cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Gerenciamento de Dados & BIM
Sobre gerenciamento BIM dos atributos, mapas, templates, favoritos, módulos associados, projetos em geral, controle de qualidade, etc
SOLUCIONADO!

TABELAS | CÁLCULO DE PERCENTUAL

krol
Colaborador(a)

Pessoal, preciso de um auxílio na criação de uma tabela:

Temos essa tabela que trouxemos a informação de zonas, no caso foram criadas 5 zonas, uma com nome "ESTÁGIO AVANÇADO" e outras 4 com "ESTÁGIO MÉDIO"

WhatsApp Image 2023-10-04 at 11.50.03.jpeg

 A linha de "ÁREA DE REGENERAÇÃO" criamos uma propriedade pra inserir nas zonas, pq é igual pras zonas de mesmo nome

A linha "ESTÁGIO REGENERAÇÃO DA VEGETAÇÃO" é simplesmente um campo de texto que não vai influenciar no cálculo...
A "ÁREA MEDIDA" é a área da zona mesmo
E o "PERCENTUAL DE REGENERAÇÃO" é uma expressão de cálculo que junta a "ÁREA MEDIDA" e "ÁREA DE REGENERAÇÃO"

 

WhatsApp Image 2023-10-04 at 11.52.45.jpeg

No caso da coluna de "ESTÁGIO AVANÇADO" por ser somente uma zona, deu tudo certo!!

Agora na coluna de "ESTÁGIO MÉDIO", como são 4 zonas, ele não consegue fazer o cálculo certo... Porque cada zona tem a informação "ÁREA DE REGENERAÇÃO" então é como se ele multiplicasse por 4, se eu coloco essa informação em somente uma das zonas, ele só faz o cálculo pra essa área e aí o resultado também não da certo.

Não queremos que fiquem as 4 colunas assim separadas, na hora que agrupo, ele soma o percentual.

 

c8124d52-6f82-4446-b34c-c1ae792eba43.jpgCaptura de tela 2023-10-04 163745.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já tentamos editar essa expressão de todo jeito, dividir por 4, pegando a média, colocando a área "6268" no lugar da propriedade "Área de Regeneração", transformando em string (quando transforma em string aí mesmo que ele separa, porque entende que é um "texto" e quando é texto não tem como juntar informações diferentes)... Nunca da o resultado que preciso, porque ele só consegue somar.

Isso acontece quando eu agrupo, porque peço pra juntar os valores, e assim ele soma o percentual, porque não entende que é um percentual... 

 

Se alguém souber me dar uma luz!!

 

 

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Existem maneiras distintas de resolver esse problema. Para automatizar totalmente, indicaria o uso de Python, C++ ou uma série de regras com cálculos de composição de porcentagens.

Mas, para você entender melhor, infelizmente, o ArchiCAD não calcula pela soma da planilha; ele soma e calcula parcialmente, gerando o valor que você mostrou na imagem.

Então, qual é o segredo? É enganarmos ele. Para fazer isso, precisamos colocar o valor total em todas as zonas em uma mesma propriedade. Para isso, criei uma planilha auxiliar e um parâmetro só para digitar o total.

RubenMillon_0-1696882129643.png

Nova propriedade é um valor que digito manualmente, é uma copia da soma dada na célula acima "área medida real".
Então esta planilha serve como uma prova real,
Na planilha final o percentual é calculado mediante este valor "digitado" 

RubenMillon_1-1696882319645.png

Com isso fica semi atualizado e a planilha consegue ser condensada e com a porcentagem correta.

A mesma condensada

RubenMillon_2-1696882705299.png

 

 


Espero ter ajudado.



Exibir solução no post original

7 RESPOSTAS 7
Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Deixa ver se entendi, o problema real é a soma da porcentagem, certo?

krol
Colaborador(a)

O valor 6268 (ÁREA DE REGENERAÇÃO) está correto, eu consigo ajustar na tabela pra que ele não some, mas sim mostre o "valor padrão", o que eu não consigo é o "PERCENTUAL DE REGENERAÇÃO" que por ser um percentual, ele não consegue fazer o cálculo, meu cálculo é: ((ÁREA DE REGENERAÇÃO - ÁREA MEDIDA) / ÁREA DE REGENERAÇÃO) * 100... Com isso eu tenho um percentual (%), como são 4 zonas o que ele faz é:

((ÁREA DE REGENERAÇÃO - ÁREA MEDIDA Z1) / ÁREA DE REGENERAÇÃO) * 100

((ÁREA DE REGENERAÇÃO - ÁREA MEDIDA Z2) / ÁREA DE REGENERAÇÃO) * 100
((ÁREA DE REGENERAÇÃO - ÁREA MEDIDA Z3) / ÁREA DE REGENERAÇÃO) * 100

((ÁREA DE REGENERAÇÃO - ÁREA MEDIDA Z4) / ÁREA DE REGENERAÇÃO) * 100

E depois na tabela ele soma tudo, o que não da um percentual, da um número muito maior que 100%:

%Z1 + %Z2 + %Z3 + %Z4

O que eu precisava era:

((ÁREA DE REGENERAÇÃO - (ÁREA MEDIDA Z1+Z2+Z3+Z4)) / ÁREA DE REGENERAÇÃO) * 100

 

Não sei se eu fui clara... Mas SEMPRE que eu preciso de um percentual que saia de várias zonas, isso acontece... Como Taxa de Impermeabilização, que eu posso ter várias zonas que representem a Área Impermeável e quando eu faço o cálculo:

(ÁREA MEDIDA / ÁREA DO TERRENO) * 100

Todas as minhas zonas vão ter a informação de ÁREA DO TERRENO, então no fim somam os percentuais separados e não da o cálculo certo.

Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Somente para confirmar seria isso ne ?

Final 

RubenMillon_0-1696877809683.png

 

a mesma somente não agrupada

RubenMillon_1-1696877843077.png

 



 

Solução
Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Existem maneiras distintas de resolver esse problema. Para automatizar totalmente, indicaria o uso de Python, C++ ou uma série de regras com cálculos de composição de porcentagens.

Mas, para você entender melhor, infelizmente, o ArchiCAD não calcula pela soma da planilha; ele soma e calcula parcialmente, gerando o valor que você mostrou na imagem.

Então, qual é o segredo? É enganarmos ele. Para fazer isso, precisamos colocar o valor total em todas as zonas em uma mesma propriedade. Para isso, criei uma planilha auxiliar e um parâmetro só para digitar o total.

RubenMillon_0-1696882129643.png

Nova propriedade é um valor que digito manualmente, é uma copia da soma dada na célula acima "área medida real".
Então esta planilha serve como uma prova real,
Na planilha final o percentual é calculado mediante este valor "digitado" 

RubenMillon_1-1696882319645.png

Com isso fica semi atualizado e a planilha consegue ser condensada e com a porcentagem correta.

A mesma condensada

RubenMillon_2-1696882705299.png

 

 


Espero ter ajudado.



Seria isso mesmo que ficaria o resultado final @Ruben Millon ...

Essa "série de regras com cálculos de composição de porcentagens" seria complicado pra chegar a um resultado, certo?

 

Acho que a saída meio "gambiarra" direto pelo ArchiCAD seria essa que você deu mesmo, apesar de não ficar 100% automatizado, espero que em algum momento o ArchiCAD permita isso KKKKK ou facilite

 

Obrigada pela ajuda!!

Ruben Millon
Treinador(a) Certificado(a)

Foi a mais rápida e fácil.
Pela formula o correto seria uma multiplicação entre porcentagens e ai que esta o grande problema.
Como te disse isso é viável de outras maneiras mais sofisticadas, por um addon ou por um codificação avançada por exemplo, usaria um pandas e um dataframe que criasse uma planilha pronta dentro do archicad.
Mas este esquema que te mostrei resolvi sem muito desenvolvimento, tem hora que ser criativo é melhor que horas e horas em cima de um código. 

Perfeito, seria isso mesmo, acho que é a solução mais rápida e adequada, ainda não estou no nível expert para utilizar de outros artifícios kkkkkk

Obrigada!!