cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Add-on Contagem de Polígonos

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

A Contagem de Polígonos é uma extensão do Archicad que ajuda a controlar o número de polígonos 3D nos seus modelos do Archicad. Esta ferramenta pode ser utilizada efetivamente se o tamanho do projeto ou a memória física limitada do seu computador torna o tamanho do modelo 3D um fator crítico nas suas decisões da modelagem. A Contagem de Polígonos pode mostrar o número de polígonos 3D agrupados por tipos de elementos (paredes, lajes, portas, janelas, objetos, etc.) e também a sua percentagem comparada com o tamanho completo do modelo. Esta extensão, também, permite alterar o nível de detalhe 3D dos itens de biblioteca nos seus projetos.

 

Baixe e instale o complemento Contagem de Polígonos

 

  • Você pode baixar esta Extensão (Add-On), assim como outros Extras (Goodies) clicando na opção do menu Ajuda > Downloads do Archicad no Archicad;
  • No site de download da Graphisoft, por favor, selecione a versão do seu Archicad, em seguida, o ícone do sistema operacional correspondente ao seu computador para baixar o Instalador dos Extras (Goodies);
  • A partir da versão 20 os Extras (Goodies) para o Archicad estão disponíveis em um único pacote de instalação. Durante a instalação, você pode selecionar qual(is) Extras (Goodies) você deseja instalar;
  • Inicie o instalador e siga as instruções. A Extensão (add-on) será carregada automaticamente na próxima vez que você iniciar o Archicad.

 

A nova paleta Contagem de Polígonos pode ser ativada a partir do menu Janelas > Paletas > Contagem de Polígonos.

 

Como usar o complemento Contagem de Polígonos

 

Depois da instalação, abra a Paleta Contagem de Polígonos em: Janelas > Paletas. Esta paleta funciona como qualquer outra paleta do Archicad.

 

Captura de Tela 2023-04-23 às 22.54.21.png

 

Funções

 

Elementos a serem calculados

 

Você pode controlar os elementos que devem ser calculados na lista nos dois primeiros painéis da paleta Contagem de Polígonos:

  • O painel Elementos dos Pisos disponibiliza opções para calcular os polígonos de uma dada zona de piso;
  • O botão Apenas Seleção no painel Seleção permite calcular apenas os elementos do modelo dentro da seleção atual.

 

Nível de Detalhe Padrão

 

A Contagem de Polígonos pode alterar o nível de detalhe (LOD) de certos itens da biblioteca do projeto atual. Os Itens da Biblioteca podem ser ajustados individualmente na lista Contagem de Polígonos do Modelo 3D ou conjuntamente a partir do painel Nível de Detalhe Padrão. Se você escolher a opção Nível de Detalhe Padrão, o LOD dos itens de biblioteca tem de ser definido para o Padrão no painel Contagem de Polígonos do Modelo 3D. Leia mais sobre isto abaixo.

 

Captura de Tela 2023-04-23 às 22.55.56.png

 

Contagem de Polígonos do Modelo 3D

 

A lista mostra as informações básicas sobre a contagem de polígonos 3D do modelo. Os elementos do modelo do edifício virtual são agrupados por tipos (paredes, lajes, portas, janelas). Os itens da Biblioteca podem, também, ser listados individualmente ao clicar no botão expandir junto ao nome do tipo de elemento (portas, janelas, objetos, clarabóias, escadas e luminárias).

 

1. A primeira coluna (Nome) mostra os tipos de elementos Archicad;

2. A segunda (Objetos) indica quantas ocorrências de um dado tipo de elemento estão colocadas

no arquivo Arrchicad;

3. A coluna Polígonos mostra o número de polígonos 3D gerados no modelo 3D do tipo de elemento dado;

4. O uso de polígonos dos elementos pode ser visualizado pela Percentagem na 4a coluna;

5. O campo Nível de Detalhe é apenas aplicável para os itens de biblioteca (portas, janelas, clarabóias, escadas, luminárias e objetos). Estes têm os seguintes valores: Desligado, Simples, Detalhado, Pessoal, Padrão. Veja a descrição do botão Definir Nível de Detalhe para mais detalhes.

 

Os elementos do modelo destacados na lista Contagem de Polígonos do Modelo 3D podem ser selecionados na planta com o botão Selecionar. Esses itens podem, mais tarde, serem apagados ou modificados, de modo a reduzir o número de polígonos no modelo.

 

A lista Contagem de Polígonos do Modelo 3D pode ser recalculada em qualquer momento com o botão Refrescar.

 

O botão Definir Nível de Detalhe permite alterar o nível de detalhe dos itens de biblioteca selecionados na lista. Itens de Biblioteca múltiplos podem ser selecionados pressionando a tecla shift. Ao selecionar o botão Definir Nível de Detalhe abrirá um diálogo onde você pode escolher o nível de detalhe desejado para os objetos selecionados. As opções seguintes estão disponíveis: Detalhado, Simples, Desligado, Pessoal, Padrão.

 

A maioria dos objetos na biblioteca do Archicad inclui um parâmetro de Nível de Detalhe 3D com opções para representações Detalhada, Simples e Desligado. A função Definir Nível de Detalhe (LOD) permitir alternar entre estes valores. O valor Pessoal está indicado se múltiplas ocorrências do mesmo item de biblioteca forem selecionados e o seu valor do LOD for diferente.

 

Com a opção Padrão ativa o LOD dos objetos selecionados pode ser definido a partir do painel Nível de Detalhe Padrão (ver acima). Se você necessitar alterar o LOD desses elementos de novo não tem de selecioná-los na lista, você pode modificá-los diretamente com a opção Nível de Detalhe Padrão.

 

Limitações

 

1. Objetos pertencentes a módulos associados são marcados na lista. O LOD desses elementos pode ser definido, no entanto, essa alteração não terá nenhum efeito nos itens da biblioteca e, portanto, o número de polígonos será calculado de acordo com o parâmetro do LOD dos elementos definido anteriormente.

2. A mesma limitação aplica-se para objetos em projetos Teamwork que não estão incluídos no seu espaço de trabalho.

 

Aviso LegalOs Extras (Goodies) são Extensões (Add-Ons) gratuitas desenvolvidas pela Graphisoft para completar o Archicad com habilidades e recursos específicos. A partir do Archicad 20 você pode instalar todos os Extras (Goodies) de uma única vez, com a ajuda da Suíte de Instalação dos Extras do Archicad (Archicad Goodies Suite ). Estes são baseados em código herdados não mais suportados pela Graphisoft. Sinta-se à vontade para usá-los, mas esteja consciente que estes podem não funcionar corretamente e não serão consertados ou atualizados.

 

Nota: Caso você não esteja conseguindo encontrar os Goodies no seu Archicad, mesmo tendo instalado o plugin leia o artigo Goodies não encontrados no Archicad.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas