cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Documentação
Sobre as ferramentas de documentação do Archicad, visualizações, filtros do modelo, leiautes, publicação, etc

Mapa de vãos

JFARQUITECTO
Colaborador(a)

Tenho uma dúvida. 

Estou a fazer um mapa de vãos interior por pisos.

Tenho o piso 1 à cota 3,80, mas também tenho uma laje do piso 1 à cota 2,70

Desenho uma parede na laje da cota 2,70 estando no piso 1. Quando insiro um vão de porta nessa parede na laje à cota 2,70 (-1,10 do piso 1) (+2.70 do piso 0), o archicad entende que esse vão pertence ao piso 0 ! , pois aparece no mapa de vãos do piso 0

Se insiro esse vão a -1,05 do piso 1 (+2,70 do piso 0) o archicad já entende que o vão pertence ao piso 1.

 

Ou seja, percebo que existe um limite pré-definido em que a fronteira para os vãos é de 2,70  - abaixo de 2,75 é piso 0 e acima de 2,75 é piso 1, independentemente da parede estar ancorada ao piso 1.

 

É mesmo assim ou há maneira de alterar este parâmetro ?

 

aguardo para quem possa ajudar-me

 

cumprimentos

Jfeio


1.png2.png
1 RESPONDER 1
Michelle Marques
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, JF! Tudo bem?

 

Se entendi bem, a sua situação é a que coloquei na imagem abaixo, certo?

 

MichelleMarques_0-1691870762155.png

 

Isso ocorre porque mais de 50% da esquadria está abaixo do nível que nominalmente está vinculado.

Note que, quando eu modifiquei a altura da porta para 2,20 metros, ela mudou o pavimento referência para o 1, ao invés do 0.

É importante ressaltar que esse valor que ele leva em consideração para fazer o cálculo é aquele da dimensão nominal da porta (primeiro campo dentro das definições, que fala de vão, vão luz, folha...)


Então as opções são as seguintes:

  1. Deixar como está e colocar uma propriedade (no gestor de propriedades) onde se pode definir manualmente qual o pavimento das esquadrias
  2. Modificar o nível 1 para 2,70m ao invés de 3,80 (então mais de 50% das duas portas estariam dentro da região do nível 1)
  3. Tentar jogar com valor nominal para atingir 2,20, mas é complicado ainda assim, porque talvez vc não tenha margem pra isso...
  4. Não colocar o campo de número/nome de piso no mapa, e colocar como critério uma região do nível que elas se encontram (solução ideal, ao meu ver).
    MichelleMarques_0-1691874939207.png

     

    Quaisquer dúvidas, estou à disposição 🙂

 

Aprenda e conquiste certificados!