cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Bibliotecas & Objetos
Sobre as bibliotecas do Archicad e BIMcloud, sua gestão e migração, objetos e outros componentes de biblioteca, etc
SOLUCIONADO!

Definição de pontos quentes em objeto do Param-o

Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

DiegoAzevedo_0-1685997325221.png

 

Olá pessoal,

 

criamos um objeto de vaga de estacionamento paramétrico próprio por aqui para atender melhor às nossas necessidades de representação em planta. Utilizamos o param-o para essa criação e já está bem funcional. O único problema é que por padrão os pontos quentes da modelagem vinda do param-o estão vinculados apenas às extremidades do objeto. Precisaríamos de pontos quentes nos cantos internos das faixas para facilitar na hora de cotar. Poderiam indicar algum material de param-o ou GDL para inserção de pontos quentes em objetos paramétricos?

 

2 SOLUÇÕES ACEITAS

Soluções aceitas
Solução
Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Existem 2 caminhos pelo que estou pensando agorae na minha opinião:

1- Você pode criar no script 2d uma array de hotspots2 conforme o crescimento das vagas, e fazer um pós tratamento no objeto que veio do param-o. 

 

2- Criar uma logica de crescimento no param-o que multiplica o hotspot em conjunto no 3d normalmente o param-0 deixa habilitado o hotspot3d para replicar em planta.

A logica é criar um cluster de nós paramétricos na programação visual.

Sobre isto tenho um post no instagram, link abaixo:
Como usar clusters no param-o 

 

Exibir solução no post original

Solução
Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Trazendo a solução para minha própria questão aqui:

 

Foi utilizado o comando HOTSPOT2 para inserir os pontos quentes paramétricos. Como eu utilizei as próprias dimensões gerais como parâmetros no param-o e (até o momento) as faixas tem valores fixos de 10 cm, o script ficou assim:

 

PROJECT2 3, 270, 2
 
!HOTSPOTS x,y
 
HOTSPOT2 0,0
HOTSPOT2 A,0
HOTSPOT2 0,B
HOTSPOT2 A,B
HOTSPOT2 A+0.10,0
HOTSPOT2 A+0.10,B
HOTSPOT2 -0.10,0
HOTSPOT2 -0.10,B
HOTSPOT2 A/2,B/2

Exibir solução no post original

5 RESPOSTAS 5
Solução
Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Existem 2 caminhos pelo que estou pensando agorae na minha opinião:

1- Você pode criar no script 2d uma array de hotspots2 conforme o crescimento das vagas, e fazer um pós tratamento no objeto que veio do param-o. 

 

2- Criar uma logica de crescimento no param-o que multiplica o hotspot em conjunto no 3d normalmente o param-0 deixa habilitado o hotspot3d para replicar em planta.

A logica é criar um cluster de nós paramétricos na programação visual.

Sobre isto tenho um post no instagram, link abaixo:
Como usar clusters no param-o 

 

Solução
Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Trazendo a solução para minha própria questão aqui:

 

Foi utilizado o comando HOTSPOT2 para inserir os pontos quentes paramétricos. Como eu utilizei as próprias dimensões gerais como parâmetros no param-o e (até o momento) as faixas tem valores fixos de 10 cm, o script ficou assim:

 

PROJECT2 3, 270, 2
 
!HOTSPOTS x,y
 
HOTSPOT2 0,0
HOTSPOT2 A,0
HOTSPOT2 0,B
HOTSPOT2 A,B
HOTSPOT2 A+0.10,0
HOTSPOT2 A+0.10,B
HOTSPOT2 -0.10,0
HOTSPOT2 -0.10,B
HOTSPOT2 A/2,B/2
Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Eita! Acabei respondendo ao mesmo tempo que você, Ruben. Eu acho que preciso estudar um pouco mais de param-o pra alcançar estes conceitos, mas vou explorá-los, com certeza! Imagino que acabei desenvolvendo como na primeira opção por aqui.

Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

funciona bem isso, mas como dica eu optaria em criar constantes essas linhas de código poderiam ser reduzidas. 

Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Boa! Obrigado Ruben. Esse foi um primeiro teste com GDL. Vou avançar e desenvolver assim. Faz total sentido 😁

Aprenda e conquiste certificados!

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas