modelo em mais andares, mas com essa opção você pode trabalhar em um único pavimento.
Se mais de um edifício é projetado em um projeto, geralmente é necessário exibir seus pavimentos correspondentes em um plano. Quando os níveis de referência das casas estão situados em alturas díspares devido ao terreno acidentado, a altura de andar a andar dos andares não pode ser definida de uma forma que acomode bem todos os andares. Se escolher um valor de altura muito alto para cobrir todos os níveis de referência, podem ocorrer problemas nas relações e na aparência dos elementos. Portanto, sugere-se modelar cada edifício em um arquivo independente e preparar a documentação para eles também separadamente.
Posteriormente, é recomendado mesclar essas documentações em um arquivo. Para mostrar todos os edifícios ainda em 3D juntos, você pode usar os Módulos Associados. Coloque os modelos de construção como Módulos Associados em seus locais adequados em um arquivo hospedeiro que contém o terreno. Este método é bastante útil para a exibição 3D, para apresentar como o terreno ficará, mas menos apropriado para a fase de modelagem e documentação.
Ao projetar estruturas com níveis divididos, você pode enfrentar problemas ao colocar elementos que pertencem a mais de um nível, como paredes ou escadas de vários andares. As paredes de vários andares também têm um pavimento de referência, como todos os outros elementos do Archicad, mas devido às suas aberturas, elas também podem ser vinculadas a vários outros pavimentos. Consequentemente, no caso de problemas de design de nível intercalado, trabalhar com cálculos e tabelas pode exigir atenção extra. Em níveis intercalados, a listagem automática de portas e janelas pode não se organizar como esperado: ao projetar uma casa de dois níveis, você costuma usar elementos de vários andares. Se estes tiverem aberturas, podem aoparecer nos Mapas que nem sempre são atribuídos à parede em que são colocados. A razão por trás disso é que as portas e janelas são exibidas nos Mapas de acordo com o pavimento a que pertence a linha média.
1. Pense bem e decida logo no início da modelagem como os pavimentos serão organizados em seu prédio. Use as diretrizes mencionadas acima para isso. Tente aplicar o método mais simples, que se adapte à sua situação de projeto;
2. Nomeie os pavimentos de forma clara para você, especialmente se os níveis intercalados estiverem localizados em edifícios separados. Atenha-se às nomenclaturas escolhidas;
3. Você também pode ajustar os posicionamentos das peças da biblioteca 3D na janela 3D, mas evite modelar todo o edifício ali, pois isso poderia desviá-lo em relação à exibição da planta baixa;
4. Se em seu arquivo de modelo houver muitos pavimentos devido a pavimentos auxiliares ou Módulos Associados, também uma função útil é a caixa de seleção para histórias nas Configurações de história, com a qual você pode controlar a visibilidade de seus andares. Isso fornece uma visão geral clara nos Cortes e Elevações;
5. Para a documentação, use os métodos acima mencionados: faça os Leiautes das partes de Vistas conectadas, ao projetar um único edifício ou faça a documentação final de Vistas separadas, ao projetar mais edifícios.