em 2024-06-12 05:06 PM - editado pela última vez em 2024-06-12 05:08 PM por Rita Gurjao
Em algumas situações ao desenvolver projetos, precisamos modelar esquadrias que estão em mais de um pavimento ou que estão inseridas em um nível intermediário, entre dois pavimentos, como por exemplo, janelas de escadas de incêndio em prédios. No Archicad, modelamos os elementos do projeto por Piso e não conseguimos vincular uma Porta ou Janela a mais de um elemento, porém, existem diversas maneiras para solucionar o problema. O objetivo desse artigo é apresentar uma das possibilidade para modelar e documentar essas esquadrias.
Quando temos 2 paredes, por exemplo, uma no Pavimento Térreo e outra no Primeiro Pavimento, ao modelar uma esquadria que "invade" a altura do Primeiro Pavimento, esta é a visualização que temos no Archicad.
Para ajustar a sua modelagem e documentação precisamos fazer alguns ajustes.
Para ajustarmos a modelagem, podemos utilizar a ferramenta Abertura na parede do Primeiro Pavimento e retirar a parte da parede que está se sobrepondo a janela.
Dessa forma, conseguimos resolver a questão da modelagem da nossa esquadria.
Agora, quando falamos da documentação, a representação no Primeiro Pavimento ficará com a representação da sua Abertura, que não é a mesma representação da sua janela.
Caso você deseje que a sua janela apareça em corte no Primeiro Pavimento, algumas modificações serão necessárias. A primeira delas é que a sua parede do Pavimento Térreo precisa ter altura suficiente para aparecer em "corte" no seu Primeiro Pavimento. Portanto, é necessário que ela tenha uma altura maior do que a do Piso que está modelada.
Feito isso, será necessário alterar as seguintes alterações:
1. Entrar nas Definições da Parede e no menu "Planta e Corte" alterar para "Mostrar em Todos Os Pisos Relevantes".
2. Em seguida, na sua vista salva no Mapa de Vistas, você precisa entrar nas Definições de Vista, ir em "Definições de Plano de Corte em Planta" e alterar para mostrar "1" "Piso(s) Abaixo".
Para finalizar, é preciso deixar a sua abertura com "Caneta de Fundo da Trama" Transparente, para que seja possível visualizar a esquadria que está embaixo dela.
Vale ressaltar que, caso você deseja usar esse caminho, é necessário ajustar a altura da parede do Primeiro Pavimento para que não tenhamos 2 paredes sobrepostas, já que aumentamos a altura da parede do Pavimento Térreo para que ela pudesse passar no plano de corte da sua planta baixa do Primeiro Pavimento.
Como falei, este é apenas uma das maneiras para solucionar essa situação de projeto, mas tudo dependerá de como você quer representar e quais informações você gostaria de extrair dessa esquadria.
Caso deseje simplificar a sua representação no Primeiro Pavimento e não ter todo esse passo a passo, você também pode alterar a visualização da abertura para indicar que existe uma esquadria, ao invés de um retângulo branco, por exemplo um X ou alguma outra marcação, em suas Definições.