cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

Documentação
Sobre as ferramentas de documentação do Archicad, visualizações, filtros do modelo, leiautes, publicação, etc

Leiautes JPEG

EricaMoura
Colaborador(a)

Bom Dia! Gostaria de saber se há algum modo de configurar a publicação em JPEG das pranchas para uma qualidade superior aos 72 pixels. Pois as opções de publicação em TIFF, PNG, JPEG, mesmo alterando para qualidade:  melhor ( 100 ), continuam saindo em qualidade péssima com palavras distorcidas e ilegíveis. E não é interessante usar de outros programas para converter o PDF do archicad para JPEG, já que o próprio Archicad oferece as demais opções. 


IMG-20230508-WA0010.jpg
5 RESPOSTAS 5
Otavio Augusto
Treinador(a) Certificado(a)

Boa tarde @EricaMoura , tudo bem?


Caso você esteja tentando exportar uma vista especifica separadamente como JPG, tem um truque para "melhorar" a resolução.

(14) Como exportar jpg com qualidade no Archicad - YouTube

Este tutorial mostra rapidamente como pode resolver seu problema.

 

Já caso seu problema seja as imagens geradas dentro de um .PDF, você pode mudar as configurações do documento PDF no seu exportador de pdf abrindo as opções de documento e depois as opções de pdf como na imagem em anexo.


Sem Título-1.jpg

Olá Otávio, já tinha visto esse vídeo também e agradeço mesmo assim. Mas o que procuro seria uma solução ou opção dentro do próprio AC mesmo. Quanto a PDF tá tranquilo o problema é apenas, como expliquei acima, com imagens JPEG, PNG ou TIFF que perdem muita qualidade quando publicadas.

Acredito que seria muito melhor se existisse uma opção real de melhoramento dessas imagens na hora da publicação igual acontece com o PDF dentro do próprio Archicad.

Olá, @EricaMoura  

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!

 

Esse truque que o @Otavio Augusto mostrou também funciona para os Leiautes, ou seja, se você aproximar a visualização e salvar, terá esse problema de visualização do texto resolvido. Por exemplo, essa primeira imagem foi um Leiaute salvo sem o zoom:

Sem o Zoom.jpg

e essa, com o zoom:

Com o Zoom.jpg

 

Percebe que houve uma melhoria na visualização? Porém, não é um trabalho otimizado para publicação de diversos Leiautes. Existe também a possibilidade de definir o tamanho da Janela 3D, clicando com o botão direito na Janela 3D e indo em "Definir Tamanho da Janela".

 

Captura de Tela 2023-05-09 às 09.16.32.png

 

Nela, é possível definir o tamanho da Janela para inserir no Leiaute com uma melhor qualidade definindo os pixeis.  

Captura de Tela 2023-05-09 às 09.16.44.png

Espero ter ajudado!

Vamos esperar para ver se mais alguém tem dicas para otimizar esse processo.

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Sim, percebi a melhora, porém já conheço todos esse processos. Minha questão é justamente essa... Existem essas maneiras porém não são tão fluidas para o trabalho no Archicad. São formas não tão conhecidas e nem tão fluidas que "encontraram" para suprir essa falha. Seria muito bom em um futuro próximo que houvesse uma atualização que nos permitisse obter mais opções de qualidade para essas outras extensões.

De todo modo agradeço a todos pelas soluções aqui compartilhadas. 

Erica, já precisei muito publicar minhas pranchas direto do Archicad em png ou jpg mas a qualidade é péssima mesmo.

 

O melhor jeito que uso a uns 4 anos é salvar em pdf e usar um conversor externo para jpg. Se vc usa windows, posso indicar alguns aplicativos fáceis. No menu iniciar, abra a Microsoft store e procure por Xodo - PDF, PDF Reader Elf que são editores (e tbm convertem pdf to jpg) gratuitos ou o Any PDF to JPG, que só converte. Já usei todos, e funcionam muito bem e vc nao precisa ficar usando conversores online que são muito limitados. 

 

Tbm gostaria muito que no 27 esse recurso fosse melhorado, é muito simples de resolver tendo em vista q esses conversores fazem isso com muita rapidez e são apps extremamente leves. Mas acho q a demanda é muito baixa ou quase ninguém usa esse recurso então acaba ficando estagnado infelizmente.

 

amilcky_0-1690778430211.png

amilcky_1-1690778502610.png

 

 

Amilcky Scherwinski | Arquiteto e BIM Manager

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas