cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

O que pode estar deixando minha experiência com o Archicad mais lenta?

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

O propósito desse artigo é compartilhar com um maior número de usuários soluções para problemas recorrentes resolvidos pela Equipe de Suporte Técnico da Graphisoft Brasil. Agradecemos a @Daniel Nunes por essa contribuição.


Para desenvolver projetos no Archicad, é importante sabermos algumas informações básicas e termos boas práticas de trabalho. Caso contrário, conforme os projetos evoluem e se tornam mais pesados, os arquivos podem ficar mais pesados ​​do que o necessário, o que pode tornar sua experiência com o Archicad mais lenta.

 

Para melhorar essa experiência, reunimos algumas informações básicas para que você consiga identificar problemas e buscar soluções.

 

Requisitos de sistema

O primeiro passo é verificar se a sua máquina possui os requisitos mínimos de sistema recomendados pela Graphisoft. Neste artigo, você pode encontrar mais informações sobre isso. Observe que cada versão do Archicad possui os seus requisitos mínimos, por isso, não migre os seus projetos para a nova versão sem antes verificar os requisitos da sua máquina.

Informações importantes:

  • As máquinas com Ryzen 5 ou Core i5 (MQ01, MQ04, MQ05) não terão um bom desempenho com o Archicad 27, tendo em vista que o requisito mínimo de CPU são processadores i7 e o recomendado são processadores i9 ou Ryzen 9;
  • As máquinas que possuam placas gráficas com menos de 4GB de GPU não darão o mesmo desempenho com o Archicad 27, podendo não conseguir abrir os arquivos ou impossibilitar a visualização 3D.
Template e organização de arquivos

Existem algumas decisões feitas durante o desenvolvimento do template e relacionadas a organização de arquivos do escritório que podem estar prejudicando a sua experiência com o Archicad. Neste artigo, você pode encontrar mais informações sobre isso.

Recomendações importantes:

  • Salve o arquivo que está trabalhando dentro da sua máquina local e não dentro de um Servidor. Salvar em um Servidor dificulta a leitura dos arquivos, como também, qualquer oscilação de rede pode corrompê-los nas trocas de processamento. Recomendamos que os arquivos sejam salvos, abertos e utilizados dentro da máquina do usuário e só após isso, ser enviado novamente para um Servidor local.
  • Vincule a Biblioteca personalizada do escritório da sua máquina e não de um Servidor. Não crie muitas subpastas, esse caminho longo causa lentidão no programa para encontrar arquivos e o erro de comunicação é recorrente. Evite usar caracteres especiais nessas pastas, isso pode gerar problemas nas linguagens de programação utilizadas dentro do software; 
  • Ainda sobre a Biblioteca, recomendamos que tenha objetos de até 2MB e com polígonos simplificados, para melhor visualização e uso em seus projetos. Além dos objetos, também recomendamos que as imagens das Superfícies tenham o tamanho máximo de 1MB.
Práticas durante o desenvolvimento do projeto

Algumas práticas de trabalho durante o desenvolvimento do projeto também podem prejudicar o desempenho do Archicad e deixar o seu arquivo mais lento. Neste artigo, você pode encontrar mais informações sobre isso.

Problemas recorrentes:

  • O uso considerável da ferramenta Abertura ou de Operações de Elementos Sólidos podem dificultar a leitura do arquivo;
  • Uma grande quantidade de agrupamentos de elementos com o "Ctrl + G" são difíceis de administrar, por isso, sugerimos que o numero de grupos seja inferior a 100; 
  • Recomendamos que o seu arquivo tenha menos de 100 Vegetais;
  • O arquivo deve ter apenas a quantidade necessária de Superfícies para o desenvolvimento do projeto.
Outras recomendações

Quando houver problemas, faça uma limpeza de dados locais na sua máquina. O objetivo desse procedimento é para que os dados temporários criados toda vez que abrimos um arquivo sejam apagados, otimizando a abertura dos projetos. 

 

Esperamos que adotando essas dicas você tenha benefícios como o aumento significativo na velocidade de execução dos projetos, redução de travamentos ou dificuldades de abertura e exportação de arquivos e aprimoramento da colaboração entre membros da equipe.

 

Caso ainda precise de ajuda, você pode a nossa equipe de especialistas está preparado para te ajudar com questões relacionadas aos produtos Graphisoft. Entre em contato através do e- mail cliente.brasil@graphisoft.com, suporte.brasil@graphisoft.com e servicos.brasil@graphisoft.com. Estamos disponíveis de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas